Você, empreendedor, já ouviu falar no verbo “googlar”? Significa “dar um Google”, procurar algo, alguém, produto, serviço ou empresa na plataforma de busca mais acessada do mundo. Então, já imaginou o seu negócio ser encontrado nessa plataforma nas 24 horas do dia? A ferramenta para isso se chama “Google Meu Negócio”.
Trata-se de um instrumento que permite gerenciar a forma como sua empresa aparece para milhões de usuários em suas buscas, nos produtos que o Google oferece, como o Google Maps e a Rede de Pesquisa local.
Para Angélica Junglos, consultora estrategista da Klou-e Marketing de Performance, o Google Meu Negócio é uma ferramenta importantíssima para todo tipo de empreendedor, seja individual, pequeno, médio ou gigante.
Isso, porque mostra para quem está buscando um determinado produto ou serviço qual deles está mais próximo ou é mais relevante na sua localidade ou região.
“Seu negócio precisa estar lá. E o melhor: é gratuito!” Angélica.
O cliente procura seu negócio na web
Pesquisas feitas pelo Google e empresas do setor revelam que a busca é decisiva para o cliente:
- 4 de cada 5 consumidores utilizam buscas para encontrar negócios nas proximidades
- 46% de todas as buscas realizadas no sistema são por informações na própria localidade de quem está pesquisando
- 96% deles fazem a busca antes de ligar ou ir até o endereço indicado
- 35% mais chances de o cliente clicar no perfil do seu negócio no Google se você incluir fotos na ficha de identificação
- 42% mais solicitações de rotas no Google Maps entre os clientes que visualizam as fotos no sistema. Ou seja, eles avaliam seu perfil e depois querem saber como chegar até você
Esses dados indicam que, se você estiver bem cadastrado no Google Meu Negócio, informando sobre o que faz, seu produto ou serviço, seu endereço, formas de contato, horário de atendimento e como é sua loja e seu empreendimento, o cliente terá muito mais chances de decidir comprar com você.
Caso contrário, ou seja, se você, empreendedor, não marcar presença por ali, poderá dar chances para seu cliente encontrar apenas os concorrentes.
Interação com os clientes
Uma das grandes vantagens do Google Meu Negócio é a possibilidade de interagir com os clientes, o que também gera mais visibilidade para seu negócio. Por isso, é indicado, de acordo com a consultora da Klou-e:
- Manter seu perfil com todos os dados atualizados
- Postar imagens com textos sobre seu negócio frequentemente
- Responder as avaliações dos clientes, sejam elas positivas ou negativas, agradecendo os elogios ou se colocando à disposição para resolver alguma queixa
- E o mais importante: tenha estratégias que estimulem seus clientes a avaliar o seu negócio no Google com comentários positivos e relevantes
Endereço físico
Para criar uma página no Google Meu Negócio, é necessário ter um endereço físico, que o cliente possa localizar. Mesmo que seu negócio seja só on-line ou por delivery, é preciso inserir um endereço.
Mas, se você faz seus produtos em casa e não quer que ela fique visível para todos, não se preocupe. É só ocultar essa informação.
Informações detalhadas
O Google Meu Negócio pode ajudar no planejamento e nas decisões do empreendedor, que terá acesso a informações e dados exclusivos, como:
- O número de visualizações na sua página, as fotos acessadas e as postagens recebidas
- Os nomes e as palavras-chave nas consultas de pesquisa que as pessoas utilizaram para encontrar seu negócio
- O perfil do seu público, como faixa etária e gênero, e o local/região de acesso
- O engajamento dele na sua página: o que leu, o que acessou, o que marcou e compartilhou...
- O número de ligações telefônicas, de cliques no site, de consultas de direção de localização no Google Maps, dentre outros dados
Como criar uma página no Google Meu Negócio?
Para configurar o perfil do seu negócio na plataforma, siga os seguintes passos:
- Acesse a página de criação da ferramenta e coloque o nome do seu negócio, aquele que o identifica ou é conhecido pelos clientes.
- Adicione fotos que mostrem seus produtos ou serviços, isso atrai os clientes para lhe conhecerem mais.
- Na próxima etapa, inclua a categoria principal que melhor representa ou descreve seu negócio.
- Coloque a localização – você escolhe se quer ou não incluir loja física ou endereço.
- Inclua telefone, e-mail, site (se tiver), horários de funcionamento e de pico de atendimento, informações sobre seu produto ou serviço.
- Habilite se será permitido aos clientes deixarem comentários ou não.
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