Dicas para quem pretende montar padarias ou confeitarias
08/09/2016 - 10h
A elaboração de um bom planejamento é uma fase fundamental na hora de começar um novo empreendimento. O empresário que decide abrir uma padaria ou uma confeitaria já tem ao seu lado um ponto positivo: este é um mercado em crescimento e de grande apelo junto ao público, afinal, seus produtos estão presentes na maioria das refeições e fazem parte do dia a dia dos consumidores.
Neste caso, o desafio é fazer com que os consumidores escolham a sua padaria para frequentar diariamente e se tornem fiéis aos seus produtos. Por isso, na hora de montar o seu estabelecimento é preciso definir muito bem a sua estratégia. O primeiro ponto a se pensar é na necessidade do seu cliente.
O Sebrae listou alguns motivos que levam as pessoas a frequentarem uma padaria e confeitaria:
- Variedade de pães e doces;
- Qualidade dos produtos;
- Pão quente a toda hora;
- Inovação de produtos;
- Ambiente agradável;
- Facilidade de pagamento;
- Preço mais acessível;
- Confiança e credibilidade com os clientes;
- Cortesia e rapidez no atendimento;
- Condições de higiene / limpeza;
- Proximidade da residência;
- Proximidade do local de trabalho.
Além da necessidade do cliente, é preciso pesquisar e analisar outros pontos como:
- Local onde será instalado - analise as facilidades que este local pode oferecer, como segurança, local para estacionar o carro, rotas de ônibus e acesso para cadeirantes. Você pode ainda estudar a instalação de um bicicletário, de acordo com a necessidade do seu público;
- Perfis de clientes – considere tanto os que devem frequentar o seu espaço quando os que você deseja que frequente. Lembre-se que a identificação destes públicos é fundamental para o desenvolvimento do mix de produtos e serviços que serão oferecidos;
- Concorrentes - mapeie as empresas concorrentes e faça uma pesquisa sobre produtos comercializados, precificação, comunicação e promoções. Aprenda tudo que puder com a história do setor, pois a pesquisa com outras empresas e a pesquisa de mercado podem fornecer informações preciosas para o seu negócio. É preciso pesquisar tanto empresas de sucesso, para saber o que deu certo, quanto aquelas que não vão muito bem, para não repetir os erros;
- Estrutura a ser instalada - como vários dos itens anteriores, a estrutura também depende diretamente do mix de produtos e serviços que você irá oferecer. Com ele, é possível decidir o tamanho da cozinha, do salão, do balcão, o tipo ideal de mesas e cadeiras e os equipamentos necessários;
Com planejamento e informação você se sentirá muito mais confiante na hora de abrir a sua empresa e suas chances de ter sucesso são ainda maiores.