Compartilhe

Conheça as principais tendências alimentares para 2020

Lista apresentada pela Whole Foods Market, varejista internacional de alimentos naturais e orgânicos, traz novidades para o consumidor. Confira as principais tendências alimentares para 2020!

A cada ano que passa, a moda e as tendências vão mudando conforme o comportamento do consumidor e do mercado. E essas mudanças estão relacionadas, inclusive, com a área de alimentação. Não é segredo para ninguém que a escolha por alimentos saudáveis, naturais e orgânicos está cada vez mais em alta, mas as tendências apresentadas pelo Whole Foods Market para o ano de 2020 vão além disso.

Para você compreender melhor quais são esses alimentos (que você provavelmente passará a encontrar com mais frequência nos mercados e com os quais poderá incrementar sua alimentação), separamos alguns destaques desta lista para você. Acompanhe!

PRINCIPAIS TENDÊNCIAS ALIMENTARES PARA 2020

1. FARINHAS VARIADAS

Uma grande variedade de farinhas está tomando conta do mercado e elas poderão dividir espaço e até mesmo substituir a tradicional farinha de trigo em algumas receitas.

Aqui, ganham espaço a farinha de mandioca e aquelas feitas de frutas e vegetais, como a farinha de banana, de berinjela e até mesmo de couve-flor! Essas farinhas podem ser uma opção positiva na alimentação, porque, além de deixarem os pratos saborosos, também fornecem fibras e proteínas.

2. INGREDIENTES DA ÁFRICA OCIDENTAL

Você pode não saber, mas os sabores provenientes dessa região já estão cada vez mais presentes nos nossos alimentos e nas nossas bebidas. Alguns exemplos de ingredientes que se encaixam nessa tendência são o amendoim, o gengibre, a erva-cidreira, a moringa, o tamarindo, o sorgo e o teff, alimento livre de glúten e rico em cálcio e proteínas.

3. LANCHES SAUDÁVEIS PRONTOS PARA CONSUMO

Muito além das barrinhas de cereais! Uma das tendências alimentares para os próximos anos são os lanches mais saudáveis, tipicamente feitos em casa com antecedência, mas que, agora, poderão ser encontrados nos refrigeradores dos mercados. Legumes em conserva, sopas naturais prontas para serem consumidas, ovos cozidos, molhos e temperos. Todos em embalagens simples e convenientes. As frutas e os vegetais frescos também ganham mais espaço, sendo uma opção de lanche saudável ao longo do dia.

4. ALIMENTOS À BASE DE PLANTAS (ALÉM DO TOFU E DA SOJA)

O tofu é um velho conhecido de quem segue dietas à base de plantas, porém, a tendência é que outros alimentos vegetais também passem a estar cada vez mais presentes na mesa dos brasileiros. Abacate, abóbora, cânhamo e semente de melancia são alguns dos ingredientes que ganham espaço com a chegada de 2020.

5. MANTEIGAS FEITAS À BASE DE INGREDIENTES DIFERENTES

É provável que nozes, amendoim, castanha-de-caju, macadâmia, grão de bico e até mesmo a abóbora sejam transformadas em manteiga em 2020.

6. MUDANÇA NO CARDÁPIO PARA AS CRIANÇAS

A nova geração terá contato com alimentos mais naturais, divertidos e saudáveis desde cedo. Massas coloridas em formas diferentes feitas com farinhas diferentes, palitos de peixe ou de frango à milanesa feitos no forno, diminuição no uso de sal, legumes e saladas, entre outros. Um menu kids muito mais saudável e funcional!

Tendências alimentares: alimentação saudável para os pequenos

7. AÇÚCARES DIFERENTES

Além do açúcar tradicional, ganham espaço outros ingredientes para adoçar as receitas e bebidas, como a stevia, o mel, o melaço e os xaropes de frutas, amidos e vegetais distintos, como coco, batata-doce e sorgo.

8. BEBIDAS COM 0% DE ÁLCOOL

Com consumidores buscando alternativas ao álcool, surgem as bebidas que buscam recriar os sabores de coquetéis clássicos, mas livres de álcool.

ORGÂNICOS: OUTRA TENDÊNCIA DE DESTAQUE

Além das tendências alimentares listadas pelo Whole Foods Market, vale destacar que, para 2020, a produção e o consumo de alimentos orgânicos deve se manter em alta. Segundo relatório feito e divulgado pela Organis com dados de 2019, é concluído que “Podemos ter um Brasil cada vez mais orgânico”.

Também, o site Saúde, da Abril, destaca que o cultivo e a produção de alimentos orgânicos desperta mais atenção a cada ano. Isso porque as pessoas estão em busca de refeições mais saudáveis e livres de agrotóxicos e, neste cenário, os alimentos orgânicos se tornam uma ótima opção.

E então, gostou de conhecer algumas das principais tendências alimentares para 2020? Fique sempre de olho no Blog Assaí para estar por dentro das melhores dicas e novidades para o seu dia a dia!

Você também pode
gostar de:

casal sênior com homem e mulher brancos fazendo planejamento financeiro - economia doméstica - Assaí Atacadista

Economia doméstica: economize no dia a dia e viva bem

Transforme sua forma de lidar com as finanças aprendendo sobre economia doméstica!

Receitas com Nescau perfeitas para começar bem o dia

Vamos encher o dia com doçura e energia? Confira essas duas receitas perfeitas com Nescau

grelha com carnes de churrasco no espeto - assaí atacadista

Carnes para churrasco: 5 cortes para impressionar na grelha

Economize nas carnes para churrasco sem abrir mão da qualidade com o Assaí!

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!