Conteúdo principal
Compartilhe

Óleo de cozinha: o vilão do meio ambiente

Aprenda a descartar corretamente esse item fundamental das cozinhas e ajude a preservar o planeta

Quem lida diariamente com a cozinha de uma lanchonete ou restaurante sabe que a quantidade de óleo utilizada no preparo dos alimentos é abundante. Fundamental para o sabor dos pratos, esse item é poluente ao extremo quando descartado de maneira errada. Por isso, buscar alternativas para evitar seu contato com o solo é fundamental.

Para se ter noção, um litro desse líquido é capaz de poluir aproximadamente 20 mil litros de água potável, além de comprometer a vida de rios e lagos após ser despejado por canos e ralos.

Quando jogado pelo ralo, pia ou vaso sanitário, na maioria das vezes pode provocar entupimentos. Se for despejado na terra, o solo pode passar por uma impermeabilização. Nesse processo, a água deixa de ser filtrada e as vegetações são eliminadas do solo.

Para evitar tais danos, há muitas alternativas viáveis. Uma delas – a principal – é que após a utilização ele seja embalado e entregue em postos de coleta. É simples: após o óleo esfriar, armazene em garrafas pet transparentes. Mantenha todas muito bem fechadas e entregue-as nos pontos de coleta da sua cidade.

Algumas ONGs também realizam essa coleta. Uma parceria entre a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e ONGs comprometidas com o meio ambiente recolhem o óleo dos locais cadastrados e reciclam. Ele acaba se tornando biodiesel, ou em outros casos, sabonete, sabão, entre outros produtos. Existe a possibilidade de cada empresa cadastrar-se ou de instalar um posto de coleta em seu estabelecimento, condomínio, etc. Faça a pesquisa na sua região e participe dessa iniciativa, mantendo o seu próprio posto de coleta ou colaborando com ONGs que fazem a destinação correta do resíduo.

Você também pode
gostar de:

Sorvetes, receitas diferentes para incrementar o menu

Sabores diferentes de sorvete para agradar ao seu público    

Conheça 10 tipos de café e torne-se um especialista

Café: conheça 10 tipos e torne-se um especialista    

Sugestão de almoço ou jantar para o Dia dos Pais

Veja dicas de cardápio completo, bebidas e como arrumar as mesas para o almoço ou o jantar de Dia dos Pais