Preparação do ponto de venda
27/07/2015 - 19h
Além das liquidações e do atendimento, outro fator importante para aumentar as vendas é a preparação adequada do ponto de venda.
Para Osmar Dalquano, Consultor do Sebrae, além dos bons produtos, investir no visual merchandising e no ambiente de vendas é imprescindível para o sucesso do comércio nesta época do ano: “o comerciante deve dar atenção especial à vitrine, à iluminação e ao marketing sensorial, que é atrair o cliente pelo olfato”.
Dez dicas para deixar o ponto de venda mais atraente
- Aposte nas vitrines e na comunicação visual para ganhar clientes e competitividade. O cenário precisa ser adaptado ao produto, à data e ao espaço da vitrine, mas nunca deve ser o elemento principal.
- Evite repetir o mesmo tema várias vezes seguidas na vitrine.
- Disponibilize os produtos para que fiquem ao alcance das pessoas, lembrando-se do autoatendimento assistido.
- Cuide dos focos de luz, mantendo os mais fortes nas mercadorias que devem ter maior atenção do consumidor.
- Crie pontos focais na área de exposição, para destacar a importância de um produto ou mix.
- Seja cuidadoso. A decoração deve ambientar o produto e não competir com ele.
- Cuide para que não haja mercadoria amarrotada, o que é fácil de ocorrer após momentos de grande movimento.
- Destaque produtos criativos e inovadores para captar a atenção do cliente, associando o visual interno à vitrine da loja.
- Deixe preços, descontos e formas de pagamento visíveis na vitrine, a fim de atrair clientes para o interior da loja.
- Cuide da exposição dos produtos para que não dê a impressão de que a loja está vazia.