Compartilhe

Conheça os 5 erros mais comuns na hora de cozinhar e evite-os!

Não ler a receita completa antes de começar a cozinhar e errar na hora de colocar o tempero são alguns dos equívocos mais comuns na cozinha. Confira!

Seja por pressa, por falta de conhecimento ou até mesmo por preguiça, é comum que as pessoas cometam alguns erros ao cozinhar, sejam elas novatas ou experientes. No fim, a falta de cuidado com a receita pode resultar em um prato diferente daquele que você queria fazer.

Para evitar essa possível frustração, separamos aqui 5 dicas essenciais para prevenir erros comuns cometidos na cozinha.

PRINCIPAIS ERROS AO COZINHAR

1. NÃO LER A RECEITA INTEIRA ANTES DE COZINHAR

Um dos principais erros ao cozinhar é ficar empolgado para colocar as mãos na massa e, assim, não ler a receita inteira antes de começar a cozinhar. Ler todas as informações sobre o prato antes de começar a fazê-lo é essencial por vários fatores. Destaque para dois deles:

  • Nem sempre a receita está escrita na ordem correta. Assim, você pode deixar de fazer algum passo que seria importante para garantir o sucesso do preparo.
  • Durante a receita, podem surgir ingredientes e equipamentos que você não tem naquele momento e, assim, o preparo pode ir por água abaixo.

Sempre leia as receitas antes de cozinhar

2. NÃO EXPERIMENTAR OS ALIMENTOS DURANTE A COCÇÃO

Se você não experimenta o que está cozinhando, é possível que você “erre a mão” no tempero dos pratos, deixando-os muito salgados ou insossos. Por mais que você siga à risca a receita que está no papel, é essencial provar os alimentos durante todas as etapas da preparação. Assim, você consegue ajustar falhas simples de maneira rápida e eficaz, de forma a complementar os temperos e ajustar a cocção dos alimentos, garantindo que fiquem no ponto ideal.

3. NÃO USAR OS EQUIPAMENTOS ADEQUADOS

Existe uma infinidade de equipamentos para te ajudar a cozinhar uma receita gostosa, então... use-os de forma adequada! Preste atenção a todos os itens que você vai usar durante o processo de cozinhar: desde a tábua de corte, passando pelas facas, panelas, frigideiras e assadeiras, até os eletrodomésticos – como liquidificadores, batedeiras e processadores –, entre outros. Para acertar em cheio na receita, confira quais são os equipamentos mais adequados para fazer o seu prato.

Confira, por exemplo, se o tamanho da panela é adequado e se os ingredientes não ficarão “apertados” nela durante a cocção. Veja se a faca está “com fio” e se é o modelo mais indicado para a receita que você está preparando.

4. NÃO ORGANIZAR A COZINHA – E OS INGREDIENTES – ANTES DE COZINHAR

Trabalhar em uma cozinha desorganizada tornará o preparo das refeições menos eficiente, mais demorado e, ainda, pode até causar alteração de sabores e contaminação. Por isso, deixe a pia de louças livre, organize a sua mesa de apoio para começar a fazer os preparos e mantenha por perto uma tigela na qual você poderá descartar as partes dos alimentos que não serão utilizados.

Com isso feito, também separe e organize os ingredientes e os equipamentos que você vai utilizar durante o preparo da receita. Já deixe os ingredientes cortados e preparados da maneira que eles serão utilizados na receita. Caso a receita peça uma cebola picada, já faça isso de antemão.

5.  NÃO CUIDAR DA HIGIENE

Cuidar da higiene significa: cozinhar em um local limpo e bem higienizado, estar com as mãos bem lavadas e com os cabelos presos e, também, garantir que os ingredientes e equipamentos que serão utilizados no preparo das receitas estejam adequadamente limpos. Caso você use legumes, vegetais e/ou frutas no preparo do prato, lave-os com bastante cuidado e atenção.

E então, gostou das nossas dicas para evitar os principais erros ao cozinhar? Então fique sempre de olho no Blog Assaí para estar por dentro das melhores dicas e novidades para o seu dia a dia!

Você também pode
gostar de:

pessoas diversas brindando com bebidas diferentes - bebidas e comidas que combinam - assaí atacadista

Encontro de sabores - bebidas e comidas que combinam perfeitamente

Vamos contar quais são as bebidas e comidas que combinam, ajudando você a aproveitar melhor as refeições!  

mulher preta e mulher asiática preparando uma receita de salada felizes na cozinha - Assaí Atacadista

Receita de salada: 3 opções coloridas e saudáveis

Veja como fazer uma receita de salada e melhore sua alimentação

mesa com pizza e temperos - abrir uma pizzaria - Assaí Atacadista

Dicas fascinantes para abrir uma pizzaria economizando

Aprenda como abrir uma pizzaria e tenha o seu próprio negócio alimentício!  

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!