Plataformas digitais facilitam a gestão dos pedidos para oferecer recompensas a clientes recorrentes, mas é preciso atenção às regras e aos benefícios

Construir uma base de clientes leais é um dos desejos de quem administra um negócio, afinal, consumidores fiéis representam vendas recorrentes e ainda funcionam como verdadeiros promotores de seus estabelecimentos preferidos.
Mas conquistar essa fidelidade vai além de oferecer um bom produto. Envolve toda a experiência de consumo: atendimento, ambiente, qualidade dos alimentos, preço justo, agilidade no serviço e, claro, incentivos para que o consumidor escolha voltar.
Nesse contexto, contar com programas de fidelidade bem estruturados pode ser o diferencial que um empreendimento precisa para se destacar no mercado.
COMO FUNCIONA?
Basicamente, a ideia de oferecer um programa de fidelidade é recompensar os clientes regulares com benefícios exclusivos. O programa pode ser:
- Acúmulo de pontos por compra, que podem ser trocados por descontos, brindes ou produtos disponíveis no estabelecimento. 
- Promoção para aniversariantes, com sobremesa gratuita, desconto especial ou refeição no dia do aniversário. 
- Indicação, com descontos para clientes que recomendam o estabelecimento e para os indicados que finalizam a compra. 
- Benefícios exclusivos, como estacionamento gratuito e prioridade na reserva em dias concorridos. 
- Valor social, revertendo pontos acumulados pelos clientes em doações para instituições filantrópicas. 

COLOCANDO EM PRÁTICA
A tecnologia é uma aliada na implementação dos programas de fidelidade. O uso de aplicativos e plataformas (próprias ou terceirizadas) facilita a gestão dos pontos, mas a escolha certa é essencial.
Existem aplicativos com versões pagas que possuem a funcionalidade integrada, como Costumer, Fidelimax e Goomer. Uma dica é pesquisar e escolher o mais adequado às necessidades do estabelecimento, priorizando plataformas simples e intuitivas.

iFOOD
O iFood é a plataforma de pedidos mais utilizada no Brasil e disponibiliza programas de fidelidade para empreendedores cadastrados. No app, é possível configurar benefícios de forma automatizada, oferecendo recompensas para clientes recorrentes depois de um determinado número de pedidos, por exemplo.
O empreendedor pode ainda determinar regras personalizadas na plataforma, indicando quantidade de pedidos e valor mínimo para cada um, validade e tipo de recompensa. Para garantir clareza e evitar dúvidas, é essencial detalhar todos os critérios do programa. Essas informações ficam disponíveis no perfil do seu negócio.
Dicas de sucesso
Não basta criar um programa de fidelidade, o sucesso da iniciativa exige:
- Atenção às preferências dos clientes e tendências de mercado. 
- Atendimento humanizado, com mensagens e respostas rápidas. 
- Recompensas reais e possíveis de serem alcançadas. 
- Divulgação nas redes sociais e no site do estabelecimento. 
- Boa experiência, com embalagens adequadas e entregas eficientes. 
 
 
















