Compartilhe

Salada no pote: prática, saudável e deliciosa! Veja como montar a sua!

Podendo ser armazenada na geladeira por vários dias, a salada no pote é uma ótima forma de otimizar o seu tempo na cozinha e garantir refeições saudáveis para a semana

Todo mundo sabe que consumir alimentos naturais, frescos e saudáveis é algo que faz bem para a saúde, não é mesmo? Não importa a sua idade: adicionar salada ao cardápio diário é fundamental para manter o organismo hidratado, nutrido e funcionando bem e evitar diversos problemas, como baixa imunidade e falta de vitaminas no corpo.

Apesar de ser um tipo de alimento que não vai para o forno e, assim, tem um tempo de preparo mais curto, a salada também exige alguns cuidados na hora de ser feita. É importante lavar todos os vegetais com muito cuidado, cortá-los em um tamanho adequado e, também, preparar um molho para acompanhar a refeição, deixando a salada mais gostosa e atraente.

Se você faz parte do grupo de pessoas que deseja tornar a sua alimentação mais saudável e, ao mesmo tempo, poupar tempo na cozinha, aprender a fazer a salada no pote de vidro é algo que pode deixar a sua rotina mais prática e saudável. 

Como já dissemos, apesar de ser um prato sem muitos segredos na sua preparação, existe uma ordem de ingredientes que pode ser seguida para fazer com que a sua salada dure mais tempo na geladeira e mantenha o aspecto de fresca. Assim, basta separar um dia da sua semana para preparar as saladas e você terá refeições saudáveis durante os próximos dias. Bom demais, não é mesmo? Confira as nossas dicas para montar a sua e mãos à massa!

COMO MONTAR UMA SALADA NO POTE PERFEITA?

ESCOLHA O POTE ADEQUADO

O primeiro passo para começar a montagem da sua salada é escolher um recipiente adequado para armazenar ela. Opte por um pote de vidro que tenha tampa. Uma dica é reutilizar os potes de conserva que podem estar encostados na sua casa ou no seu negócio, como os de palmito ou de azeitona, por exemplo. Eles são ótimos para armazenar a salada no pote.

O pote de vidro ajuda a manter os alimentos bem conservados e a garantir o sabor de uma salada fresca. Também, oferece a praticidade de poder ser levado na bolsa sem risco de vazamentos.

FAÇA A MONTAGEM NA ORDEM ADEQUADA

Na hora de montar a salada, nada de colocar qualquer ingrediente em ordem aleatória! É importante seguir uma estrutura que ajude a deixar a salada fresca e saborosa por mais tempo.

Ainda, antes de começar a montagem, lave e seque muito bem tanto o pote que será utilizado quanto todos os ingredientes que irão compor a sua salada. Agora sim é hora de começar a montagem:

  • Primeira camada: molho. Acrescente o molho que preferir para deixar a sua salada temperada. Pode ser um tradicional, feito com azeite, vinagre, sal e um toque de limão, ou molho pesto, vinagrete, guacamole, maionese, entre outros. Que tal preparar alguns molhos diferentes e acrescentar cada um deles a um pote de salada? Assim, você não vai enjoar da refeição, pois ela sempre terá um tempero diferente – e delicioso!
  • Segunda camada: legumes e verduras mais pesados. Agora é hora de distribuir os ingredientes mais densos, que podem ficar em contato com o molho e continuarão frescos e gostosos. Algumas boas opções de alimentos para essa camada são: cenoura, beterraba, tomate, pepino, repolho, grão de bico e feijão. Aqui, também, você pode adicionar algumas carnes, como peito de frango ou atum, por exemplo. Dica extra: caso deseje acrescentar tomate à sua salada, prefira o tomate-cereja em vez do tomate tradicional picado, já que o segundo pode soltar muita água quando cortado.
  • Terceira camada: complete com outros legumes e verduras. Aqui, acrescente os ingredientes mais leves e que ficam mais gostosos quando não passam muito tempo em contato com o molho, como milho e ervilha, por exemplo.
  • Quarta camada: folhas verdes. São várias as opções de folhas verdes que você pode utilizar para deixar a sua salada fresca e saborosa. Aproveite as diversas variações de alface disponíveis no mercado, rúcula, agrião, entre outras. Lembre-se sempre de deixar as folhas mais ao topo, sem contato com o molho. Assim, elas não irão murchar.
  • Quinta camada: incremente com ingredientes gostosos e leves, que darão um toque especial à sua salada. Você pode acrescentar frutas cortadas em cubinhos, uvas-passas, grãos e sementes, como linhaça, gergelim, quinôa, amêndoas laminadas, pedaços de queijo, entre outros.

VARIE OS INGREDIENTES PARA NÃO ENJOAR

Agora que você já sabe como montar uma salada de pote perfeita, aproveite para ousar nas montagens, investindo em ingredientes da época, que irão custar menos no seu bolso e o ajudarão a manter o cardápio sempre variado. Assim não tem erro!

E então, gostou das nossas dicas para montar a sua salada no pote e garantir uma alimentação mais saudável, prática e refrescante para o seu dia a dia? Fique sempre de olho no Blog Assaí para estar por dentro das melhores dicas e novidades para o seu dia a dia!

Você também pode
gostar de:

mulher preta e mulher asiática preparando uma receita de salada felizes na cozinha - Assaí Atacadista

Receita de salada: 3 opções coloridas e saudáveis

Veja como fazer uma receita de salada e melhore sua alimentação

mesa com pizza e temperos - abrir uma pizzaria - Assaí Atacadista

Dicas fascinantes para abrir uma pizzaria economizando

Aprenda como abrir uma pizzaria e tenha o seu próprio negócio alimentício!  

mulher negra empreendedora alimenticia em um restaurante - Prêmio Academia Assaí 2024 - Assaí Atacadista

Conquiste o sucesso no seu negócio com o Prêmio Academia Assaí 2024

O Prêmio Academia Assaí 2024 está de volta, trazendo novas oportunidades para micro e pequenos

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!