Compartilhe

Dicas de sucesso para mulheres empreendedoras

Como buscar fontes de inspiração e aperfeiçoamento para se tornar uma mulher empreendedora de sucesso

Não é de hoje que as mulheres demonstram crescimento no empreendedorismo e se consagram como parte significativa do número de empreendedores nacionais.

De acordo com a pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor 2020 (GEM), o Brasil é o sétimo país com o maior número de mulheres empreendedoras, que já somam mais da metade dos empreendedores nacionais – mais de 30 milhões em um universo de cerca de 52 milhões de profissionais.

Isso reflete o avanço ao longo dos anos pela busca de mais oportunidades de trabalho, a conquista por equidade de gênero e também a competência das mulheres nos cargos de liderança e gestão, além da capacidade de lidar com os desafios do empreendedorismo em suas diferentes áreas.

 

Depois dessa introdução mais ampla e necessária para entendermos o cenário como um todo, chegou a vez de falarmos com quem começou um pequeno negócio ou está na carreira empreendedora e pretende melhorar suas técnicas para alcançar novos objetivos!

A seguir, vamos dar dicas a mulheres que buscam conselhos de carreira e querem mudar sua postura para fazer o próprio negócio decolar, com mais preparo e um jeito prático de se capacitar. Acompanhe com a gente!

 

1 - FORTALEÇA SUA REDE DE CONTATOS

Se você quer que o seu negócio seja longevo e quer aprender cada vez mais sobre como funciona o seu universo, busque estar próxima de pessoas e instituições que possam lhe ajudar a dar um passo adiante na carreira ou ofereçam oportunidades de estudo e aprimoramento constante.

O conhecimento é uma ferramenta inesgotável, assim como a sua vontade de empreender! Por isso, frequente grupos de discussão, faça um curso sobre alguma especialidade ou busque notícias diariamente para se nutrir de muito, mas muito conhecimento!

 

2 - MOSTRE O SEU DIFERENCIAL

A busca por notoriedade de mulheres empreendedoras não é uma “guerra dos sexos” entre homens e mulheres, mas uma oportunidade de mostrar que você tem um diferencial e consegue conduzir o seu negócio como uma grande gestora.

Por isso, foque aquilo que pode fazer você se sobressair de fato e crie ideias diferentes para atrair os olhares para as suas vendas, sem se preocupar somente com o que o “vizinho” está fazendo, mas trazendo soluções inesperadas!

 

3 - BUSQUE O EQUILÍBRIO

Sabemos que, muitas vezes, é preciso conciliar o lado profissional e o pessoal, por isso, é muito importante estabelecer uma relação saudável entre o seu trabalho e os momentos de lazer, encontrando uma harmonia e deixando tudo o mais simples possível, a fim de não lhe sobrecarregar.

Intercale a produção ou o atendimento do seu comércio com conversas e momentos de atenção à família, fale sobre o seu dia a dia com amigos(as) ou com quem mora com você, e evite estar totalmente no controle de tudo. Não faça cargas horárias muito extensas também nem sacrifique o seu tempo livre para querer produzir mais. O segredo do sucesso é não ter pressa – tudo acontece como deve ser.

 

4 - FORTALEÇA SUA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

A inteligência emocional é o conjunto de ações que prepara você para tomadas de decisões corretas e para lidar da melhor forma com um problema ou um desafio.

Quem trabalha como empreendedora sabe de todas as preocupações e imprevistos que possam acontecer, por isso, é preciso estar com a cabeça no lugar antes de tomar qualquer atitude.

Respire, conte até 10, tome um ar e volte ao trabalho quando estiver confortável. Existem diversos especialistas no assunto que também podem ajudar a melhorar a inteligência emocional para buscar o melhor equilíbrio nos negócios!

 

5 - ESTUDE MAIS SOBRE GESTÃO

Ser mulher, empreendedora, cozinheira, mãe, entre outras funções, é um desafio constante! E, para quem tem um negócio próprio, muitas vezes, é preciso delegar tarefas ou contratar pessoas para ajudar no dia a dia à medida que as suas vendas crescem!

E é nesse ponto que começamos a falar mais sobre gestão. A gestão e a liderança são ferramentas capazes de alavancar não só a sua carreira como, também, a do seu empreendimento e a de quem trabalha com você.

Criar um ambiente de trabalho produtivo, organizado e saudável e alinhar expectativas são consequências, muitas vezes, de uma boa gestora.

A gestão também deixa você se sentir mais segura para traçar metas e objetivos com afinco em cumpri-las. Se você tiver a oportunidade, procure aprimorar esse seu lado e faça cursos de gestão e liderança para que você brilhe ainda mais à frente do seu comércio!

 

Gostou das dicas? Nosso desejo é que você mostre cada vez mais a sua força e se torne uma mulher empreendedora ainda mais completa, com os ensinamentos certos e dicas para melhorar o seu bem-estar nos negócios.

Por isso, fica aqui a nossa homenagem a todas as clientes do Assaí neste Dia Internacional da Mulher e a todos(as) os(as) que estão ao lado delas para que se tornem gigantes como elas merecem!

 

Você também pode
gostar de:

travessa de assado de salmão e outros alimentos de páscoa - peixe para a páscoa - assaí atacadista

Peixe para a Páscoa: 5 opções que cabem no seu bolso

Leia esta matéria antes de comprar peixe para a Páscoa e economize muito mais!  

prato com ovos e especiarias e decorações de coelho - receitas salgadas para a pascoa - assaí atacadista

Veja 4 receitas salgadas para a Páscoa e se delicie!

Confira receitas salgadas maravilhosas para a Páscoa!  

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!