Compartilhe

Redução de perdas: evite o desperdício de alimentos

Evitar o desperdício de alimentos é o grande desafio global

Um dos países que mais produz é também um dos campeões em desperdício de alimentos.

O Brasil joga fora cerca de 40 mil toneladas de alimentos por dia. Essa quantidade seria suficiente para alimentar cerca de 19 milhões de pessoas. No mundo, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação (FAO), um terço dos alimentos produzidos para o consumo humano é perdido.

A estimativa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é que 50% das perdas de alimentos ocorrem durante o manuseio e transporte. Outros 30% se perdem na fase de comercialização e abastecimento e cerca de 10% dos alimentos são desperdiçados pelo consumidor.

Há esforços internacionais para implementar sistemas sustentáveis, com o intuito de reduzir o desperdício alimentar. Tendo o Brasil papel relevante no fornecimento global, torna-se imprescindível nova adequação, pois o desperdício não só causa grandes perdas econômicas como também tem um impacto significativo nos recursos naturais.

Mudanças necessárias

No combate ao desperdício de alimentos, não faltam boas práticas, tanto em políticas governamentais quanto na esfera empresarial. O varejo se comunica com o produtor rural e com o consumidor, formando um elo importante no combate ao desperdício.

Os agentes da cadeia de suprimentos encontram na tecnologia uma aliada com a função de manter a cadeia de suprimentos sincronizada, a partir da equalização entre estoque do varejo, distribuidor e indústria.

Criados para reduzir e prevenir perdas e desperdícios de produtos, os bancos de alimentos cumprem um papel importante nessa mudança, pois atuam no recebimento de doações de produtos considerados fora dos padrões para a comercialização, mas adequados ao consumo.

Estes são repassados a creches, escolas, asilos e hospitais. Atualmente, o país conta com mais de 200 bancos, que beneficiam 5 milhões de pessoas.

Que tal fazer a sua parte e ver receitas que reaproveitam alimentos no Blog Assaí? Além de bem informado, você ajuda a combater o desperdício e torna sua alimentação mais saudável. Fique sempre com a gente e aproveite cada leitura!

Você também pode
gostar de:

familia negra feliz cozinhando com um casal de filhos - Dia da Consciência Negra - Assaí Atacadista - culinária afro-brasileira

Culinária afro-brasileira: 5 receitas deliciosas para celebrar

Honre o Dia da Consciência Negra preparando receitas maravilhosas da culinária afro-brasileira! A relevância da...

4 dicas simples para manter seu assento almofadado limpo e novo

Saiba como higienizar o assento almofadado da Astra corretamente e mantê-lo como novo por mais tempo com essas di

Conheça a edição especial da margarina Claybom a 1⁠ª do Brasil

Veja a história da margarina Claybom, a primeira margarina do Brasil e comemore os 75 da marca com a edição espec

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!