Compartilhe

Roteiro de compras: dicas para organizar o supermercado

Nos dias de hoje, quando praticidade e rapidez são fatores de grande importância para o consumidor, possuir um supermercado organizado e bem estruturado é fundamental para atrair o cliente. Para alguns, o ato da compra pode ser considerado uma obrigação, porém, se o ambiente for aconchegante, este pode se tornar um momento prazeroso para a clientela. Além disso, a organização das prateleiras e a disposição correta dos produtos são fatores cruciais para que nada passe despercebido aos olhos do consumidor. Confira algumas dicas para montar um roteiro de compras eficiente e atrativo:

  1. Disponha gôndolas e prateleiras de maneira a oferecer espaços e corredores amplos para o consumidor e o carrinho de compras. Seções como a padaria ou o açougue costumam gerar filas e, por isso, exigem espaços maiores para garantir o conforto do cliente.
  2. Invista em placas de sinalização claras, legíveis e bem posicionadas, pois são elas que auxiliam o cliente na busca por produtos específicos. Lembre-se de manter todos os produtos e prateleiras com preços legíveis.
  3. Monte um roteiro de compras baseado nas necessidades do consumidor. Estruture as prateleiras de forma a dedicar um espaço para itens de higiene, limpeza e casa; laticínios e frios; frutas e verduras; carnes; bebidas e assim por diante. Uma dica é começar pelos produtos de limpeza, passar pelas bebidas e outros itens pesados (como farináceos), seguir pelos produtos industrializados e finalizar com as carnes e verduras. Pense em uma estratégia que agrade o seu cliente.
  4. Procure manter as estratégias de venda: produtos mais caros e novidades devem estar sempre à altura dos olhos para chamar a atenção dos clientes.
  5. Em seções com produtos que chamam a atenção das crianças, os itens devem ser dispostos nas prateleiras inferiores.
  6. Espaços mais nobres, como gôndolas, podem ser negociados com fornecedores como forma de propaganda. Uma boa ideia é alugar ou vender esses espaços a determinadas marcas que tenham um grande giro ou apelo com o cliente.
  7. Mantenha as prateleiras sempre organizadas, evitando o acúmulo de produtos e a colocação de itens nos locais errados. Com o espaço arrumado fica mais fácil para o consumidor encontrar o que procura e visualizar o preço certo.

Dica: se quiser saber como está a organização do seu supermercado teste você mesmo! É importante desenvolver um olhar crítico a respeito do espaço e vivenciar a experiência do cliente para saber o que pode ser aprimorado.

Você também pode
gostar de:

casal sênior com homem e mulher brancos fazendo planejamento financeiro - economia doméstica - Assaí Atacadista

Economia doméstica: economize no dia a dia e viva bem

Transforme sua forma de lidar com as finanças aprendendo sobre economia doméstica!

Receitas com Nescau perfeitas para começar bem o dia

Vamos encher o dia com doçura e energia? Confira essas duas receitas perfeitas com Nescau

grelha com carnes de churrasco no espeto - assaí atacadista

Carnes para churrasco: 5 cortes para impressionar na grelha

Economize nas carnes para churrasco sem abrir mão da qualidade com o Assaí!

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!