Conteúdo principal

NEGÓCIOS DE IMPACTO SOCIAL: A VEZ DAS COMUNIDADES

Ele quis levar alimentação de qualidade para as comunidades; acabou criando dois projetos que impulsionam dezenas de negócios nas periferias do Nordeste

10

Um obstáculo diário na vida de quem mora em comunidades, na periferia dos grandes centros, foi o ponto de partida para Hamilton Silva – um carioca de 33 anos com raízes pernambucanas – aprimorar ideias de negócios com impacto social que já vinham sendo testadas há quase uma década.

Hamilton criou com a mulher, Isabela Ribeiro, dois empreendimentos no bairro Casa Amarela – um complexo de favelas onde moram mais de 30 mil pessoas, na zona norte de Recife: o Silva Delivery e o Nossa! Cozinhas.

O obstáculo: nas comunidades, receber comida na porta de casa, via aplicativo, é praticamente impossível. É preciso sair de casa e ir até a esquina ou a um ponto de referência próximo. Essa dificuldade só conhece quem vive a realidade das periferias no Brasil.

E Hamilton Silva, que cresceu em favelas de Nilópolis e São Gonçalo (RJ), sabe disso. Atualmente vivendo em Recife (PE), ele formou um "exército" de entregadores locais, e criou espaços para dezenas de cozinheiras terem seus próprios negócios diretamente nas comunidades.

Por gerar renda e ter chance de escalabilidade − ou seja, de se multiplicar −, o Silva Delivery está recebendo apoio de um fundo que investe em empreendedores das periferias para se consolidar.

E o Nossa! Cozinhas – interligado ao delivery - tornou-se um espaço compartilhado (coworking) de cozinheiras autônomas que moram na localidade.

Como o público das cozinheiras do projeto está dentro das favelas e os grandes aplicativos não entregam em todo lugar, os pequenos empreendimentos perdem vendas. O Silva Delivery veio derrubar essa barreira.

10

Impacto social que gera lucro, pertencimento e protagonismo

O Nossa! Cozinhas nasceu da união de forças. Cada cozinheira ou cozinheiro é um restaurante. Tem a Alexandrina Massas, a Dona Rô, a Beca Lanches… Quem se inscreve para alugar um espaço no coworking passa por uma breve orientação sobre empreendedorismo e por uma avaliação de viabilidade.

Os coworkers inscritos recebem treinamentos. A ideia é que sejam protagonistas e se habilitem a gerir os próprios negócios. Também contam com o apoio de profissionais de nutrição para melhorias nos cardápios e nos processos e, como diz Hamilton, ressignificar o que é comida boa. “Acreditamos no equilíbrio, em provar de tudo e usar o que é de qualidade”, acrescenta.

No delivery, a proposta é também gerar oportunidades de trabalho temporário, de passagem, para os cadastrados. “Não trabalhamos com bloqueios de entregador, como fazem as grandes plataformas, e eles não precisam ter moto”, explica Hamilton.

Esse modelo, segundo ele, traz um necessário senso de pertencimento que os grandes aplicativos ignoram. “A gente quer que esse trabalho seja apenas um caminho para o começo ou o recomeço para outras oportunidades na vida deles”, reforça.

Raio X do Nossa! Cozinhas

  • Cinco cozinhas em coworking nas comunidades de Recife
  • 62 estações de trabalho (restaurantes)
  • 100% dos negócios formalizados (MEI)
  • Uma nutricionista e quatro técnicas na área
  • R$ 150,00 o aluguel da estação + comissão sobre as vendas
  • 100% das vendas realizadas por WhatsApp
  • Variedade de negócios: feijoada completa, vegana, massas, sanduíches, saladas etc
  • Compras em quantidade com redução de custo dos insumos
  • Planos de expansão: regiões Norte e Nordeste
  • Previsão em 2022: abrir três cozinhas em Fortaleza
10

Desafio: aprender com erros e acertos

O Nossa! Cozinhas e o Silva Delivery são a reestruturação de um projeto que Hamilton lançou no Rio de Janeiro, em 2015.

Conhecido como Saladorama, o empreendimento nasceu da vontade de oferecer refeições saudáveis – especialmente saladas orgânicas − nas periferias, uma vez que alimentação equilibrada e diversificada não era habitual nas comunidades.

Hamilton percebeu a diferença de hábitos quando passou a trabalhar e se alimentar na empresa. Era muito diferente de onde ele cresceu. Mas o projeto – mesmo vendendo 2 mil saladas por mês − não evoluiu como o esperado.

Por isso, no lugar de contratar cozinheiras e colocar os restaurantes parceiros sob o nome Saladorama, como antes, ele criou o modelo do Nossa! Cozinhas.

No modelo, cada um é protagonista do próprio negócio, utiliza suas próprias marcas e paga um valor pelo espaço e pelas vantagens oferecidas no coworking. “Hoje, eles me pagam para não se preocuparem com outra coisa além de cozinhar”, explica.

Para Hamilton, outro erro inicial foi compartilhar o processo evolutivo do projeto, quando ainda mantinha as cozinhas nas comunidades em fase de testes.  Naquele momento, tanto acertos quanto erros ficaram expostos e várias expectativas foram frustradas, gerando críticas de participantes.

Raio X do Silva Delivery

  • 120 entregadores
  • 18 anos é a idade mínima para participar
  • 94 mil entregas em 2021
  • 100% das entregas feitas pelo Silva Delivery
  • Bicicleta é o principal meio de transporte da frota
  • Até R$ 7,00 taxa de entrega + adicional após os 4 km
  • Entrega na porta do cliente
  • Sem bloqueio de entregador

PICOLÉ DE COXINHA? TEM SIM!

Conheça a história de Érika: com a ajuda da filha Nicole, ela criou o picolé de coxinha como alternativa de renda e, em pouco mais de um ano, expandiu seu negócio
Leia mais +

PRODUTOS DE HIGIENE SUSTENTÁVEIS

Destaque para o crescimento de produtos de higiene de origem natural e a mudança no comportamento de compra
Leia mais +

7 CUIDADOS COM A GENGIVA PARA SAÚDE BUCAL

Além da escovação e do cuidado com os dentes, é essencial manter a gengiva saudável para prevenir doenças
Leia mais +

ESTAÇÃO CARRÃO-ASSAÍ ATACADISTA

Rede Assaí faz parceria inédita com o Metrô na capital paulista e batiza a  Estação Carrão, da Linha3-Vermelha, como Carrão-Assaí Atacadista
Leia mais +

UMA VIAGEM GASTRONÔMICA À AUSTRÁLIA

Animais exóticos, churrasco, praias e a maior barreira de corais do mundo são destaques deste país que tem semelhanças com o Brasil
Leia mais +

VAI UM TIRA-GOSTO?

Petiscar com amigos, acompanhado de uma bebida gelada, é paixão nacional. Em qualquer parte do país, tem sempre um sabor da cozinha local para se experimentar
Leia mais +

MASSA ARTESANAL: INVISTA NESSA IDEIA

Pratos caseiros elaborados com massas frescas ganham espaço entre os consumidores e ampliam as chances de começar um negócio próprio no Brasil
Leia mais +

HISTÓRIA DE EMPREENDEDORA ESCRITA COM CORAGEM

Com boas ideias e mão na massa, Tatiana Japiassu conta como vem construindo uma história de conquistas no calçadão de Alcântara (RJ)
Leia mais +

PRÊMIO ACADEMIA ASSAÍ: OPORTUNIDADE PRA VOCÊ!

Começa mais uma edição do Prêmio Academia Assaí Bons Negócios, que se firma como um importante suporte para micro e pequenos empreendedores do setor de alimentação de todo
Leia mais +

OS DESAFIOS DO PRIMEIRO NEGÓCIO

Empreendedoras de “primeira viagem” no ramo de alimentação, Terezinha e Fabiana juntaram a oportunidade com a coragem e a sensibilidade para crescer vendendo marmitas
Leia mais +

COMO RECUPERAR CLIENTES PERDIDOS?

Especialista explica o que fazer e por que custa caro perder clientes no seu negócio
Leia mais +

PIX SAQUE E PIX TROCO – O QUE É E COMO FUNCIONA?

Novas facilidades do PIX agilizam serviços e movimentam recursos entre empresas e clientes
Leia mais +

HABILIDADES SOCIAIS PODEM FAZER A DIFERENÇA

As habilidades sociais são a chave não só para bons relacionamentos, mas para bons negócios também
Leia mais +

APOSENTADORIA É UM DIREITO. PENSE JÁ NO SEU FUTURO

Quem trabalha por conta própria tem muitos desafios no dia a dia e, além das questões relacionadas ao negócio, precisa cuidar de direitos e obrigações, como a aposentadoria
Leia mais +

Compra pelo celular no Assaí ON-LINE

Parceria Assaí Atacadista com as plataformas Uber e Rappi amplia as oportunidades de compras e entregas para clientes da rede em diferentes pontos do país
Leia mais +

BENTÔ CAKE: BOLINHOS DIVERTIDOS

Com mensagens inusitadas para aniversários e comemorações, os bentô cakes  são a novidade do momento na confeitaria
Leia mais +

PREPARE O CORAÇÃO! VEM AÍ O BRASILEIRÃO ASSAÍ 2022

O Assaí é o Atacadista Oficial de um dos principais campeonatos de futebol do mundo e associa novamente sua marca ao esporte que é paixão nacional
Leia mais +