Degustação de produtos ajuda a atrair clientes
24/07/2015 - 19h
É cada dia mais comum encontrar produtos para degustação em supermercados. Um promotor oferece os produtos aos clientes e influencia diretamente na decisão de compra, incentivando-os a conhecer melhor os itens ofertados pela marca. Segundo estudo do Popai Brasil (entidade sem fins lucrativos, dedicada ao desenvolvimento do merchandising no ponto de venda), 76% dos brasileiros decidem o que comprar quando já estão no PDV. Sendo assim, investir em ações como a degustação pode fazer toda a diferença no faturamento. Confira três dicas rápidas para promover essa prática em seu supermercado:
- Treine um colaborador para exercer a função e ficar a frente da ação. É ideal que ele saiba se comunicar bem e que esteja familiarizado com o produto que será oferecido aos clientes. Cerifique-se de que ele irá fornecer as informações corretas e saberá vender o item diante dos produtos concorrentes.
- Defina um local estratégico no supermercado, onde haja excelente circulação de pessoas, e monte uma estrutura que fisgue a atenção do consumidor. Se for preciso, utilize materiais como banners, painéis e o apoio das mídias audiovisuais da loja. O promotor deve se lembrar de manter esses espaços organizados, com o produto sempre à mostra.
- Dependendo do alimento, ele não deve permanecer por mais de duas horas em temperatura ambiente. Caso sirva algum produto quente, certifique-se de que o cliente o provará nessas condições. O mesmo serve para alimentos gelados. É importante que o consumidor tenha a melhor experiência possível para que a ação seja bem-sucedida.