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Dicas para quem pretende montar padarias ou confeitarias

A elaboração de um bom planejamento é uma fase fundamental na hora de começar um novo empreendimento. O empresário que decide abrir uma padaria ou uma confeitaria já tem ao seu lado um ponto positivo: este é um mercado em crescimento e de grande apelo junto ao público, afinal, seus produtos estão presentes na maioria das refeições e fazem parte do dia a dia dos consumidores.

Neste caso, o desafio é fazer com que os consumidores escolham a sua padaria para frequentar diariamente e se tornem fiéis aos seus produtos. Por isso, na hora de montar o seu estabelecimento é preciso definir muito bem a sua estratégia. O primeiro ponto a se pensar é na necessidade do seu cliente.
O Sebrae listou alguns motivos que levam as pessoas a frequentarem uma padaria e confeitaria:

  • Variedade de pães e doces;
  • Qualidade dos produtos;
  • Pão quente a toda hora;
  • Inovação de produtos;
  • Ambiente agradável;
  • Facilidade de pagamento;
  • Preço mais acessível;
  • Confiança e credibilidade com os clientes;
  • Cortesia e rapidez no atendimento;
  • Condições de higiene / limpeza;
  • Proximidade da residência;
  • Proximidade do local de trabalho.

Além da necessidade do cliente, é preciso pesquisar e analisar outros pontos como:

  • Local onde será instalado - analise as facilidades que este local pode oferecer, como segurança, local para estacionar o carro, rotas de ônibus e acesso para cadeirantes. Você pode ainda estudar a instalação de um bicicletário, de acordo com a necessidade do seu público;
  • Perfis de clientes – considere tanto os que devem frequentar o seu espaço quando os que você deseja que frequente. Lembre-se que a identificação destes públicos é fundamental para o desenvolvimento do mix de produtos e serviços que serão oferecidos;
  • Concorrentes - mapeie as empresas concorrentes e faça uma pesquisa sobre produtos comercializados, precificação, comunicação e promoções. Aprenda tudo que puder com a história do setor, pois a pesquisa com outras empresas e a pesquisa de mercado podem fornecer informações preciosas para o seu negócio. É preciso pesquisar tanto empresas de sucesso, para saber o que deu certo, quanto aquelas que não vão muito bem, para não repetir os erros;
  • Estrutura a ser instalada - como vários dos itens anteriores, a estrutura também depende diretamente do mix de produtos e serviços que você irá oferecer. Com ele, é possível decidir o tamanho da cozinha, do salão, do balcão, o tipo ideal de mesas e cadeiras e os equipamentos necessários;

Com planejamento e informação você se sentirá muito mais confiante na hora de abrir a sua empresa e suas chances de ter sucesso são ainda maiores.

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