Negócios de verão: aproveite a oportunidade para lucrar
12/01/2017 - 10h
Cerveja, refrigerante e água mineral geladinhos! Essa é apenas uma das ofertas que os veranistas escutam nas areias dos mais de 8 mil quilômetros de praias do país durante o verão. O cardápio é cada vez mais variado, desde sorvetes, água de coco e sucos até salgados, sanduíches, petiscos e pratos mais requintados preparados na hora fazem a cabeça dos brasileiros e turistas estrangeiros. Seja em quiosques ou no comércio volante, os produtos alimentícios seduzem os veranistas pela conveniência, sabor e praticidade. Não é à toa que a economia da praia movimenta pequenos negócios e triplica vendas de produtos sazonais.
O bom atendimento e o cardápio preparado com produtos de qualidade são os segredos para seduzir clientes, conforme conta quem tem experiência no ramo. O período de maior movimento é entre novembro e março, e, normalmente, quem se dedica a esse tipo de atividade durante a temporada investe em outros negócios no restante do ano, como venda de comidas prontas. Em feriados prolongados e fins de semana de calor, quem tem quiosques ou é ambulante também pode aproveitar para movimentar o comércio.
Cuidados
Como se trata de uma oportunidade sazonal, consultores orientam para a execução de uma pesquisa de mercado e de um bom planejamento antes de ingressar em uma atividade como essa. A falta de previsibilidade pode levar a empresa à mortalidade. Também é importante conhecer a freguesia. Como nem todas as praias são turísticas, pode ser que em algumas localidades os consumidores sejam os próprios moradores da região.
Outro cuidado necessário é com a qualificação e a inovação. Em algumas praias, esse cuidado foi levado tão a sério que é possível encontrar opções mais requintadas com comidas japonesas e mexicanas, por exemplo.
Apesar de muitos veranistas levarem seus próprios alimentos para a praia, é a conveniência que conta na hora de adquirir um alimento em um quiosque ou ambulante. Por isso, além do bom atendimento, é preciso investir em matéria-prima de qualidade para conquistar o consumidor. Os empreendedores devem ter muito cuidado com a manipulação e a conservação dos alimentos para mantê-los seguros e frescos. Nesse sentido, também é importante investir em mão de obra qualificada e treinamento para manter o bom atendimento.
Para começar
Identificada a oportunidade de investir em um negócio de temporada, o segundo passo é formalizar. É preciso seguir uma série de normas e acionar diversos órgãos como bombeiros, Vigilância Sanitária, tudo para garantir a segurança e a seriedade do empreendimento.
Este conteúdo foi adaptado da última edição da Revista Assaí Bons Negócios. Acesse a publicação completa aqui.