mulher jovem tirando foto de uma sobremesa em um prato-divulgação criativa-Assaí Atacadista
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3 maneiras de fazer uma divulgação criativa no seu comércio

Veja dicas estratégicas e aprenda a criar uma divulgação criativa para alcançar os objetivos do seu negócio com originalidade!

 

Não importa se você está andando na rua ou navegando nas redes sociais, uma publicidade divulgando algum produto, serviço ou algum conteúdo vai aparecer. 

A quantidade de anúncios aumentou de tal forma que você provavelmente já deve estar acostumado a se deparar com elas em banners, panfletos ou até mesmo nas redes sociais. 

 

O “pulo do gato” é que, com acesso a tantas informações diariamente, as pessoas estão cada vez mais seletivas na hora de decidir o que vale ou não sua atenção. 

 

Pense no seguinte: das propagandas que você viu durante os últimos dias, você se lembra de alguma? Qual é o produto ou serviço oferecido? Você se lembra do nome da marca? 

Normalmente, as publicidades mais lembradas são aquelas que têm uma divulgação criativa. 

 

banner SCJohnson com fundo roxo e três mulheres sentadas em um sofá rindo com uma embalagem de Glade lavanda do lado- fornecedores do Assaí Atacadista

Seja com uma música “chiclete”, uma celebridade carismática ou uma mensagem emocionante, o formato é apenas um dos elementos que criam um anúncio memorável para o público.

Possui um negócio de qualquer tipo ou se interessa em saber quais são os truques da divulgação criativa? Então você vai adorar a matéria de hoje, pois exploraremos os seguintes assuntos:

 

  • • Qual é o impacto da divulgação criativa?

  • • Marketing sensorial

  • • Cenário de conteúdo

  • • Gatilhos mentais 

  • • Festival do Comerciante: corra para aproveitar os últimos dias

 

Ficou curioso para descobrir mais? Então leia até o final!

banner com ícone vetorial de um pin de localização e uma cesta de compras falando sobre lojas do Assaí Atacadista perto - divulgação criativa

 

Qual é o impacto da divulgação criativa?

Não basta mais ser visto para ser lembrado! Todos os negócios precisam de uma divulgação criativa para se destacar em um mercado cada vez mais conectado e competitivo. 

Como falamos na introdução, a publicidade criativa é a chave para tornar seus anúncios mais relevantes para as pessoas, fazendo sua marca ser conhecida e, consequentemente, atraindo clientes. 

 

Um exemplo de divulgação criativa que já foi muito popular são os slogans.

Frases como “Redbull te dá asas” ou “Quem pede um pede Bis” são apenas alguns dos slogans icônicos que marcaram as pessoas e tornaram o reconhecimento da marca mais simples e divertido. 

 

Veja mais dois exemplos atuais de marcas que conhecem seu público, estudaram as tendências e usaram um assunto em alta na cultura pop para uma publicidade criativa a seguir. 

 

DUOLINGO 

Para divulgar o novo curso de japonês, o Duolingo Brasil fez um evento exclusivo em São Paulo, criando um “maid café”, um formato de cafeteria popular no Japão.

O evento contou com o amado mascote da marca, além de um cardápio feito especialmente para a ocasião! 

 

BOTICÁRIO

Embarcando na onda de popularidade das séries coreanas, em julho de 2025, a Boticário lançou o filme publicitário “A Vida É Um Morango e Leite” para divulgar a edição limitada do hidratante e body splash de morango. Legal, não acha? 

 

Não existe nenhuma fórmula secreta para a criação de uma divulgação criativa, mas existem ações essenciais para a estruturação de uma campanha de marketing eficiente, sendo elas: 

 

  • • Conheça seu público-alvo

Qual é seu gênero? Qual é sua faixa etária? Do que eles gostam? Como é sua rotina?

 

  • • Qual é o orçamento para a campanha?

Saber qual é o valor disponível para investir em profissionais, ferramentas ou técnicas diferentes é fundamental para criar uma campanha que faça sentido para a realidade do negócio. 

 

  • • Defina um objetivo para a campanha

Não adianta atirar para todos os lados, é necessário ter um alvo fixo. 

Você quer ganhar mais seguidores nas redes sociais? Gerar engajamento com comentários e compartilhamentos?

Converter vendas? Melhorar o reconhecimento da marca? Divulgar o lançamento de um novo produto/serviço?

 

  • • Qual será o storytelling da campanha? 

A marca precisa contar uma história significativa para gerar conexão e então prender a atenção do público.

A abordagem será séria, descontraída, elegante? Contará com atores, será uma animação ou uma arte diferente? 

 

Sabendo desses elementos, você terá uma boa base para desenvolver uma divulgação criativa.

 

Leia também: Guia básico para criar um comércio sustentável.

 

A seguir, falaremos sobre 3 estratégias que podem ser eficientes para uma divulgação criativa. Continue lendo para conferir!

 

Marketing sensorial

papel de caderno com marketing sensorial em inglês - divulgação criativa - Assaí Atacadista

A experiência de compra do consumidor não se limita ao bom atendimento, envolvendo todos os sentimentos e sensações geradas antes, durante e depois da compra. 

O marketing sensorial tem o poder “mágico” de atrair os consumidores e estimular a compra usando os 5 sentidos para comunicar indiretamente. 

Tato, olfato, visão, paladar e audição podem ser explorados de maneiras diferentes para tornar um negócio inesquecível. 

Não sabe como aplicar no dia a dia? Aqui vão algumas sugestões. 

 

TATO 

  • Amostra grátis de um cosmético

  • • Provador para roupas e acessórios

  • • Embalagem com uma textura incomum

 

OLFATO 

  • • Cheiro das receitas prontas em estabelecimentos alimentícios

  • • Aromas com efeitos específicos, como lavanda para acalmar em uma loja de colchões

  • Sacolas ou caixas com o cheiro do produto ou da loja para remeter à sensação de bem-estar

 

VISÃO 

  • • Embalagens que brilham no escuro (perto do Halloween)

  • • Manequins com desenhos no rosto ou no corpo segurando placas com um texto chamativo

  • • Luzes destacando produtos novos e/ou em promoção

 

PALADAR 

  • Degustação gratuita de um alimento da loja

  • • Água saborizada, suco ou alguma outra bebida de cortesia

 

AUDIÇÃO

  • • Playlist com músicas características para a loja

  • • Som específico para as compras

 

Analisando o tipo de negócio e o seu público, é possível adaptar essas sugestões tanto para ambientes físicos quanto virtuais.

 

Cenário de conteúdo

jovem negra gravando olhando para uma ring light - divulgação criativa - Assaí Atacadista

Ter um ambiente bonito e aconchegante não é só uma questão de conforto para os clientes, mas, também, uma forma de comunicar e divulgar o espaço. 

 

Os famosos espaços “instagramáveis”, por exemplo, como banheiros decorados, espelhos exclusivos para selfies, entre outros, servem como um incentivo para divulgação pelos próprios clientes, que provavelmente tirarão fotografias e publicarão nas redes sociais marcando o perfil da loja. 

 

Já os e-commerces, por exemplo, podem ter uma página dedicada exclusivamente a conteúdos relacionados ao produto ou serviço oferecido, criando uma espécie de fórum e comunidade de consumidores. 

 

É possível criar uma campanha nas redes sociais, por exemplo, incentivando a clientela a contar suas experiências de compra, em formato de vídeo ou texto.

O “conteúdo gerado pelo usuário” dá mais segurança aos clientes em potencial, além de servir como uma forma de humanização da marca.

 

Para entender como usar uma das redes sociais que conquistou os brasileiros, indicamos a leitura da matéria: TikTok para negócios: 3 truques para divulgação de eventos.

 

Gatilhos mentais 

grupo de pessoas em um ambiente corporativo com uma apresentação sobre marketing sensorial - Assaí Atacadista

Os gatilhos mentais não são uma novidade, visto que são utilizados na publicidade há décadas, mas eles continuam sendo um método eficaz de comunicação e divulgação criativa. 

Diferentemente do que muitos pensam, os gatilhos mentais não enganam as pessoas e, sim, comunicam melhor o valor do que está sendo comercializado, usando palavras, ações ou estímulos que influenciam o comportamento. 

 

Para facilitar seu entendimento, trouxemos 3 exemplos de gatilhos usados frequentemente, bem como sugestões de como eles podem ser aplicados na prática.

 

ESCASSEZ

  • • “Últimas unidades!”

  • • Placa com “2 peças de edição limitada” ao lado de produtos novos 

  • • Ativa o medo de perder, também conhecido como FOMO, e acelera o processo de decisão para a compra

 

PROVA SOCIAL 

  • • “Mais de 200 clientes satisfeitos” 

  • • Publicação com comentários e avaliações positivas de clientes reais 

  • • Demonstra segurança para a clientela afirmando a qualidade do produto, serviço e/ou atendimento

 

AUTORIDADE

  • • “Indicado por nutricionistas”

  • • A dona da loja possui um curso especializado no assunto e pode indicar para a clientela recomendações de produtos conforme a necessidade 

  • • Ter uma maneira de comprovar a autoridade do vendedor e/ou dos produtos ajuda a aumentar a credibilidade da marca

 

Existem vários outros gatilhos mentais, por isso, recomendamos que você se aprofunde nesse assunto pesquisando mais para aprender e entender quais podem ser usados no seu negócio. 

Gostou das dicas? Então compartilhe esta matéria com mais pessoas que gostam desse assunto. 

 

Se você gostou deste conteúdo, também pode gostar de: Networking para comerciantes: a amizade que faz o seu negócio crescer .

 

Festival do Comerciante: corra para aproveitar os últimos dias

O Festival do Comerciante 2025 está com os dias contados! 

Não espere mais, acesse assai.com.br/ofertas para ver as ofertas dos seus produtos preferidos e corra para as lojas do Assaí Atacadista para encher seu carrinho e economizar. 

Quer a comodidade de comprar online e receber onde estiver? Então conte com os parceiros do Assaí: Rappi e Uber! 

 

Para mais conteúdos sobre comércios e empreendedorismo, continue explorando o Blog Assaí.

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