Clube de assinatura: o modelo de negócios do momento!
19/05/2025 - 18h
Descubra como criar um clube de assinatura e ganhar dinheiro com um negócio criativo que tem conquistado os brasileiros!
Já pensou como seria legal receber em casa seus produtos preferidos mensalmente?
Essa é a proposta do clube de assinatura, um modelo de negócio que tem encantado o público brasileiro nos últimos anos!
Que tal entender um pouco mais sobre o que faz esse formato tão popular, além de aprender os principais pilares para criar um negócio promissor e lucrar?
Leia esta matéria até o final para não perder nenhum dos tópicos que preparamos para você:
• Clube de assinatura: conheça as oportunidades do mercado
• Tipos de clubes de assinatura
• Defina planos e valores
• Atenção à logística!
• Prepare o unboxing perfeito
• Assaí: preços baixos, facilidade e variedade para você!
Aproveite a leitura e não se esqueça de compartilhar se gostar do assunto!
Clube de assinatura: conheça as oportunidades do mercado
Desde a pandemia de 2020, as pessoas começaram a procurar maneiras mais fáceis de comprar produtos ou contratar serviços sem precisar sair de casa.
Foi nesse período que os clubes de assinaturas começaram a se destacar no mercado.
Com eles, as pessoas passaram a ter mais comodidade e custo-benefício, afinal, pagar uma mensalidade para receber vários produtos de sua preferência pode ser mais econômico do que comprar individualmente.
Esse formato se mostrou vantajoso não só para os consumidores como, também, para os empreendedores, já que, com um clube de assinatura, é possível ter uma renda recorrente e, consequentemente, uma previsibilidade na receita.
Sem mencionar que o clube de assinatura pode oferecer uma experiência personalizada, criando uma conexão com a clientela, o que pode facilitar sua fidelização!
Leia também: Franquias populares: 4 setores para investir e faturar.
Caso você não saiba como esse modelo de negócio funciona na prática, aqui vai uma explicação simplificada:
1 - O consumidor acessa o site da empresa e seleciona o plano que mais atende às suas necessidades, escolhendo quais produtos tem interesse e com qual periodicidade deseja receber (mensalmente, trimestralmente, semestralmente, etc).
2 - A empresa recebe o pedido e prepara uma caixa com os produtos que a pessoa deseja, enviando para a entrega no período combinado no plano.
3 - O cliente recebe sua encomenda e tem a opção de manter o plano atual ou evoluir e aumentar a quantidade de produtos ou a frequência, dependendo das opções disponíveis.
Muito legal, não acha?
A seguir, explicaremos sobre os tipos de clubes e como estruturar o seu!
Tipos de clubes de assinatura
Um dos grandes benefícios de criar um clube de assinatura é que as possibilidades de produtos e serviços são praticamente ilimitadas!
Mas, para definir qual é o melhor, é necessário pesquisar a fundo sobre os clubes que já existem, entendendo do que as pessoas sentem falta e o que desejam encontrar.
Segundo uma pesquisa da PagBrasil, os segmentos que as pessoas mais buscam são: saúde e bem-estar, entretenimento e beleza.
O segredo é escolher um nicho específico, mas que possua demanda, claro. Como, por exemplo, produtos de saúde e beleza para pessoas 50+.
Para ajudar você a ter mais ideias, preparamos uma lista com opções interessantes.
Confira abaixo:
SEGMENTO | TIPO DE CLUBE DE ASSINATURA |
ALIMENTAÇÃO | Snacks saudáveis, queijos artesanais, vinhos, cervejas artesanais, cafés especiais, doces gourmet, molhos e condimentos, carnes nobres, produtos veganos e kits para churrasco. |
BELEZA | Maquiagens, skincare coreano, produtos naturais, perfumes, cuidados com cabelo, esmaltes, cosméticos veganos, kits de spa em casa, cuidados masculinos e acessórios de beleza. |
INFANTIL | Livros infantis, brinquedos educativos, atividades pedagógicas, jogos de montar, materiais artísticos, roupas infantis, fraldas e cuidados, histórias para dormir, kits de ciências e lanches saudáveis. |
PETS | Rações premium, petiscos, brinquedos, coleiras e acessórios, produtos de higiene, snacks naturais, caixas temáticas mensais, produtos para gatos, cuidados dentários e roupinhas pet. |
LIVROS | Literatura contemporânea, clássicos, thrillers, livros de autoajuda, HQs e mangás, romances, não ficção, livros infantojuvenis, lançamentos do mês e poesia. |
MODA E ACESSÓRIOS | Meias estilosas, camisetas criativas, lingeries, bijuterias artesanais, óculos e acessórios, bolsas e carteiras, lenços e echarpes, sapatos confortáveis, acessórios sustentáveis e peças personalizadas. |
SAÚDE E BEM-ESTAR | Suplementos, chás funcionais, vitaminas, incensos e velas, produtos fitoterápicos, óleos essenciais, snacks naturais, balas e gomas saudáveis, kits detox e autocuidado emocional. |
TECNOLOGIA E GEEK | Gadgets tecnológicos, acessórios gamer, itens de cultura pop, colecionáveis, HQs e action figures, camisetas geeks, itens de animes e séries, boxes de jogos, papelaria geek e brindes exclusivos. |
CASA E DECORAÇÃO | Velas aromáticas, plantas, objetos de cerâmica, papelaria decorativa, itens de organização, posters e quadros, acessórios de mesa posta, aromatizadores, tapetes, mantas e porta-retratos. |
CULINÁRIA | Kits para receitas, especiarias do mundo, massas artesanais, pães especiais, molhos diferenciados, ingredientes sazonais, produtos regionais, chocolates finos, azeites e vinagres, queijos e embutidos. |
ARTE E DIY | Pintura em tela, bordado, crochê, scrapbooking, letterings e caligrafia, costura criativa, cerâmica em casa, artes com papel, kits de velas e sabonetes e modelagem em argila. |
Defina planos e valores
Assim como os streamings, os clubes de assinatura também precisam de planos.
Dessa forma, o consumidor pode escolher o que mais interessar e fizer sentido para o seu orçamento.
Empreendedores digitais que trabalham nesse ramo recomendam que as opções não sejam tão extensas, pois isso pode dificultar a tomada de decisão do consumidor.
Com isso em mente, trouxemos exemplos de como seriam 3 planos. Veja só:
PLANO BÁSICO
Ideal para quem quer experimentar sem compromisso.
Uma seleção menor, mas bem pensada, com os itens essenciais do mês.
• 3 a 4 produtos
• folheto explicativo
• mimo simples ou amostra
PLANO MÉDIO
Equilíbrio perfeito entre variedade e custo-benefício.
Mais produtos, mais surpresas e uma experiência mais completa.
• 5 a 7 produtos
• item surpresa do mês
• conteúdo exclusivo (ex: QR code com dica ou tutorial)
PLANO PREMIUM
A melhor experiência que o consumidor pode esperar, com itens exclusivos!
• 8 a 10 produtos
• brindes especiais
• acesso antecipado a lançamentos
• voucher de desconto
Na hora de organizar as informações no site, não se esqueça de detalhar o que cada plano inclui, assim, o cliente terá um alinhamento de expectativas e uma percepção mais positiva.
Caso opte por planos com uma periodicidade maior, como semestralmente ou anualmente, procure oferecer mais benefícios e descontos, assim, a pessoa terá uma motivação maior para a contratação.
Sobre a precificação, lembre-se de considerar os custos de produção e o valor percebido.
Lembrando que o valor precisa acompanhar a evolução do plano.
Atenção à logística!
O cliente precisa receber o que pediu intacto e com agilidade, conforme o prazo estipulado previamente na contratação do plano.
Portanto, busque serviços de logística e transporte seguros e responsáveis que cuidarão do processo de entrega da melhor forma possível.
Leia opiniões sobre clientes anteriores para entender o histórico e a reputação da empresa.
O mesmo pode ser feito para o recebimento dos pagamentos!
Existem plataformas automatizadas que facilitam a venda, o pagamento e até o gerenciamento do negócio, como, por exemplo:
• Cobre Fácil
• Agile Commerce
• Alumy
• Betalabs
• Linx Commerce
• Signashop
• Rits SignUp
• VTEX
Transparência é fundamental para que seu negócio dê certo, portanto, forneça para o cliente o máximo de informações possíveis sobre o processo de entrega.
Prepare o unboxing perfeito
Receber uma encomenda em casa é um dos momentos mais esperados pelos consumidores que compram online!
O segredo do clube de assinatura é que você estará vendendo uma experiência, não apenas um produto, então o recebimento precisa ser memorável.
Para que isso aconteça, aqui vão algumas dicas:
• Brinque com os sentidos, usando cores, texturas e aromas que chamem a atenção e façam sentido para o tipo de produtos que estão sendo entregues!
• Organize a caixa em “camadas” para ajudar na experiência de descoberta dos produtos
• Humanize a experiência com frases escritas na caixa ou até mesmo uma carta escrita à mão (ou digitalmente), com o nome da pessoa e um recadinho
O recebido precisa ser “instagramável”, para motivar o cliente a divulgar para outras pessoas e ainda deixar sua opinião sobre a experiência.
Seguindo esses passos, você poderá criar um empreendimento digital que ainda vai crescer muito nos próximos anos!
Desejamos muito sucesso para você e seu clube de assinatura.
Também recomendamos a leitura da seguinte matéria: Descubra como planejar promoções o ano inteiro.
Assaí: preços baixos, facilidade e variedade para você!
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Obrigado por ler até aqui e até a próxima matéria do Blog Assaí.