De feiras de rua a restaurantes sofisticados, São Paulo revela uma rica mistura de sabores, culturas e histórias que se encontram na paixão por servir e partilhar
Cada canto da maior cidade do país revela uma combinação de tradições, histórias, ingredientes e temperos. De pratos brasileiríssimos a receitas internacionais de todas as partes do mundo, São Paulo tem uma imensa variedade gastronômica, que passeia por feiras de rua, botecos, restaurantes sofisticados, pizzarias e pastelarias tradicionais.
Mais que comer bem, viajar por São Paulo representa conhecer histórias e culturas e descobrir novas possibilidades.
Cada região da cidade tem sua própria identidade culinária, mas todas elas se encontram em um ponto comum: a paixão por servir e partilhar. Em “Sampa”, a qualidade e o serviço dos estabelecimentos do setor de alimentação se destacam como uma atração turística.
Cada região de São Paulo tem sua própria identidade culinária, mas todas elas se encontram em um ponto comum: a paixão por servir e partilhar.
ZONA OESTE
Um caldeirão cultural
A Zona Oeste de São Paulo é um verdadeiro caldeirão cultural, onde tradição e inovação convivem em harmonia. Restaurantes autorais e renomados se misturam a pequenos negócios, oferecendo desde pratos internacionais até clássicos, como o virado à paulista, com opções para todos os bolsos.
A região também se destaca pela forte presença das “padocas” – das artesanais aos grandes estabelecimentos e suas refeições completas a qualquer hora do dia (e da noite).
ZONA NORTE
Polo gastronômico
Na Zona Norte de São Paulo, o bairro de Santana se destaca como um dos maiores polos gastronômicos da cidade, com mais de mil estabelecimentos, entre bares, pizzarias e restaurantes que vão dos famosos aos praticamente escondidos.
Já o bairro do Limão concentra tradições nordestinas e tem a comida sertaneja como protagonista, resultado da forte presença de migrantes do Nordeste. A influência italiana também tem seu lugar na região, com cantinas e pizzarias que preservam receitas tradicionais.
ZONA CENTRAL
Reduto asiático
Em São Paulo, a cozinha oriental tem lugar garantido na Zona Central. Bairros como Liberdade, reduto da comunidade japonesa, e Bom Retiro, onde há uma grande concentração de coreanos, são conhecidos pelos restaurantes típicos e mercados especializados em produtos orientais.
A Bela Vista, por outro lado, é famosa pelas cantinas italianas, que oferecem receitas autênticas, e por algumas das padarias mais antigas da capital paulista.
ZONA SUL
Tradição brasileira
Bairros como Moema, Itaim Bibi e Vila Olímpia, na Zona Sul, abrigam restaurantes internacionais sofisticados, enquanto Santo Amaro é conhecido pela culinária tradicional brasileira, com destaque para a feijoada.
A região também é famosa pelas churrascarias que servem o tradicional rodízio de carnes. Além disso, festivais gastronômicos, como o "Sabor da Quebrada" e o "Festival do Capão", no Capão Redondo, celebram a cultura periférica, enquanto no Grajaú pequenos empreendedores se destacam com pratos simples e afetivos, valorizando a comida caseira.
ZONA LESTE
Comida de rua
A Zona Leste de São Paulo é um celeiro de tradições gastronômicas, com bairros como Mooca, que sofre forte influência italiana, e Itaquera, que resgata a tradição da cozinha sertaneja nordestina.
Além das opções mais tradicionais, a região tem ótimas alternativas para quem gosta de comida de rua. A Praça Silvio Romero, no Tatuapé, é um dos endereços mais conhecidos de São Paulo quando o assunto é food truck, e as pastelarias e as feiras são tradições regionais que unem simplicidade e sabor.
Assaí
Um começo simples, mas cheio de propósito na Vila Carrão
O Assaí Atacadista tem origem exatamente no caldeirão de sabores da Zona Leste de São Paulo. Em 1974, no coração da Vila Carrão, nasceu a primeira loja da rede – com o olhar voltado para os pequenos transformadores, como pizzarias e pastelarias.
Em 1985, o Assaí já se destacava entre os maiores revendedores de muçarela da capital, uma referência regional de atacado para comerciantes.
O tempo passou, o cenário mudou e hoje a empresa é uma das maiores do Brasil, com mais de 300 lojas espalhadas por todas as regiões do país. Sua origem, no entanto, está ligada à comida de rua da Zona Leste, onde pequenos empreendedores ainda hoje abastecem seus negócios com produtos frescos e acessíveis.
Para celebrar e manter viva a ligação com suas raízes, em 2021, a rede assumiu os naming rights da estação Carrão do Metrô, agora chamada Carrão–Assaí Atacadista.