Dicas para escolher frutas e verduras
06/09/2016 - 12h
Saber escolher bem os alimentos na hora da compra evita o desperdício e, consequentemente, garante economia e pratos bonitos e saudáveis.
Separamos algumas dicas para escolher frutas e legumes que fazem parte da alimentação diária dos brasileiros.
Batata
Evite as brotadas, pois isso quer dizer que o amido já virou açúcar. Também não compre aquelas com casca esverdeada, isso é um efeito da solanina, que pode ser tóxico.
Beterraba ou cenoura
Neste caso, as maiores não são, necessariamente, as melhores – prefira as médias ou pequenas. As muito grandes podem indicar um alto índice de agrotóxico.
Cebola
Assim como as batatas, não escolha cebolas que já estão brotadas. Elas precisam estar firmes e o cheiro forte pode denunciar a má qualidade do produto.
Abacate
Aqueles com a casca clara e brilhante podem até ser mais bonitos, mas isso é um indicio de que foram colhidos antes da hora. Prefira os mais escuros e foscos.
Couve ou brócolis
As folhas devem estar sempre com a tonalidade verde bem viva. Evite comprar se as folhas ou flores estiverem esbranquiçadas ou amareladas.
Tomate
Não se iluda: tomates verdes não amadurecem. Compre eles firmes e com a casca lisinha.
Abacaxi
Com o abacaxi é preciso analisar as escamas: se estiver mais lisa, com os gominhos chatos e afastados, a chance de estar doce é maior.
Maracujá
Prefira os menores e mais pesados. Na hora de escolher, chacoalhe para ver se ele não está muito leve, isso é sinal de pouco suco.
Limão
Aqui a regra é o contrário do abacate: prefira os brilhantes e com a casca lisa, isso quer dizer que têm mais suco.