Compartilhe

5 dicas para proteger a sua pele e os cabelos no verão

É importante se proteger nos dias mais quentes para manter os cabelos hidratados, a pele saudável e aproveitar o melhor do verão!

Como você está planejando passar a sua temporada de verão? Muitas pessoas aproveitam essa época do ano para tirar umas férias, ir para a casa de praia ou até mesmo fazer uma trilha na natureza, pegar um sol na piscina e curtir os dias mais quentes.

Porém, todo cuidado é necessário, já que os raios solares têm uma ação ainda mais intensa no verão e é preciso se proteger para evitar queimaduras e demais efeitos no seu corpo.

Existem várias dicas para se manter saudável no verão que podem ajudar, mas vamos falar dos principais cuidados para a sua pele e os cabelos durante a estação. Preparado(a) para a lista de autocuidados que vão ajudá-lo(a) a curtir o verão com mais segurança e responsabilidade? Vamos lá!

 

COMO PROTEGER OS CABELOS E A PELE NO VERÃO

1 - USO DO FILTRO SOLAR

Esse é o cuidado nº 1 e não dá para ficar de fora. O filtro solar com fator de proteção precisa estar na sua bolsa aonde quer que você vá. E só passá-lo 1 vez ao dia não é o suficiente para proteger a pele contra os raios ultravioletas.

Os mais indicados são os produtos com 30 FPS ou superior, que bloqueiam com mais eficácia os raios UVA e UVB – e devem ser reaplicados na pele periodicamente. Regiões como o rosto e algumas extremidades (orelhas, mãos, pés, nuca) merecem mais atenção, por serem mais sensíveis, mas todo o corpo precisa estar com protetor antes de você sair ao sol.

Se você sentir que abusou demais e a pele ficou bastante avermelhada após a exposição solar, evite o desconforto tomando banhos com água fria e passe bastante creme hidratante na região afetada. 

 

2 - HIDRATAÇÃO DOS FIOS

A gente sabe que o calor intenso e a água do mar ou da piscina podem afetar diretamente os cabelos, deixando-os ressecados e sem brilho. Por isso, o primeiro cuidado é manter sempre os fios hidratados e usar chapéu ou boné para proteger o couro cabeludo.

Uma dica valiosa para quem for mergulhar é passar creme para pentear ou óleo natural antes de entrar na piscina ou no mar e, logo que sair da água, aplicar de novo para que o sal ou o cloro não danifiquem os fios. Isso também ajuda contra o desbotamento para quem tem cabelos tingidos.

 

3 - CUIDADO COM DEPILAÇÃO E SOL

A depilação tradicional com lâminas ou cera deixam a pele sensível e os poros mais abertos, por isso, é importante não se depilar no mesmo dia que você for tomar sol, senão a sua pele pode ficar manchada ou queimar com mais facilidade.

Após a depilação, espere de 2 a 3 dias antes de expor a pele aos raios solares e hidrate o corpo para que a pele consiga se recuperar de maneira adequada. 

 

4 - ALIMENTOS COM BETACAROTENO

O betacaroteno é uma pigmentação natural encontrada em diversos alimentos, como cenoura, abóbora, batata-doce, espinafre, mamão e muitos outros. Ele ajuda a manter a pele saudável e também combate radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento da pele.

Além disso, é verdade que ele contribui para o bronzeado! O betacaroteno estimula a produção de melanina e melhora a elasticidade e a qualidade do tecido epitelial. Comer uma cenoura diariamente, tomar suco de laranja com beterraba e ingerir folhas verde-escuras são ações que facilitam a produção de melanina no corpo. No entanto, esse efeito não é instantâneo e será preciso manter a alimentação focada o ano todo para que, no verão, o seu bronze possa aparecer com um melhor resultado.

 

5 - ÚLTIMO, MAS NÃO MENOS IMPORTANTE: BEBA ÁGUA!

A melhor dica de todas para manter a sua pele e os cabelos saudáveis no verão não poderia ser mais simples e eficaz: beba bastante água!

A água é a maior responsável pela hidratação do nosso corpo e, basicamente, esse é o nosso combustível. É com ela que mantemos os cabelos fortes e brilhantes, a pele macia e renovada, além de ser essencial para as unhas, a saúde ocular, dos rins e de todo o resto.

É imprescindível ingerir de 1,5 litro a 2 litros de água por dia, independentemente da sua rotina. Em dias mais quentes ou de atividades intensas, essa quantidade pode aumentar, mas é importante beber o mínimo para manter a sua saúde em dia. 

Vale intercalar a água pura com algum suco natural, água de coco ou água saborizada. É claro que, no calor, sempre entra a cerveja ou o refrigerante para refrescar, mas vale saber que para hidratar o seu corpo de forma saudável somente água resolve!

 

Essas são nossas dicas de cuidados essenciais para ajudá-lo(a) a aproveitar o melhor do verão e dos dias quentes! Coloque sempre a sua saúde em primeiro lugar e mantenha os cabelos e a pele protegidos para sair da estação com tudo em cima, sem nenhum prejuízo para o seu corpo!

Fique de olho em mais novidades no Blog Assaí, com muita informação e notícias para facilitar o seu dia a dia. Pode chegar que aqui tem receitas, dicas de bem-estar e conteúdos especiais para quem gosta de se atualizar sempre!

 

Você também pode
gostar de:

mesa com pizza e temperos - abrir uma pizzaria - Assaí Atacadista

Dicas fascinantes para abrir uma pizzaria economizando

Aprenda como abrir uma pizzaria e tenha o seu próprio negócio alimentício!  

mulher negra empreendedora alimenticia em um restaurante - Prêmio Academia Assaí 2024 - Assaí Atacadista

Conquiste o sucesso no seu negócio com o Prêmio Academia Assaí 2024

O Prêmio Academia Assaí 2024 está de volta, trazendo novas oportunidades para micro e pequenos

Entenda como escolher o café ideal para seu paladar

Confira as dicas de L’or para escolher o café que vai fazer parte dos seus dias

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!