Como começar
A estrutura mínima necessária é a de uma cozinha comum: fogão, panela antiaderente, espátula de silicone, forminhas de brigadeiro, embalagens, saco de confeitar, touca, luvas, guardanapos.
Além do kit básico, é possível padronizar a produção com o uso de balanças e boleiras (ferramentas para enrolar doces) e também caixas de acrílico para venda ambulante. O investimento inicial gira em torno de apenas R$ 200,00, dependendo da modalidade de vendas escolhida.
A dica para conquistar a clientela e começar a construir uma marca é apostar nos sabores mais comuns, como as opções ao leite, leite em pó com Nutella e Oreo.
Estude também o ponto da massa, as formas mais indicadas de enrolar e demais insumos de qualidade. Não caia na armadilha de pensar que um brigadeiro de panela será valorizado se não se diferenciar.
Apesar da mão de obra, é possível que apenas uma pessoa faça as compras, organize as encomendas e faça as vendas. A dica é planejar bem a rotina e as atividades separando, por exemplo, um período para cozinhar e outro para vender a produção. Caso você decida começar sozinho(a), não se esqueça de sempre registrar as novas encomendas e criações para montar seu cardápio e registrar todas as opções disponíveis.
Cuidado!
O brigadeiro é muito popular e, por isso, é fundamental dominar a técnica, o modo de preparo e saber diferenciar seu produto. Na opção clássica, é importante sair da receita tradicional e utilizar um chocolate em barra ou em pó de qualidade, além de incluir creme de leite na receita para amenizar a doçura.
APOSTE EM KITS VARIADOS
Para agregar valor e vender mais, os kits com quatro ou seis unidades são uma opção poderosa para ajudar nas vendas. Dessa forma, você aumenta a quantidade de produtos vendidos e consegue usar a proposta para presentes, lembranças e outras oportunidades.
Onde vender brigadeiro gourmet?
Invista em redes sociais, grupos de vizinhos e bairros. Ofereça seu produto em uma versão de degustação para amigos e família indicarem. É possível, ainda, vender kits em comércios e trabalhar em parceria com empresas para montar opções com outros produtos (canecas, bolos etc.).
Qualidade e personalização
Katia Monique Sena Gambôa de Santana, 35 anos, começou em 2016 a fazer brigadeiros em Salvador (BA) por não encontrar opções de trabalho que se encaixassem nas suas necessidades. Com muito incentivo e propaganda da mãe, a publicitária hoje coleciona inúmeras opções de kits e sabores e já chegou a vender mais de mil brigadeiros em duas semanas nos períodos de alta.
“Peso cada brigadeiro e sou bem perfeccionista com minha produção. Assim, mantenho a qualidade sem deixar de lado a personalização e o sabor em todos os meus kits. A dica é caprichar na comunicação e fazer as pessoas comerem com os olhos. Apostar nas datas, kits e opções diferenciadas garante o faturamento o ano todo.”
@docenikita
Primeiros passos para a confeitaria
Os brigadeiros são um importante começo para quem quer investir na confeitaria. Depois de dominar as técnicas desse doce, é possível expandir a produção de itens que usam os mesmos recheios e granulados, como ovos de colher e até mesmo bolos. Foi o que aconteceu com Sandrelly Lins Lucena, de 31 anos, que hoje atua apenas por encomendas em João Pessoa (PB).
A profissão veio por necessidade. Seu filho tem autismo e exige uma rotina mais flexível da família. Em 2021, ela começou a atuar na área e hoje consegue manter todos os tratamentos do filho com a renda de encomendas. A confeiteira planeja começar a vender por aplicativos. O cardápio conta com 10 sabores de brigadeiros, além de bolos vulcão e bentô cakes. A renda média com a diversificação de produtos pode chegar até a R$ 6 mil por mês.
“As pessoas nunca procuram só um brigadeiro. Como tinha receio de não acertar, comecei a fazer os bentô cakes, que são pequenos. Hoje estou mais segura e já fiz meu primeiro bolo de festa com mais andares”, comenta Sandrelly.
@sandocadoces
RAIO X DO NEGÓCIO DE BRIGADEIRO GOURMET
Investimento inicial:
A partir de R$ 200,00.
Preço médio - custo receita:
R$ 1,80 por unidade (versão clássica)
Preço médio - venda:
R$ 2,80
Peso médio:
15 a 20 gramas
Margem de lucro:
De 40% a 50%.
Equipamento necessário:
Espátula de silicone, panela antiaderente, fogão, refratário de vidro, forminhas, touca, luvas, guardanapos, boleadeira, caixa de acrílico, balança, embalagens.