Vencedora do Prêmio Academia Assaí 2024 na categoria Tecnologia, Tailana Fonseca Ordones, de Manaus (AM), conta como sua empresa conquistou quase 87 mil seguidores no Instagram
Comecei a empreender em 2019, vendendo brigadeiros no meu antigo emprego, e nunca imaginei ganhar um prêmio nacional trabalhando da minha cozinha. Na verdade, tudo começou na casa da minha sogra.
Aos poucos, fui conquistando clientes fiéis e hoje trabalho da minha própria cozinha, em Manaus (AM), tenho uma estrutura maior, equipamentos melhores e uma funcionária que me ajuda.
Mas não foi fácil chegar até a minha confeitaria digital.
Um acontecimento que me marcou foi quando, em 2021, decidi iniciar uma nova fase no interior do Pará com meu esposo e minha filha. Montamos um trailer de doces, porém a realidade foi dura. Por seis meses, trabalhei muito, mas vi meu sonho quase acabar.
Voltamos para Manaus e, com fé e coragem, recomecei. Aprendi que recomeçar não é fracasso — é coragem. Posso dizer que a confeitaria me reconstruiu e, hoje, meu trabalho é o meu refúgio.
Aprendi que recomeçar não é fracasso — é coragem. Posso dizer que a confeitaria me reconstruiu e, hoje, meu trabalho é o meu refúgio
Tailana Fonseca Ordones
Instagram para atrair e fidelizar clientes
A Taila Fonseca Confeitaria, minha empresa, atende totalmente pelas redes sociais. Enxerguei no Instagram uma plataforma poderosa e gratuita para alcançar mais pessoas e comecei a compartilhar minha rotina e os bastidores da produção.
Tenho quase 87 mil seguidores e faço isso todos os dias, é o que atrai novos clientes e mantém o movimento do meu delivery.
As redes sociais são uma ferramenta poderosa de vendas. Tem muita gente consumindo conteúdo e pouca criando — então, quem se posiciona sai em vantagem. O segredo é mostrar o trabalho com verdade, estudar bastante e não ter vergonha de ser dono do seu próprio negócio e de se expor.
PRÊMIO ACADEMIA ASSAÍ
Vencer o Prêmio Academia Assaí 2024 na categoria Tecnologia foi um marco na minha vida – me fez enxergar meu negócio com mais profissionalismo e reforçou que estou no caminho certo.
Depois do prêmio, percebi que meu trabalho passou a ser mais reconhecido e respeitado, surgiram oportunidades incríveis, como parcerias com marcas e contratos com lojas de confeitaria. Hoje, muita gente me chama de “menina do Instagram”, e eu levo isso com muito orgulho e bom humor.
O Assaí em sido um grande parceiro desde o início da minha jornada como empreendedora. Quando comecei a comprar insumos em maior quantidade, foi lá que eu encontrei as marcas que sempre quis usar e, o melhor, com ótimos preços.
Compro de tudo: desde itens do meu estoque até os ingredientes queridinhos, como leite condensado, creme de leite e também catupiry, que usamos nas nossas coxinhas. Esse é um detalhe curioso: apesar de sermos uma confeitaria, produzimos coxinhas crocantes, que são um sucesso!