Compartilhe

Como surgiu o hambúrguer e os tipos diferentes que existem

Em homenagem ao Dia do Hambúrguer, conheça a origem e alguns tipos de hambúrguer que existem!

 

Vontade de um hambúrguer caprichado na minha mesa agora! Uma receita que já ganhou o mundo pelo sabor, pela praticidade e pela variedade de ingredientes. E é sobre isso mesmo que vamos falar!

Você sabe de onde vem a receita original de pão, carne e queijo? Além de voltarmos à sua história e descobrirmos sua origem, vamos mostrar alguns dos vários tipos de hambúrgueres que existem atualmente, para todos os gostos e estilos. Então bora acompanhar essa viagem, começando lá no século XIII.

 

A HISTÓRIA DO HAMBÚRGUER

 

Existem muitos relatos sobre a origem do hambúrguer como o conhecemos, mas muitos especialistas dizem que tudo começou com as tribos da Ásia Ocidental, mais especificamente os mongóis, que faziam longas viagens a cavalo e colocavam um tipo de carne amassada e achatada em suas cargas, abaixo da cela, para serem transportadas e consumidas no meio do caminho.

Depois, esse tipo de carne chegou até a Alemanha, no porto de Hamburgo, onde os açougueiros encontraram uma forma de moer a carne e temperá-la para montar pratos rápidos, saborosos e com baixo custo. A iguaria ficou bastante popular na cidade e logo começou a percorrer outros cantos do planeta.

Depois de ficar famosa na Alemanha, a carne processada viajou até os Estados Unidos e a famosa receita de bife moído foi apelidada pelos americanos de “hamburg steak” (carne ou bife de Hamburgo).

Mais adiante, em meados de 1900, um empresário da época gostou da praticidade de fazer carne processada, por conta de ela ser barata e fácil de preparar, e teve a ideia de vender em grande escala.

Nessa época, em 1921, foi que surgiu a primeira rede de lanchonetes especializada em hambúrgueres, chamada White Castle, com carne cozida e temperada com cebola. O negócio deu tão certo que outros empresários também quiseram investir na ideia, indo mais adiante. 

 

Em 1921, os irmãos Maurice e Dick Donald abriram o seu primeiro drive-in na Califórnia, criando um novo modelo de negócios e um novo hábito de consumir comida rápida pronta, conhecido como fast food.

No Brasil, o hambúrguer apareceu junto com as famosas redes de fast food americanas, com o investimento do tenista Robert Falkenburg, que trouxe a primeira rede ao Rio de Janeiro, em 1952.

De lá para cá, o mercado de burgers só cresceu, com novas receitas, a montagem de combos com refrigerante e fritas e o conceito de hamburgueria gourmet e até de hambúrguer vegetariano e vegano! Sorte a nossa, porque é tanta delícia no cardápio que fica difícil escolher!

 

TIPOS DIFERENTES DE HAMBÚRGUERES

 

Como vimos, o hambúrguer vem de muito tempo e até de outro continente. Mas, conforme os anos foram passando, a receita só foi melhorando, com versões diferentes para diversos perfis de consumidores e de mercado.

Por isso, vamos mostrar alguns dos tipos mais consumidos atualmente para você ficar com água na boca e também para celebrar o Dia do Hambúrguer, que acontece em 28 de maio. Confira!

 

Hambúrguer gourmet

O hambúrguer gourmet ou artesanal traz uma receita diferenciada com preparação mais elaborada, ingredientes especiais e um blend de carnes mais nobres. Trata-se de um modelo de negócios que cresceu muito no sistema de hamburguerias por todo o Brasil.

 

Smash burger

O smash burger é um hambúrguer literalmente achatado, de aproximadamente 100 g, que ganhou bastante popularidade nas redes de fast food. Com os hambúrgueres mais finos, é mais fácil inserir vários discos de carne no lanche sem deixá-lo muito pesado, mantendo a suculência e barateando o seu custo de produção e venda.

 

Hambúrguer vegetal

O hambúrguer de “carne vegetal” utiliza ingredientes à base de plantas. Um produto criado para atender principalmente o público que não come carne, mas ama comer hambúrguer. O sabor é idêntico ao de carne comum e também pode ser comprado pronto.

 

X-burger/cheeseburger tradicional

O mais tradicional de todos. O pão com carne e queijo é o tipo de hambúrguer mais comum e podemos até dizer que é o “pai dos burgers”. Uma combinação simples de ingredientes, de fácil preparo, mas com uma explosão de sabores que muita gente adora! Por ser menor, atende bem à fome de crianças ou à de quem não costuma comer em grandes quantidades.

 

Hambúrguer recheado

Com o aperfeiçoamento das receitas e também das ideias para as grandes redes de fast food venderem mais, surgiram muitas versões de hambúrguer – e uma delas é o recheado.

Geralmente, o recheio leva muito queijo e sua estrutura é parecida com a de um polpetone, mas que, quando colocado no pão de hambúrguer, vira um gigante em sabor!

 

Hambúrguer de macarrão

Tem também a seção de iguarias e versões mais exóticas de hambúrguer, como esse, em que o pão é substituído por macarrão instantâneo. Podemos citar outras combinações exóticas, como o hambúrguer de coxinha, de brownie, de acarajé, de feijoada ou de sushi. Mas isso surgiu mais por conta da criatividade dos brasileiros, que amam criar receitas novas!

 

Hamburgão (salgado)

Um salgado supertradicional em padarias, lanchonetes e feiras é o hamburgão. Ele nada mais é do que um pão de massa assado com recheio de hambúrguer, presunto, tomate e queijo. Uma verdadeira delícia que muita gente conhece por ter experimentado na infância.

 

Nossa, poderíamos ficar horas falando da variedade de hambúrgueres e sobre tudo o que ele representa, mas, quando começa a bater a fome, fica difícil, não é verdade?

Esperamos que você tenha gostado da matéria e conhecido mais sobre a origem do hambúrguer e as diversas combinações que existem por aí. Fique de olho em nossas redes sociais para mais novidades, receitas e dicas para o seu dia a dia. Até mais!

 

Você também pode
gostar de:

Receita de S’mores: doce americano para fazer em casa

Com Marsh Camping Fini você leva sabor e diversão para sua família

casal sênior com homem e mulher brancos fazendo planejamento financeiro - economia doméstica - Assaí Atacadista

Economia doméstica: economize no dia a dia e viva bem

Transforme sua forma de lidar com as finanças aprendendo sobre economia doméstica!

Receitas com Nescau perfeitas para começar bem o dia

Vamos encher o dia com doçura e energia? Confira essas duas receitas perfeitas com Nescau

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!