Menu Degustação: aprenda como fazer, precificar e faturar
27/10/2025 - 07h
Aumente a lucratividade do seu negócio alimentício criando um menu degustação exclusivo com as dicas que o Blog Assaí preparou para você!
Sabia que 9 em cada 10 brasileiros fazem alguma refeição fora de casa? Os dados de uma pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), mostram que frequentar restaurantes, bares e lanchonetes faz parte da rotina de vários brasileiros!
Quem possui um negócio alimentício precisa sempre estar por dentro dos comportamentos e hábitos dos consumidores, não só para seguir as tendências, mas também para manter o negócio competitivo no mercado.
Outra informação importante é que *76,6% dos brasileiros entrevistados nessa pesquisa disseram que as festas e celebrações, como aniversários, são umas das principais razões pelas quais as pessoas vão a bares e restaurantes.
*Pesquisa “Hábitos de consumo em bares e restaurantes”, realizada em 2023 pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
Com isso em mente, falaremos sobre o menu degustação, uma ação estratégica que tem uma proposta sofisticada, para você oferecer à sua clientela uma experiência inovadora em momentos especiais, faturando mais!
• Como montar um menu degustação?
• Pensando no cardápio
• Custos e precificação
• Marketing estratégico
• Aniversário Assaí: não perca os ÚLTIMOS DIAS
Leia até o final para não perder nenhuma dica que o Blog Assaí preparou para você!
Como montar um menu degustação?
É muito comum que restaurantes prestigiados tenham um menu degustação, mas a prática também pode ser adaptada para outros tipos de negócios, não importa o tamanho!
Para entender se um menu degustação combina com seu estabelecimento, é necessário analisar se o público se interessa e está disposto a pagar por esse tipo de “ação premium”. Afinal, o menu degustação não são apenas refeições e, sim, uma experiência gastronômica.
Realize uma pesquisa com os consumidores, fornecedores e a equipe para entender se vale a pena o investimento. Com essas informações em mãos, você estará preparado para calcular e ter uma previsão da margem de gastos e lucros, decidindo se é viável ou não, evitando prejuízo.
Salve para ler depois: Formas de pagamento indispensáveis para qualquer tipo de negócio.
Pensando no cardápio
Como o próprio nome sugere, o cardápio precisa ser bem equilibrado, para que o cliente consiga “degustar” diferentes pratos sem ficar com a sensação de estufamento. Sabendo disso, cuidado com massas e pratos com farinha, pois eles são mais “pesados”.
Normalmente, o menu tem entre 7 e 10 etapas, com pratos em pequenas porções, seguindo a seguinte lógica:
Boas-vindas/snacks
Exemplo: 2–4 bocados para abrir paladar
Pão e acompanhamento
Exemplo: pão da casa + manteiga/óleo temperado
Entrada fria
Exemplo: cru, marinado, conserva ou salada autoral
Entrada quente
Exemplo: caldo/consomê, tortellini único, legumes glaceados
Peixe e frutos do mar
Exemplo: técnica principal do chef
Vegetariano de destaque
Exemplo: vegetal, grãos ou cogumelos
Carne
Exemplo: ave/porco/carne bovina, corte menor e preciso
Pré-sobremesa (intermezzo)
Exemplo: ácido/fresco para limpar o paladar
Sobremesa principal
Exemplo: assinatura doce; texturas/temperaturas
Mignardises/petit-fours
Exemplo: fecho lúdico com café/chá
Se possível, inclua no cardápio, seja ele físico ou digital, bebidas que harmonizem com os pratos, além de água, para limpar o paladar entre os pratos.
Você pode reduzir ou aumentar as etapas conforme as preferências do seu público-alvo, tendo em mente que todos os pratos precisam seguir um conceito, com um tema e nome definido pelo chef e sua equipe.
Como mencionamos anteriormente, o menu degustação deve ser uma viagem de sabores, texturas e formatos que, em conjunto, contam uma história.
Custos e precificação

Existe uma grande expectativa em ações com uma proposta requintada assim, portanto, a meta é entregar um resultado excelente que surpreenda o público positivamente.
Para isso acontecer, é preciso ter um planejamento detalhado durante todo o processo, além de uma preparação para a equipe na hora da execução e do atendimento.
O nível de complexidade do evento também influencia o valor, afinal, ele exige mais tempo e recursos, o que, consequentemente, encarece os custos de produção e da experiência, que pode variar de R$ 290 a R$ 1.150* por pessoa, sem bebidas incluídas.
*Média definida com ajuda de Inteligência Artificial, analisando os restaurantes das regiões Sul e Sudeste que possuem menus degustação.
Não sabe como precificar? Então siga a seguinte fórmula:
Custos + despesas + lucro esperado = preço de venda.
Para reduzir custos e reforçar a exclusividade, essa ação pode ser realizada 1 vez por ano ou por semestre, dependendo da demanda da clientela.
Outra maneira de implementar o menu degustação no seu negócio é disponibilizar apenas para reservas de comemorações, como aniversários, reuniões empresariais, celebrações de noivado e casamentos, etc.
Em ocasiões especiais, as pessoas tendem a entender a percepção de valor da experiência, ficando mais dispostas a pagar um preço elevado.
Marketing estratégico
O pilar dessa ação sofisticada é a exclusividade; isso significa que ela deve passar para o cliente a sensação de que ele é especial e importante o suficiente para viver essa experiência.
Com isso em mente, a divulgação deve usar estratégias de marketing eficientes, como os gatilhos mentais de escassez e novidade, reforçando que é uma ação especial por tempo limitado.
Envolva o público no processo gravando e fotografando os alimentos sendo preparados, montados e servidos, de preferência, de uma maneira “cinematográfica”, para transmitir a energia do evento e instigar a participação.
A apresentação dos pratos deve impressionar, tanto os alimentos como os utensílios, como pratos, talheres, copos, além do próprio ambiente do estabelecimento.
Estude o comportamento do seu público-alvo para entender quais são os canais mais efetivos, como redes sociais, e-mail, SMS, banners e pôsteres físicos, entre outros.
Sobre esse assunto, recomendamos a leitura da matéria: 3 maneiras de fazer uma divulgação criativa no seu comércio.
Por fim, lembre-se de coletar as opiniões dos clientes após o evento. Dessa forma, você poderá aperfeiçoar o menu degustação de maneira estratégica, agradando mais ainda ao público.
Esperamos que essas dicas sejam úteis para você! Desejamos sucesso no seu negócio.
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