Roteiro de compras: dicas para organizar o supermercado
24/07/2015 - 18h
Nos dias de hoje, quando praticidade e rapidez são fatores de grande importância para o consumidor, possuir um supermercado organizado e bem estruturado é fundamental para atrair o cliente. Para alguns, o ato da compra pode ser considerado uma obrigação, porém, se o ambiente for aconchegante, este pode se tornar um momento prazeroso para a clientela. Além disso, a organização das prateleiras e a disposição correta dos produtos são fatores cruciais para que nada passe despercebido aos olhos do consumidor. Confira algumas dicas para montar um roteiro de compras eficiente e atrativo:
- Disponha gôndolas e prateleiras de maneira a oferecer espaços e corredores amplos para o consumidor e o carrinho de compras. Seções como a padaria ou o açougue costumam gerar filas e, por isso, exigem espaços maiores para garantir o conforto do cliente.
- Invista em placas de sinalização claras, legíveis e bem posicionadas, pois são elas que auxiliam o cliente na busca por produtos específicos. Lembre-se de manter todos os produtos e prateleiras com preços legíveis.
- Monte um roteiro de compras baseado nas necessidades do consumidor. Estruture as prateleiras de forma a dedicar um espaço para itens de higiene, limpeza e casa; laticínios e frios; frutas e verduras; carnes; bebidas e assim por diante. Uma dica é começar pelos produtos de limpeza, passar pelas bebidas e outros itens pesados (como farináceos), seguir pelos produtos industrializados e finalizar com as carnes e verduras. Pense em uma estratégia que agrade o seu cliente.
- Procure manter as estratégias de venda: produtos mais caros e novidades devem estar sempre à altura dos olhos para chamar a atenção dos clientes.
- Em seções com produtos que chamam a atenção das crianças, os itens devem ser dispostos nas prateleiras inferiores.
- Espaços mais nobres, como gôndolas, podem ser negociados com fornecedores como forma de propaganda. Uma boa ideia é alugar ou vender esses espaços a determinadas marcas que tenham um grande giro ou apelo com o cliente.
- Mantenha as prateleiras sempre organizadas, evitando o acúmulo de produtos e a colocação de itens nos locais errados. Com o espaço arrumado fica mais fácil para o consumidor encontrar o que procura e visualizar o preço certo.
Dica: se quiser saber como está a organização do seu supermercado teste você mesmo! É importante desenvolver um olhar crítico a respeito do espaço e vivenciar a experiência do cliente para saber o que pode ser aprimorado.