Compartilhe

Tomar sol traz benefícios, mas é preciso alguns cuidados

Tomar sol é muito importante para a saúde do corpo, mas é preciso evitar excessos

Você gosta de tomar sol? É um costume bem comum de quem vai à praia ou frequenta a piscina! Além de estimular a produção de melanina, pigmento que dá a cor morena à pele, a luz do sol estimula a produção de vitamina D no corpo e melhora a qualidade de vida.

Confira os benefícios de se tomar sol regularmente:

- Auxilia na produção de vitamina D, responsável por equilibrar o cálcio e fósforo no organismo e auxiliar na saúde dos ossos e do sistema imunológico

- Ajuda a regular o sono e melhora quadros de insônia

- Fortalece o organismo contra doenças relacionados ao distúrbio de humor, como depressão e estresse

- Ajuda no bronzeamento da pele e na proteção do tecido epitelial, tornando-o menos suscetível a doenças da pele causadas por baixa imunidade

Tomar sol é uma ótima alternativa, tanto para a saúde quanto para o humor. É sob ele que acontecem os encontros no parque, os jogos de futebol com os amigos, os churrascos em família e as viagens para a praia.

Mas é importante cuidar da pele e ter em mente que o excesso de exposição aos raios UV faz mal. Tomar muito sol pode prejudicar a saúde e trazer danos irreparáveis à pele.

 

CUIDADOS COM O SOL

Algumas doenças, como câncer e dermatoses graves, são as principais vilãs.

Além disso, as queimaduras solares são as mazelas mais comuns, devido à falta de uso do protetor solar. Efeitos de insolação também são recorrentes, com quadros de enxaqueca, fotossensibilidade nos olhos e mal-estar no estômago.

Para evitar prejuízos a longo prazo, visite sempre um dermatologista para avaliar pequenas manchas ou qualquer anomalia na superfície da pele. O uso de protetor solar diariamente também é necessário para fugir das doenças causadas pelo excesso de radiação e também do envelhecimento precoce.

Se for tomar sol, prefira os horários em que a radiação está mais amena, ou seja, antes das 10h da manhã ou depois das 16h da tarde. Principalmente para crianças, proteja os olhos e o couro cabeludo com chapéus e instale guarda-sóis para não receber diretamente a luz solar.

Se você conseguir tomar todos os cuidados de prevenção necessários, fica muito melhor curtir a praia, as férias e os dias de lazer junto com toda a família, sem arriscar a saúde do seu corpo e da sua pele.

Gostou das dicas? Então aproveite o melhor da estação com o Assaí Atacadista! Leia mais e fique por dentro de todas as notícias para o seu dia a dia.

Você também pode
gostar de:

travessa de assado de salmão e outros alimentos de páscoa - peixe para a páscoa - assaí atacadista

Peixe para a Páscoa: 5 opções que cabem no seu bolso

Leia esta matéria antes de comprar peixe para a Páscoa e economize muito mais!  

prato com ovos e especiarias e decorações de coelho - receitas salgadas para a pascoa - assaí atacadista

Veja 4 receitas salgadas para a Páscoa e se delicie!

Confira receitas salgadas maravilhosas para a Páscoa!  

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!