Conteúdo principal
Compartilhe

Conheça 10 tipos de café e torne-se um especialista

Café: conheça 10 tipos e torne-se um especialista    

Confira as diferentes formas de servir café!

Se você é um verdadeiro apaixonado por café, sabe bem que a escolha do grão faz toda a diferença na hora de poder degustar com maior satisfação. Café expresso, café com leite, média, pingado, cappuccino, mocha. São tantas variações que fica até difícil escolher a mais saborosa!

A bebida varia muito de uma cultura para a outra, mas não há dúvidas de que ela é bastante apreciada em todas.

O Blog Assaí vai lhe apresentar um guia completo para você conhecer 10 tipos de café e entender como eles são servidos. 

CAFÉ EXPRESSO

Para o café ser considerado um expresso, ele deve ter 35 ml do mais puro café, sem mistura com leite ou qualquer outro ingrediente. A famosa espuma que se forma sobre a bebida é originária do próprio grão moído e é produzida no momento da extração.

CAFÉ COM LEITE

Trata-se do café filtrado com leite aquecido ou fervido. Também pode apresentar-se como café expresso com leite vaporizado e uma fina camada de espuma de leite. É servido com uma proporção igual de café e leite.

CAPPUCCINO

Uma das preferências nacionais, o cappuccino é servido com proporções iguais de café, leite vaporizado e creme. A espuma cremosa que fica sobre o leite é produzida na própria vaporização da bebida láctea. Para ficar mais incrementado, o cappuccino pode ser servido com canela ou chocolate em pó. 

MOCHA

Ideal para quem gosta de uma bebida mais doce. Conta com uma calda de chocolate, leite vaporizado, espuma de leite e uma dose de expresso. A mistura pode ser trifásica ou composta por café, calda de chocolate, creme de leite por cima e espuma. Pode ser conhecido, também, pelo nome de mocaccino. 

PINGADO

Famoso nas padarias brasileiras, o pingado é servido em um copo americano composto por uma grande quantidade de leite e só um pouquinho de café por cima.

LATTE

O clássico tradicional leva leite vaporizado e expresso, delicadamente coberto por espuma de leite (mesma composição do cappuccino, porém, um pouco menos cremoso). Em algumas cidades brasileiras, também é conhecido como café cortado.

BREVE

Muito comum nos Estados Unidos, trata-se de uma dose de expresso com creme half–and–half (metade leite, metade creme de leite). Infelizmente, esse café não é comercializado no Brasil, pois o tipo especial de creme utilizado não é encontrado por aqui.

MACCHIATO

O macchiato é um café expresso servido com creme de leite por cima. Diferentemente do cappuccino, ele é servido sem a camada de leite vaporizado. É o café com leite típico da Itália.

CAFÉ COM PANNA

O café com panna nada mais é do que um café expresso coberto pela panna, um creme de leite fresco batido na hora. Em algumas cafeterias ou padarias, essa variação de café é servida com chantilly no lugar da panna. Isso acontece porque a comercialização de leite fresco é proibida em algumas regiões brasileiras.

AMERICANO

É conhecido pela adição de água quente ao café, dando uma força semelhante, mas sabor diferente do café expresso. A força de um americano varia conforme o número de colheres de café e a quantidade de água adicionada.

 

Gostou de conhecer os diversos tipos de café? Então continue acompanhando o Blog Assaí para conferir muitas outras dicas e informações legais!

 

Você também pode
gostar de:

Mantendo os pequenos entretidos durante as férias escolares

Junto com a chegada do final do ano, também se aproximam as férias das crianças.

Como montar uma ceia com alimentos vegetarianos?

Vamos lhe mostrar que é possível, sim, fazer uma ceia deliciosa somente com ingredientes veggies.

5 dicas para aproveitar a Black Friday de forma consciente

A data pode ser uma oportunidade para comprar aquilo que você sempre quis com preços melhores e até mesmo adiant