Compartilhe

Por que você deve consumir frutas no dia a dia

Confira a matéria completa e veja por que consumir frutas proporciona mais qualidade na alimentação

Consumir frutas diariamente garante uma dose a mais de alegria, saúde e energia para o seu corpo.

Ricas em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, as frutas são alimentos essenciais para a manutenção da saúde e devem ser consumidas diariamente.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e com a nova Roda dos Alimentos, a indicação é de três a cinco porções diárias de diferentes frutas, lembrando que cada porção equivale a 70 calorias.

A nutricionista Silvia Enes explica que ter uma alimentação saudável, em que as frutas estejam presentes, é de extrema importância para que o organismo seja capaz de se defender de doenças e viroses.

“A ingestão de vitaminas e de outros nutrientes faz com que o organismo esteja protegido por uma espécie de escudo. Assim, o melhor caminho é se manter atento ao fato de que sua saúde começa pela boca, ou seja, a alimentação é a melhor forma de prevenir preocupações futuras”, reforça a especialista.

De acordo com ela, as frutas contêm também diversos fotoquímicos, que são fundamentais para a saúde e preservação dos tecidos celulares, bem como para a prevenção de doenças relacionadas com a má nutrição, além de serem excelentes fontes de fibras, que ajudam na regulação do intestino.

“O consumo regular de fruta está associado à redução do risco de doenças cardiovasculares, do Alzheimer, da catarata e de alguns dos declínios associados ao envelhecimento”, afirma Silvia.

Consumir a fruta inteira é outra dica para aproveitar integralmente seus benefícios. Associá-la a grãos, castanhas e sementes como linhaça, quinoa e aveia faz com que o índice glicêmico das frutas seja reduzido, ou seja, o açúcar é liberado lentamente no organismo, evitando o acúmulo de gordura corporal.

A nutricionista também lembra que a frutose fornecida pelas frutas não causa problemas de saúde. “O alerta nesse caso é especificamente para os alimentos processados, que recebem a frutose concentrada na forma de xarope de milho. Alguns dos alimentos e bebidas em que isso acontece são os refrigerantes, os sucos e chás industrializados, as barras de cereais, entre outros.

Contudo, vale lembrar que, como tudo na vida, o melhor é equilibrar o consumo das frutas. De preferência, consuma in natura ou com outros tipos de alimentos, para manter uma alimentação rica e saudável”, defende Silvia.

 

AS 10 FRUTAS MAIS NUTRITIVAS

 

1 – BANANA

Rica em vitaminas dos complexos B e C, a fruta mais brasileira de todas contém triptofano, elemento que aumenta os níveis de serotonina, controlando o desejo por doces.

2 – MAÇÃ

Auxilia a manter os níveis de colesterol estáveis, pois contém pectina, que dificulta a absorção das gorduras e também da glicose.

3 – MELANCIA

Super-hidratante, composta por mais de 80% de água, a melancia é uma das frutas que mais contém vitaminas dos complexos A e B.

4 – ABACATE

A gordura monoinsaturada presente nessa fruta é responsável por elevar o colesterol bom no organismo. Também ajuda a melhorar a memória e hidrata a pele e os cabelos.

5 – UVA

Seu bagaço reduz o risco de doenças cardiovasculares, por causa da ação do resveratrol. A uva também contém flavonoides, que são antioxidantes e combatem o mau colesterol.

6 – PERA

A fruta é rica em vitaminas A, C, vitaminas do complexo B, fibras e água. Também é um poderoso diurético, combate os gases estomacais e intestinais e contém apenas 98 kcal.

7 – LARANJA

Muito famosa por seu alto teor de vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, a laranja também é rica em muitos outros compostos anticancerígenos.

8 – MELÃO

Ajuda a estabilizar a pressão arterial e possui níveis elevados de vitaminas C, A, B6, bem como de potássio, niacina, fibra dietética e ácido fólico.

9 – MORANGO

Rico em antioxidantes, o morango ainda é amigo do coração por conter, também, antocianinas. Além disso, possui poucas calorias (cerca de 4 kcal por unidade) e retarda o envelhecimento.

10 – ABACAXI

Rico em bromelinas, o abacaxi auxilia na digestão, especialmente de proteínas, além de conter um poderoso efeito cicatrizante.

Além de nutritivas, as frutas são muito saborosas e podem ser feitas em diversas receitas. Que tal experimentar algumas delas? Confira!

 

FRANGO AO MOLHO DE ABACAXI

INGREDIENTES

500 g de filé de frango em tiras

1 colher de sopa de óleo

1 colher de sopa de farinha de trigo

1 xícara de chá de suco de 1 abacaxi

1 colher de sopa de gergelim torrado para polvilhar

 

MODO DE PREPARO

1 - Em uma tigela, tempere o frango com seu tempero habitual.

2 - Em uma frigideira, aqueça o óleo e doure o frango. Retire da frigideira e reserve.

3 - Na mesma frigideira, coloque a farinha de trigo, doure-a e acrescente o suco de abacaxi, mexendo bem por cerca de 3 minutos ou até engrossar.

4 - Misture com o frango reservado e sirva polvilhado com o gergelim.

 

CRUMBLE DE MAÇÃS E PERAS

INGREDIENTES

2 maçãs verdes em cubos

½ xícara e 2 colheres de sopa de manteiga gelada

1 colher de chá de canela

2 peras em cubos

1 xícara de chá de farinha de trigo

1 xícara de chá de açúcar demerara

 

MODO DE PREPARO

1 - Pique as frutas em cubos e coloque para cozinhar por 10 minutos ou até elas amolecerem.

2 - Enquanto isso, em uma vasilha, misture com as pontas dos dedos a farinha, o açúcar, a canela e a manteiga até formar uma farofa. Escorra as frutas da água e coloque em um refratário untado com manteiga.

3 - Coloque a farofa por cima das frutas e leve para assar em um forno preaquecido (210ºC) por 20 minutos.

4 - Você pode servir quente com uma bola de sorvete.

 

Saboreie as frutas de diferentes formas em cada refeição e aproveite para mudar hábitos alimentares de um jeito prazeroso!

Fique por dentro de mais novidades aqui no Blog Assaí.

Você também pode
gostar de:

mulher preta e mulher asiática preparando uma receita de salada felizes na cozinha - Assaí Atacadista

Receita de salada: 3 opções coloridas e saudáveis

Veja como fazer uma receita de salada e melhore sua alimentação

mesa com pizza e temperos - abrir uma pizzaria - Assaí Atacadista

Dicas fascinantes para abrir uma pizzaria economizando

Aprenda como abrir uma pizzaria e tenha o seu próprio negócio alimentício!  

mulher negra empreendedora alimenticia em um restaurante - Prêmio Academia Assaí 2024 - Assaí Atacadista

Conquiste o sucesso no seu negócio com o Prêmio Academia Assaí 2024

O Prêmio Academia Assaí 2024 está de volta, trazendo novas oportunidades para micro e pequenos

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!