Meios de comunicação: vantagens e desvantagens de anunciar em cada um
28/07/2015 - 14h
Saiba os prós e contras dos meios de comunicação para anunciar seu negócio!
Que a divulgação é uma ação fundamental para o sucesso de uma empresa, os empresários já sabem.
Mas optar pelo veículo no qual o negócio será divulgado é um passo mais complicado do que parece.
Para embasar essa decisão é importante saber quais são as vantagens e as desvantagens dos diferentes tipos de mídia.
Confira algumas orientações do Sebrae, e aprenda mais sobre o assunto.
Vantagens e desvantagens dos meios de comunicação
Rádio
O rádio é um excelente meio no que diz respeito ao contato direto com o público.
Vantagens:
- ● o custo por contato é baixo e os prazos de produção são curtos.
- ● permite uma rápida concretização do planejamento.
- ● é flexível e permite segmentar o público-alvo
- ● é possível "regionalizar”
- ● estar presente em várias durações e períodos de horários específicos
Desvantagens:
● fraca demonstração e identificação com o produto
● proporciona níveis de cobertura baixos
● elevados níveis de repetição provocam o rápido esgotamento da comunicação utilizada
Internet
Vantagens:
- ● possibilidade de segmentação comportamental
- ● comunicação interativa através de site, redes sociais, e-mail
- ● sistemas para coletar dados dos leads e clientes com segurança
- ● visibilidade e credibilidade da marca
- ● reconhecimento por sites de buscas (Google, Bing, etc)
- ● vários formatos de conteúdo (texto, vídeo, áudio)
- ● possui métricas para alcance, visualização, entre outros
Desvantagens:
- ● dificuldade em alcançar um público mais velho, dependendo da complexidade da divulgação
- ● alto custo de divulgação de marketing (conforme a expectativa de resultados da campanha)
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Televisão (TV)
Vantagens:
- ● excelente veículo para a demonstração do produto
- ● possibilita elevados níveis de qualidade e de alcance em todos os segmentos da população
- ● grande flexibilidade, pois permite a seleção de vários períodos e horários em programas distintos, com diferentes durações e sob a forma de patrocínio
- ● resultados rápidos em termos de cobertura e impacto
Desvantagens:
- ● o tempo de vida de um spot televisivo é curto
- ● elevados custos de produção, com necessidade de orçamento elevado para um impacto mínimo
- ● obriga um planejamento a longo prazo, devido à saturação publicitária do meio
- ● dificuldade em alcançar um alvo muito específico.
Mídia Impressa
A mídia impressa engloba jornais, revistas e demais publicações periódicas.
Vantagens:
- ● maior tempo de exposição da comunicação ao alvo, com contato direto do público
- ● grande flexibilidade, em termos de regionalização
- ● possibilidade de segmentação e variedade de formatos e localizações
- ● não exige um orçamento elevado para um mínimo de impacto.
Desvantagens:
- ● obriga um planejamento em longo prazo, devido à saturação publicitária e condicionamentos de ordem técnica
- ● baixos índices de cobertura em alguns segmentos da população.
Mídia Exterior
Nada mais é do que outdoores, placas, sinalização, pintura de muros, entre outros.
Vantagens:
- ● obtém elevados níveis de repetição
- ● não requer uma atitude de recepção do consumidor para se entrar em contato com ele
- ● excelente meio de lembrança da comunicação utilizada em outros meios
- ● reforça o conhecimento da marca
- ● grande flexibilidade em termos de regionalização, dimensão e forma, como cartazes, painéis rotativos etc.
Desvantagens:
- ● elevados custos de produção
- ● exige um planejamento a longo prazo, devido às necessidades técnicas de produção
- ● meio fraco para a veiculação de mensagens publicitárias sofisticadas
- ● dificuldade em mensurar o alcance
Marketing Direto
O marketiing direto também é conhecido como mala direta (catálogos, folhetos, folder, cartas etc.).
Vantagens:
- ● possibilidade de contato direto, e personalizado, com o público-alvo
- ● elevada possibilidade de segmentação do alvo a ser atingindo
- ● a eficácia nos resultados obtidos é conseguida através da utilização de técnicas específicas de comunicação
Desvantagens:
- ● escolha limitada dos alvos a serem atingidos
- ● grandes lacunas de listagens em alguns segmentos populacionais.
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