COM PONTO FIXO, MÓVEL, ESPECIALIZADO OU GERAL? QUAIS SÃO AS POSSIBILIDADES?
Por fazer parte de um amplo mercado, existem diferentes tipos de buffet de festas. As possibilidades são variadas: buffet com ponto fixo (com salão para a realização de eventos); buffet móvel (que monta a festa no local escolhido pelo cliente); especializado (em festas de formatura, casamentos, aniversários de 15 anos ou infantis, por exemplo); ou geral (que atua em diferentes segmentos).
O El Kadosh Buffet, de Salvador (BA), é do tipo geral: organiza aniversários infantis, de 15 anos, noivados, casamentos, chás de revelação e lingerie, formaturas, aniversários adultos, congressos, eventos corporativos e palestras. No entanto, não tem um espaço físico – a estrutura é móvel e transportada até o local da festa.
Quanto à estrutura, a empresa tem um depósito para o armazenamento de itens como móveis, arranjos, vasos, toalhas, bandejas, personagens, objetos de decoração e outros materiais, além de um carro próprio, que serve diretamente à realização dos eventos para transportar os materiais.
Com uma equipe de 10 colaboradores, são atendidos, em média, cinco eventos por semana.
SEGMENTOS ESPECÍFICOS
Por outro lado, muitos negócios são especializados em segmentos específicos, como festas infantis, casamentos ou formaturas, e têm salões próprios com estrutura para receber centenas de pessoas.
A área de atuação e o formato dependem, é claro, da capacidade de investimento, mas também podem ser motivados pelas preferências pessoais do empreendedor. Negócios sem salão próprio exigirão menos investimentos, já que um espaço para apoio e estoque é suficiente.
MODALIDADE FRANQUIA: VALE A PENA?
Além da possibilidade de abrir um negócio do zero, o empreendedor pode optar pela modalidade franquia na hora de montar um buffet de festas.
Em alguns segmentos, esse modelo é mais comum, caso das festas infantis, dos casamentos e das formaturas. Franquias de buffet de festas, assim como outros perfis de empreendimento, têm prós e contras.
- Prós
Entre as vantagens de investir em uma franquia de buffet de festas estão a credibilidade de uma marca que já atua no setor e o suporte prestado pela franqueadora, como a ajuda na escolha do ponto comercial e o desenvolvimento de um plano de negócios.
Há ainda o suporte durante as operações e com as ações de marketing que, muitas vezes, são definidas e impulsionadas pelo próprio franqueador.
- Contras
Por outro lado, o modelo costuma exigir um investimento maior, o que se deve ao direito de utilização da marca e às comissões e aos royalties que o franqueado deve repassar para o franqueador.
Além disso, independentemente do mercado local, a franquia deve atuar dentro de um modelo de negócio, o que limita o empreendedor quanto ao uso da criatividade para fazer possíveis adaptações e quanto aos fornecedores, que podem ser restringidos por escolha da marca.
PLANEJAMENTO E CAPACITAÇÃO
Assim como ocorre em qualquer tipo de negócio, planejar é fundamental. Para abrir um buffet de festas, um bom planejamento considera uma série de fatores: mercado, segmento, localização, estrutura, pessoal, legislação, matéria-prima, processos produtivos e finanças.
O tempo que se leva planejando o negócio evita surpresas ou garante que a empresa esteja preparada para lidar com eventuais imprevistos.
Embora o perfil do empreendedor seja relevante, capacitação é fundamental. Isso porque quem quer abrir um buffet de festas precisa ter mais do que simpatia e vontade de vencer, é preciso saber vender, negociar, organizar, administrar, liderar equipes e atender bem.
Para desenvolver as habilidades necessárias para ter sucesso, a dica é fazer cursos.
Estrutura El Kadosh Buffet
8 anos de atuação
10 colaboradores freelancers
5 eventos por semana
Acervo com mais de 2 mil itens
1 carro próprio
Celular e computador para atendimento e organização
@elkadoshbuffeteeventos