Compartilhe

Vida sustentável: incentivo local

Incentivo local

Valorizar os produtores locais é importante para se tornar um agente ativo no desenvolvimento regional.

Toda a empresa deseja ver sua região avançar em aspectos importantes, como o emprego, a infraestrutura, a educação e a saúde. A indústria e o comércio são agentes decisivos no desenvolvimento local, responsáveis pela geração de novas oportunidades e valorização da riqueza cultural e intelectual de uma região. Isso significa que essas organizações podem – e devem – fazer a diferença na vida de uma comunidade.

Na prática, uma das maneiras mais eficientes de desempenhar esse papel é por meio da valorização da produção local. Seja desenvolvendo parcerias com pequenos produtores do setor alimentício, adquirindo equipamentos e maquinários produzidos localmente ou reconhecendo os prestadores de serviços da comunidade, é sempre positivo voltar os olhos para quem está por perto.

Valorização local

A valorização da produção local é vista como uma prática de sustentabilidade, por conta de seus benefícios sociais, ambientais e econômicos. Sociais porque impulsionam o crescimento profissional da comunidade. Ambientais, pois possibilitam a estruturação de processos mais enxutos e menos dependentes de transporte. Econômicos, porque a proximidade entre o produtor e o comprador estreita laços e permite uma negociação mais interessante para ambas as partes, além de diminuir os custos com logística.

Para Claudemir Aparecido do Carmo, Diretor Regional do Assaí, desenvolver uma parceria com produtores locais traz benefícios para todos. Mesmo em uma rede de grande porte, como é o caso do Assaí, a comercialização de produtos locais ajuda a criar uma identidade muito forte com a região, atraindo e fidelizando os consumidores. “Muitos têm nos procurado porque enxergam uma grande possibilidade de ampliar a distribuição de seus produtos no mercado. Além disso, a partir da valorização das indústrias e produtores de nossa região, conseguimos fomentar seus negócios e ajudar a divulgar suas marcas nos mercados em que atuamos, beneficiando nossos parceiros”, indica.

Parceria benéfica

Para garantir que a parceria traga bons resultados, é preciso estar atento há alguns aspectos importantes, ressalta Beat Grüninger, Sócio-diretor da BSD Consulting, empresa de consultoria global especializada em sustentabilidade. “É importante que o produto atenda a todos os critérios de qualidade e que o produtor local tenha condições de atender às demandas em termos de volume e prazos de entrega. Nesse aspecto, não deverão ser feitas concessões, a fim de evitar qualquer tipo de frustração”, aponta. Uma vez que as condições técnicas estejam bem estabelecidas, Beat aconselha visitar as instalações do produtor e verificar se existe a necessidade de melhorias na infraestrutura e se uma parceria comercial pode proporcionar essas adequações.

Dicas para garantir parcerias duradouras e impulsionar o desenvolvimento da sua região:

1) Mantenha-se informado sobre os produtos e serviços desenvolvidos na sua região.

2) Reconheça iniciativas que ofereçam qualidade e inovação. Não é por ser local que o produto ou serviço é inferior.

3) Se o seu negócio é uma mercearia, supermercado ou padaria, avalie dedicar uma prateleira exclusiva para os produtos locais.

4) Se sua cidade é turística, dê destaque aos produtos da região e incentive os visitantes a conhecerem e provarem as iguarias.

5) Forme parcerias com os produtores – é benéfico para eles, que mantêm um fluxo de venda maior, e para você, que consegue preços mais atrativos.

6) Divulgue o que a sua cidade tem de bom! Se o produto ou serviço é de qualidade, recomende-o para organizações parceiras.

Confira a matéria completa na terceira edição da revista Assaí Bons Negócios. Acesse: assai.com.br/revista/3a-edicao

Você também pode
gostar de:

fundo vermelho com fita métrica relógio e prato de comida - receitas rápidas - Assaí Atacadista

4 receitas rápidas e saudáveis para comer no dia a dia

Economize tempo preparando estas receitas rápidas para comer!  

pessoas diversas conversando sobre gestão de restaurante com papeis na mesa - Assaí Atacadista

Gestão de restaurante: 8 mandamentos para o sucesso

Os conhecimentos básicos sobre gestão de restaurante estão aqui

Chá com Água Gelada: entre nessa tendência deliciosa com Leão!

Inove no consumo de bebidas, com o Chá com Água Gelada da Leão!  

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!