
Imagine transformar R$ 600 em R$ 6 mil. E em plena pandemia! Parece impossível, mas foi isso que uma família de Araguaína, no Tocantins, conseguiu realizar. Desempregada há cinco anos, Maria Celia Sousa trabalhava fazendo bicos e faxinas, sem renda fixa. Com a pandemia, as três filhas - Eliane de Sousa Lima, Helionicy de Sousa Lima e Hellyorranny de Sousa Macedo - também perderam o emprego.
O auxílio emergencial veio como uma luz no fim do túnel para esta mãe que tinha o sonho de abrir o próprio negócio. A experiência de anos trabalhando como cozinheira não deixou dúvidas: a empreitada seria no ramo de alimentação.
Mas, com a pandemia, teria de ser delivery. Celia chamou as três filhas para conversar e perguntou se elas queriam embarcar nessa jornada juntas. Assim, surgiu o negócio Marmitex das Meninas.
“Eu sempre tive o sonho de ter meu próprio restaurante e trabalhar para mim mesma. Quando surgiu o auxílio emergencial, foi uma luz que Deus me deu. Disse para minhas filhas: "Vamos multiplicar esse dinheiro", e elas aceitaram. Foi quando a gente correu atrás; tivemos atitude e compramos os ingredientes para produzir as primeiras marmitas”, conta Maria Celia.

A empreendedora Maria Celia de Sousa aproveitou a pandemia para criar o próprio negócio
00EMPREENDEDORISMO FEMININO
O negócio Marmitex das Meninas começou na sala da casa da família, com mãe e filhas juntas trabalhando seis dias por semana. Cada uma realiza uma atividade, dividindo as tarefas entre cozinha, a cargo de Maria Celia, compras, atendimento, organização das marmitas e das entregas, sob os cuidados das filhas.
O negócio cresceu e, agora, conta também com dois funcionários: uma auxiliar de cozinha e um entregador. As meninas já chegaram a vender até 60 marmitas por dia e conquistaram um faturamento bruto mensal de R$ 6 mil.
O próximo passo é investir na ampliação do negócio e realizar outro sonho da empreendedora: transformar a casa em um restaurante com atendimento ao público. “Eu quero dar o melhor para os meus clientes e o melhor é o meu restaurante. Creio que vai dar certo, Deus vai me ajudar”, conclui.
PROBLEMAS
- Sem renda fixa
- Mãe e filhas desempregadas
- Pandemia com isolamento obrigatório
- Limitação no trabalho externo 
CENÁRIO POSSÍVEL
- R$ 600,00 de auxílio emergencial 
- União de objetivos por renda 
- Cozinha da casa adaptável 
- Telefone disponível 
ATITUDE
- Telefone disponível 
- Decisão de correr risco 
- Compra de insumos 
- Divisão de tarefas 
- Contato com conhecidos 
- Compromisso diário com produção e entregas 
- Atendimento personalizado ao cliente 
- Divulgação em redes sociais 

CLIENTES AO ALCANCE DAS MÃOS
Maria Celia e as filhas começaram atendendo clientes conhecidos nas regiões mais próximas, via WhatsApp e ligações no celular. Criaram página em redes sociais, como Instagram, e foram apresentando o cardápio diariamente.
O sucesso veio com os próprios clientes recomendando a comida delas, levando à expansão das entregas em toda a cidade. “Muitos clientes nos ajudam a divulgar também, eles mesmos postam em suas redes”, conta Celia.
Atualmente, o fluxo de comunicação é constante, com contatos e publicações diárias para divulgar o cardápio, além de envio de mensagens com as opções do dia diretamente aos clientes.
O atendimento também é personalizado, garantindo opções para quem tem restrição alimentar, com porções com redução de sal, sem carboidrato ou cardápio fit para quem está de dieta.
MARMITEX DAS MENINAS EM NÚMEROS
Produção semanal: 170 marmitas, em média
Duas faixas de preço: R$ 8,00 e R$ 10,00 (duas opções de carnes)
Dias de maior movimento: Segunda-feira, sexta-feira e sábado
Bairros atendidos: 30 setores, em toda Araguaína
Entregas: Feitas por ordem dos pedidos e divididas por regiões
Melhor período de faturamento: Início do mês, até o dia 10
Pratos mais pedidos: Costela com mandioca, frango assado e assado de panela
DICAS DE VENDA
Atendimento de excelência: Simpatia, cuidado no preparo, boa apresentação das embalagens
Flexibilidade e personalização: Opções fit, com restrição de sal, sem carboidratos etc
Cardápio variado: 5 a 8 opções por dia
Ingredientes de qualidade: Proteínas, legumes, verduras e massas
Agilidade na entrega: 15 a 30 minutos, sempre combinada com os clientes
SEGURANÇA E BEM-ESTAR DE MOTOBOYS E BIKEBOYS
ARGENTINA: CULTURA, LAZER E GASTRONOMIA
MARCAS PRÓPRIAS OFERECEM MELHOR CUSTO-BENEFICIO
SATISFAÇÃO DO CLIENTE: PRIORIDADES DO SEU NEGOCIO
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