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PIZZA CONE: OPÇÃO DE SUPERAÇÃO E TRABALHO EM CASA

Veja como pizza no cone pode fomentar seu negócio!

Das ruas da Itália para o mercado brasileiro: a praticidade da pizza em formato de cone cruzou o Atlântico e chegou ao Brasil com status de novidade há cerca de dez anos. 

Em pouco tempo, dominou os food trucks por aqui como opção de negócio, atendendo à demanda daqueles clientes que têm pressa na hora de fazer uma refeição.

A pizza na casquinha virou nicho interessante de mercado e segue entre as opções de investimento que cabem em diferentes perfis de empreendedor

O cone parecido com casquinha de sorvete (ou temaki, se preferir), recheado com queijo derretido, temperos e molho saboroso tem potencial de negócio justamente por permitir diferentes faixas de investimento inicial, partindo de R$ 500,00 a R$ 30 mil. 

E, com planejamento, pode ser feito num espaço reduzido ou mesmo em casa para vender, conseguindo um retorno de um a três anos pelo investimento.

ENTENDA OS CUSTOS

De acordo com o chef Márcio Santos, consultor da Associação Pizzarias Unidas do Brasil, uma pizza cone tem custo de produção básico de R$ 6,00 e pode ser vendida a partir de R$ 9,00. Dependendo da composição do recheio e dos custos totais, pode chegar a R$ 15,00 ou R$ 20,00 de preço final.

Porém, para alcançar valores assim, há que considerar, além dos gastos com ingredientes, água, luz, formas de entrega, custo de máquina de cartão para recebimento e funcionários, a localização do negócio e se o cliente está disposto a pagar.

“Se o produto é bom, com diferencial de recheios e massa crocante, o empreendedor consegue vender fácil essa ideia”, explica Santos.

EQUIPAMENTOS DE QUE VOCÊ VAI PRECISAR

  • Forno de câmara alto com suporte para assar;

  • Fôrma modeladora dos cones;

  • Freezer e geladeira;

  • Cilindro para abrir a massa manualmente;

  • Suporte para as pizzas nas mesas;

  • Embalagens de papel para entrega.

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ESTRATÉGIAS

Aposte em tendências na área de alimentação para aumentar seu ticket médio. Venda experiências ao cliente além do produto:

  • Massa vegana, sem glúten ou lactose;

  • Cardápio enxuto, com sabores tradicionais e opções doces;

  • Qualidade no atendimento remoto, pelas redes sociais, aplicativos e WhatsApp;

  • Velocidade na entrega para manter o produto fresquinho; 

  • Embalagens personalizadas.

APRENDA COM QUEM SABE - Sucesso da Baccone

O casal Juliana Costa, 22 anos, e Betto Rodrigues, 24, passou meses procurando um negócio para investir e conquistar a independência financeira. Como universitários, moradores de Icoaraci, em Belém (PA), os dois decidiram apostar na pizza cone, emprestando R$ 500,00 da mãe de Juliana para comprar os primeiros insumos. Foi assim que surgiu a Baccone Pizza Cone, em 2019.

Hoje, trabalhando na cozinha de casa, faturam de  R$ 3 mil a R$ 5 mil por mês e já pensam em abrir um ponto físico no futuro. “A expectativa é crescer 90% em relação ao ano passado. A pandemia atrapalhou bastante, mas conseguimos reformular o cardápio e ganhar novos clientes, lançando combos com refrigerante e picolé”, conta Juliana. 

Nos planos, estão aumentar a cobertura de entrega em mais regiões e contratar um funcionário para produção e atendimento on-line.

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A BACCONE CRIOU

- Cardápio temático, com sabores associados a nomes de personagens do desenho Dragon Ball, como Mr Satan, Bulmas, Goku e Videl;

- Combos de pizza cone, fritas e refrigerante;

- Combo de pizza cone e sorvete;

- Sorteios e ações promocionais nas redes sociais;

- Estímulo de vendas baseado em datas e temas do momento;

- Entrega sem cobrança de frete ou bebida grátis a partir de um total de consumo.

ESCOLHAS E RESULTADOS

O ‘boca a boca’ entre amigos e conhecidos estimulou o crescimento do negócio; 

Pizza cone virou novidade na região, que tinha opções de delivery limitadas a hambúrgueres e lanches convencionais;

Ter entregador próprio foi mais vantajoso do que investir em aplicativos de delivery;

Combos e inclusão de batatas fritas ajudaram no aumento do ticket médio.

DESAFIOS

O casal não fez plano de negócios e aprendeu no dia a dia as dificuldades do empreendimento;

Toda a família (três pessoas) está na produção. Terão que ser contratados funcionários para ampliar o negócio;

Alta constante dos preços dos insumos (de 30% a 50%) impacta o valor final que é repassado ao consumidor, com reajuste médio de 15%.

REGULAMENTAÇÃO E HIGIENE

Fique de olho: 

Todo negócio na área de alimentos precisa atender regulamentação sanitária e leis municipais vigentes, mesmo que a produção seja feita em casa.

 

Formalizar a empresa 

Com CNPJ, MEI (Microempreendedor Individual) ou Microempresa é um diferencial necessário. Busque saber mais em sites como Sebrae ou diretamente no Portal MEI (bit.ly/PortalMei)

 

Para dicas de higiene e manipulação correta dos alimentos, acesse mais informações no site da Academia Assaí: bit.ly/HigienizacaoAlimentos

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