Aprenda a caprichar na alimentação infantil no verão com o Assaí
27/01/2026 - 11h
Você também pode ouvir esse conteúdo!
Sumário
Saiba como cuidar da alimentação infantil na volta às aulas, com dicas fáceis e eficientes para a rotina dos pais e dos pequenos. Leia e confira agora!
O verão é um dos momentos mais agitados para a criançada, e consequentemente para os pais, já que envolve o período de férias e início do ano letivo.
Seja em casa, viajando, ou na escola, é muito comum que nessa estação as crianças gastam mais energia e transpiram mais, podendo ser afetadas negativamente se não estiverem bem alimentadas e hidratadas.
Para ajudar mães, pais, tias, madrinhas ou qualquer pessoa responsável por uma criança em idade escolar (4 a 10 anos) a ter um verão tranquilo e saudável, preparamos algumas dicas relacionadas a alimentação infantil valiosas para o verão.
Leia até o fim para descobrir os alimentos e bebidas mais indicados para os pequenos nesse período, além de conteúdos complementares com receitas e dicas de empreendedorismo.
Aproveite a leitura!
Principais pontos de atenção da alimentação infantil no verão
O relatório do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) 2019, revelou que uma em cada quatro crianças de até 5 anos não come frutas diariamente e 9 em cada 10 têm alimentos ultraprocessados na dieta.
Para crianças nessa faixa etária, o ideal é que elas tenham acesso ilimitado a alimentação saudável, rica em frutas, legumes e verduras, evitando o máximo possível o consumo de ultraprocessados que não oferecem nutrientes e podem desencadear o sobrepeso.
No caso de crianças com menos de 2 anos, o governo possui um guia alimentar completo com orientações de profissionais sobre o aleitamento materno e a introdução alimentar saudável. Confira a versão resumida, clicando aqui.
Precisa de uma renda extra no verão? Então leia essa matéria depois: Consiga uma renda extra vendendo snacks para crianças.
Outro fator importante que os pais e responsáveis por crianças não podem esquecer, são os cuidados relacionados à exposição solar. Abaixo, preparamos uma tabela simples e eficaz explicando quais as orientações para cada fase da criança:
FAIXA ETÁRIA | RECOMENDAÇÃO |
0 a 6 meses | Não expor ao sol diretamente, preferindo sombras. Sair no sol apenas com chapéu ou carrinho com capota. |
6 meses a 2 anos | Sol leve antes das 10h e após às 16h com o uso de protetor solar. Tempo moderado. |
3 a 10 anos | Sem restrições de tempo a menos que haja uma contraindicação médica. Usar protetor solar e reaplicar a cada 2h ou sempre que entrar na água. |
Agora que você tem um quadro geral, vamos ao assunto! Confira nos próximos tópicos 3 dicas práticas sobre como cuidar da alimentação infantil no verão.
Refeições leves e nutritivas

Cuidar da alimentação infantil é um investimento na saúde e bem-estar dos pequenos, dando para eles os nutrientes necessários para ter um crescimento saudável e evitar doenças.
Uma boa referência para criar um cardápio adequado para as crianças, é a pirâmide alimentar, afinal ela tem todas as categorias de alimentos e quantidades estimadas.
No verão, os alimentos não podem ser muito pesados e gordurosos, principalmente se os pequenos terão atividades fora de casa, como ir para a escola, participar de cursos, etc. Nesse caso, os produtos mais indicados, são:
• Biscoito à base de farinha integral
• Mini sanduíches com queijo branco e ricota
• Vegetais picados como cenoura, pepino, tomate, milho
• Salada de fruta
• Iogurte natural
• Cereais e oleaginosas
• Bolo caseiro
• Proteínas magras como ovo, peixes, peito de frango, patinho, tofu, feijão, etc
Importante ressaltar que crianças são atraídas pelo que é lúdico, então procure criar pratos coloridos com uma variedade de alimentos na quantidade ideal para eles, além de facilitar a alimentação cortando em pequenos pedaços.
Entretanto, se você deseja criar uma dieta equilibrada com todas as refeições, respeitando os gostos e restrições da criança, consulte um nutricionista infantil.
Independentemente de ter ou não uma dieta, lembre-se que as crianças aprendem observando, então sempre que possível, tenha uma alimentação saudável e equilibrada para que a criança veja e siga seu exemplo.
Hidratação variada

Depois da insolação, a desidratação é o segundo maior perigo das altas temperaturas no verão para crianças e adolescentes!
Conforme a Sociedade Brasileira de Pediatria, beber água todos os dias é fundamental para a saúde das crianças, e que a quantidade média, para cada faixa etária, é a seguinte:
• 7 a 12 meses - 800ml
•1 a 3 anos - 1,2l
• 4 a 8 anos - 1,7
• 9 a 13 anos - 2,4l
• 14 a 18 anos - 3,3l
Nesta faixa etária é muito comum que eles não tenham o costume de tomar água com frequência, esquecendo de pedir, portanto, é de responsabilidade dos cuidadores incentivá-los a beber água antes de sentir sede, para manter o corpo hidratado.
Além da água, também é possível manter a hidratação infantil, com água de coco, sucos naturais, ou até mesmo frutas ricas em água, como melancia, melão, tangerina, abacaxi e morango.
Quais alimentos evitar?

Durante o período de férias de verão é muito comum que os pais e responsáveis queiram sair da rotina, pedindo lanches e pratos diferentes, entretanto é preciso tomar cuidado para não exagerar na quantidade, principalmente nos dias mais quentes.
Os alimentos que devem ser evitados por crianças no verão, sendo consumidos com moderação em qualquer estação do ano, são:
• Frituras
• Maionese
• Ultraprocessados
• Enlatados, congelados e condimentados
• Produtos com alto nível de açúcar e/ou sódio
• Alimentos e bebidas com corantes artificiais
Além disso, fique atento ao preparo e armazenamento dos alimentos, já que no verão eles tendem a estragar rapidamente, podendo causar dores de barriga, mal-estar, até intoxicação alimentar, em casos mais graves.
FAQ | Como manter a lancheira de verão das crianças fresca?
Para evitar que a lancheira das crianças estrague, coloque-as em bolsas térmicas, de preferência que ficaram na geladeira durante a noite e estão “frescas”.
Em dias com a temperatura alta, coloque uma garrafa de água congelada na lancheira ou uma placa de gelo para não arriscar perder os alimentos com o calor. Mas atenção, faça o teste da bolsa térmica com antecedência para verificar se ela não terá vazamentos.
Com essas dicas você estará preparado para oferecer a melhor alimentação infantil na estação mais quente do ano.
Também recomendamos a leitura da matéria: Frutas para crianças: 6 receitas para encantar os pequenos.
Prepare-se para a volta às aulas com o Assaí!
Encontre frutas, legumes, verduras, bebidas e uma variedade de lanches saudáveis para a volta às aulas, além de outros itens com preços acessíveis no Assaí Atacadista.
Aproveite as ofertas e vá hoje mesmo comprar, economizando!
Tenha ainda mais opções para o seu verão com os produtos do setor de Bazar do Assaí. Clique aqui e saiba mais sobre ele.
Obrigado por ler até o fim. Até a próxima matéria do Blog Assaí.



