Comida de criança: bom para os pais e ótimo para os restaurantes
Além de estruturar um cardápio infantil, os negócios de alimentação podem ir além - e pensar em um conceito family friendly, ou seja, um local preparado para toda a família, das crianças aos idosos.
“Ter uma opção kids no cardápio faz com que a família não escolha um concorrente ao invés do seu estabelecimento. As famílias, definitivamente, decidem almoçar em um lugar pensando nas opções para todos os membros, incluindo as crianças”, afirma Bianca Fraga, consultora de gestão e marketing no mercado gastronômico.
Cinco vantagens do menu infantil para o seu negócio
- Baixo Investimento
Pratos criativos e porções menores podem ser preparados com ingredientes que você já adquire para o estabelecimento;
- Aumento das vendas
Com um menu infantil, datas comemorativas e aniversários vão incrementar ainda mais seus lucros;
- Engajamento nas redes sociais
Fotos criativas de pratos para crianças vão render ainda mais likes nos seus perfis;
- Ticket médio
Com um menu infantil, a família consome mais no seu estabelecimento, aumentando o ticket médio;
- Fidelizar clientes
Sabendo que você tem uma opção para crianças, os pais vão procurar seu negócio pela simples satisfação de almoçar ou jantar junto com os filhos no mesmo ambiente.
- E as desvantagens?
O que pode acontecer é outro adulto alegar que come pouco e resolver pedir o menu kids por causa do preço mais acessível. Cabe a você a decisão: se o seu menu kids pode ou não ser oferecido também a outro público.
O cardápio infantil pode agregar tanto em faturamento quanto na satisfação dos clientes
Inovação no menu de comida de criança
A chef de cozinha Giovanna Grossi não tinha pensado em um menu para crianças quando abriu o restaurante Animus, em São Paulo. Mas, quando as primeiras famílias chegaram para fazer as refeições, ela percebeu uma demanda crescente para o estabelecimento.
“Inicialmente, encontramos muita dificuldade em adaptar o nosso cardápio para as crianças, o que gerou a necessidade de elaborar algo voltado especialmente a elas”, contou.
Para elaborar o cardápio infantil, ela ouviu primeiro os pais das crianças. Foi aí que teve a ideia de fazer um menu kids especial, com entrada, prato principal e sobremesa. Com um valor de R$ 50, a criança escolhe o que comer dentro das opções elaboradas só para ela.
Entre as entradas, estão chips de batatas ou salada de tomate. Já as versões de prato principal incluem frango empanado com arroz ou massa, picadinho de carne com arroz ou massa e abobrinha grelhada com arroz ou massa. Para finalizar, a sobremesa pode ser doce, como bolo de milho com calda de coco e panacota com goiabada, ou a fruta do dia.
“Percebemos que no final de semana principalmente, seja no almoço ou no jantar, temos uma quantidade significativa de clientes que comparecem com seus filhos por causa de nossa opção de comida de criança. Assim como também observamos o retorno dessas mesmas famílias”, revela.
Mousse de Manga
A nutricionista Juliana Vieira compartilha uma receita bem rápida e refrescante para você incrementar as sobremesas do seu cardápio infantil. Confira:
Ingredientes
✓ 2 copos de iogurte magro (400 g)
✓1 manga descascada e cortada em cubos (300 g)
✓ 2 colheres (chá) de sumo de limão
✓ 1 pacote de gelatina sem sabor
Modo de preparo
1. Bata todos os ingredientes no liquidificador até formar um creme.
2. Distribua em taças e leve ao congelador por meia hora antes de servir (ou na geladeira por duas horas).