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OPÇÃO DE VENDA DEFINIDA É CRUCIAL PARA O SUCESSO

Pronta-entrega ou encomenda? Qual é a melhor opção de venda? Desvendamos os prós e os contras desses dois modelos e facilitamos para você definir a melhor solução para o seu negócio.

Quem nunca deu uma olhadinha na vitrine da confeitaria antes de decidir qual torta ou doce levar? Esse é um clássico exemplo de quem tem como opção de venda a pronta-entrega: quando os produtos estão prontos e ao cliente basta só escolher e levar. Aqui, o senso de conveniência favorece as vendas.

Na encomenda, essa escolha também acontece, mas por outros meios: pode ser um cardápio virtual, uma foto, uma postagem em rede social. Levar ou ter o produto em casa, entretanto, vai depender de um tempo combinado para preparar. E o cliente sabe e aguarda por isso.

Quais, então, são as vantagens e as desvantagens de cada opção de venda? A resposta é: depende. “A primeira coisa que você tem que olhar é a demanda: se a demanda que eu tinha sumiu, onde tem outra demanda? É preciso encontrar seu nicho de mercado”, afirma Marco Amatti, diretor adjunto da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/SP).

O segundo ponto, de acordo com ele, é olhar para os custos de operar com essas opções: “É preciso fazer uma análise, ver as diferenças de um modelo para o outro e entender: quanto preciso vender para pagar essa operação?”.

Para quem, mesmo depois de analisar a demanda e os custos, ainda fica em dúvida, Amatti lembra de um ponto importante: “Escolher uma delas não significa que você nunca mais vai fazer aquela outra opção na vida”.

Trocar de um modelo para outro pode ser algo pontual, para atender, por exemplo, a uma dificuldade de momento, como numa pandemia.

“Às vezes, posso ter um resultado tão bom naquilo que mudei, que nem quero voltar ao que fazia antes. Isso pode gerar a oportunidade de fazer outra coisa, começar algo novo.”Marco Amatti

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ENCOMENDA

Canais de comunicação

Etapa fundamental para receber os pedidos.

Por quais meios seu cliente encontra você? Telefone, WhatsApp, site, redes sociais... 

Embalagens

Investimento importante. Devem ser resistentes e acomodar bem os produtos até a entrega.

Entrega

Foco na entrega. Como será a logística de saída da cozinha até o cliente?

Marketing

Nesse modelo, há menos contato pessoal.

O cliente avalia o negócio pela embalagem, o produto e a entrega.

Planejamento

Saber de antemão quanto vai produzir e quando vai entregar ajuda a planejar as compras, o estoque e a reduzir desperdícios.

Custos

São menores do que os da loja física, mas há mais gastos com embalagem e logística.

PRONTA-ENTREGA

Ponto físico

Como ambulante ou loja, a pronta-entrega exige espaço físico para expor e vender os produtos prontos.

Ambiente

Exige investimento na decoração do ambiente ou na personalização de um carrinho, desde o expositor até as mãos do cliente.

Demanda e estoque

É necessário ficar atento às preferências dos clientes, planejar a produção e investir um pouco mais em estoque.

Atendimento

Parte essencial do trabalho com pronta-entrega é o serviço: como os clientes serão recebidos e servidos?

Custos

Aluguel do ponto, manutenção, funcionários, dentre outros custos fixos, podem encarecer a operação.

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Necessidade pede mudanças

Foi justamente um momento de necessária adaptação que levou a chef de cozinha Kelli Redigolo, de São Paulo, a trabalhar com os dois modelos de opção de venda: direto e encomenda.

A chef atendia em seu buffet ao mesmo tempo em que fazia vendas no café e casa de bolos – Design do Sabor – que abriu no mesmo local em 2016. Ali, aproveitava as preparações que fazia no buffet para vender a pronta-entrega na loja.

O sistema de encomendas no café só veio em 2020, quando Kelli precisou driblar os efeitos dos contínuos fechamentos do comércio.

“Com a pandemia, todo o meu público, que vinha ao espaço físico, passou a ficar em casa. Comecei a ter dificuldade por não ter movimento.” Kelli Redigolo

Com o novo recurso de vendas, o Design do Sabor viu as encomendas dominarem 70% do faturamento, enquanto a pronta-entrega – que era seu carro-chefe – perdia espaço. Passada a fase mais crítica, a chef decidiu fechar o espaço físico, investir apenas nas encomendas e produzir conteúdo “faça e venda” nas redes sociais.

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