Conteúdo principal
Compartilhe

Dicas para vender mais no seu comércio de alimentos

Saiba como vender mais ao aprimorar o seu negócio de alimentos com novas práticas!

 

O comércio de alimentos é um dos mais importantes para a economia global, pois envolve desde a cadeia de produção e parcerias com fornecedores até o contato com o consumidor final. 

Só em 2020, o faturamento da indústria de alimentos atingiu R$789,2 bilhões (segundo dados da Agência Brasil), com crescimento de 12,8% em relação ao ano anterior.

Além do aumento da demanda, também pudemos perceber uma mudança nos hábitos de compra e de consumo dos brasileiros, com orçamentos reduzidos e a compra virtual ainda mais presente.

E todo esse processo deve ser analisado e bem aproveitado por quem possui um comércio de alimentos e quer vender mais nesse novo cenário. Por isso, resolvemos trazer dicas práticas de como transformar o dia a dia dos negócios e chamar a atenção dos consumidores para o seu tipo de produto ou serviço! Acompanhe:

 

1 - COLOQUE NOVAS AÇÕES EM PRÁTICA

Depois de analisar as mudanças como um todo, é hora de colocar no papel as suas ideias e se planejar. Se você quer vender mais e busca uma retomada, seja financeira ou criativa, essa é a hora de sentar e reorganizar a sua estratégia comercial.

Estude fornecedores, analise a sua estrutura, investigue, faça pesquisas e procure a opinião de especialistas em mercado para entender o seu público e aonde você quer chegar. A partir disso, fica mais fácil traçar uma estratégia e colocar em prática o seu novo posicionamento. E isso é um gancho para a nossa próxima dica.

 

2 - MERGULHE NO UNIVERSO DIGITAL

O mercado digital tem se tornado um espaço cada vez mais rentável para muitos empreendedores. Isso porque as práticas no meio online exigem menos estrutura e mais estratégia. Ou seja, você consegue atingir o seu público/cliente/consumidor de maneira mais efetiva sem precisar de muitos recursos.

Desde novas formas de pagamento, como o PIX, até novos canais de relacionamento, como o Telegram, existem diversas maneiras de divulgar o seu negócio, atrair mais clientes e vender por meio do mercado digital. Tudo vai depender de muito estudo e da sua percepção de mercado, ativando a sua marca nas redes sociais e estando cada vez mais presente nesse universo.

 

3 - FORTALEÇA O RELACIONAMENTO COM O CONSUMIDOR

E já que as redes sociais são um ótimo canal para chegar até o seu cliente, aproveite para estabelecer um relacionamento de qualidade, dando a atenção que ele merece e criando um laço de fidelidade.

O remarketing (ou recompra) é um dos principais fatores de crescimento de um negócio, em que a sua marca permanece lembrada na mente do consumidor e se torna sinônimo de qualidade, referência e excelência.

Montar uma lista de clientes sólida e manter um contato constante com eles são ações que trazem estabilidade nas vendas, rendimento constante e maior possibilidade de investimento para o seu comércio de alimentos!

 

4 - INVISTA EM QUALIDADE

Seja na qualidade de atendimento ou na de insumos, é importante reinvestir sempre parte dos lucros no seu negócio. Essa é uma forma de garantir a expansão da sua empresa e pensar no seu futuro. Um estoque maior, uma equipe preparada ou equipamentos de alta performance são exemplos disso.

Cada vez mais, os consumidores ficarão mais exigentes e terão mais expectativa sobre o que você vende. Assim, você precisará inovar ou transformar o que você já faz em algo melhor.

E o primeiro passo para fazer isso é melhorar a qualidade, pensar no melhor custo-benefício para a sua empresa e refinar/polir a sua estratégia, como um cristal que, quanto mais lapidado, mais brilhante se torna.

 

5 - APRIMORE A SUA GESTÃO

Empreender no Brasil é um desafio ainda maior, por conta de diversos fatores, como economia, burocracia e competitividade. Logo, não tem como crescer e vender mais no seu empreendimento sem adquirir mais aprendizado e aperfeiçoamento constante.

Saber tudo sobre finanças, gestão, vendas, comportamento do consumidor, entre outros temas, é essencial para subir cada degrau na sua jornada. É aqui que entra aquela famosa frase: “conhecimento nunca é demais”. Fora que investir em si mesmo(a) é igual a investir no seu negócio: no final das contas, tudo é feito pensando no seu objetivo profissional, não é verdade?

Se você procura algo acessível e capaz de impulsionar a sua carreira, confira os cursos online da Academia Assaí Bons Negócios! São cursos livres, totalmente grátis, com material elaborado por grandes profissionais do mercado, capaz de auxiliar você no que for preciso. 

Além disso, após a conclusão, você ainda garante um certificado de especialização para a vida toda. Se você ainda não conhece os cursos da Academia Assaí, acesse o site e descubra hoje mesmo: www.academiaassai.com.br.

 

Aproveite também a Quinzena do Comerciante na loja Assaí Atacadista mais perto de você e garanta a economia diária para o seu negócio. São condições imperdíveis e ofertas selecionadas para ajudar nas suas vendas com a melhor qualidade e variedade.

Acompanhe mais dicas e conteúdos exclusivos aqui no Blog Assaí e siga-nos nas redes sociais para mais novidades em primeira mão!

 

Você também pode
gostar de:

Conheça como são comemorados os aniversários em outros países

Hora de saber como são celebrados os aniversários em outras culturas pelo mundo

Como montar um kit de festa e aumentar suas vendas

Oferecer um kit completo, com salgadinhos, doces e bolo, pode ser um ótimo negócio

As melhores técnicas para decorar bolos e vender mais

Aprenda técnicas diferentes para decorar bolos e focar as vendas do seu negócio