Como faturar mais no Dia das Mães
28/07/2015 - 13h
O Dia das Mães é conhecido entre os varejistas como o segundo Natal do comércio. Para aproveitar a data ao máximo, o empresário deve estar preparado e o primeiro passo é o planejamento. “Deve-se fazer uma estimativa de demanda, a partir de conversas com fornecedores e clientes, para saber como está o ano na região em que o empresário atua”, orienta Cassia Godinho, consultora de marketing do Sebrae-SP.
Planejamento
Outra opção, diz a consultora, é obter dados junto a outras instituições. “As associações comercias costumam fazer pesquisas de intenção de compra para essa data. Tais informações são fundamentais para estimar a quantidade a ser demandada e, além disso, o que deve ser demandado”.
De acordo com ela, é importante que o comerciante tenha disponível o tipo de serviço ou produto que o cliente quer comprar e, para isso, as pesquisas são muito úteis. “É importante saber se esse Dia das Mães vai ser da lembrancinha ou do presentão, do almoço em casa ou nos restaurantes”, orienta.
Divulgação
Planejada a data, é hora de divulgá-la. A ideia dessa divulgação, ainda de acordo com Cassia Godinho, é criar um clima especial no varejo: “O varejista precisa informar que é um momento especial para comprar”. Para atingir esse objetivo, as redes sociais são uma ferramenta importante. “Os canais de comunicação on-line da empresa servem para informar e se relacionar com os clientes. Eles podem ser usados para compartilhar conhecimento e dar voz a esses clientes. Especialmente para essa data, a empresa pode difundir conteúdos como dicas de receitas para o almoço de Dia das Mães e sugestões de presentes para as homenageadas do dia”, indica.
Ambiente de vendas
Para o Dia das Mães, o estabelecimento deve estar preparado para atrair mais clientes. Investir na decoração do ambiente com o mote da data é indispensável. De acordo com a cartilha “Venda Melhor no Dia das Mães”, produzida pelo Sebrae de São Paulo, a vitrine, a fachada, o layout e o arranjo dos produtos são aspectos que o comerciante deve considerar para atrair mais clientes.
Na fachada, vale dedicar atenção especial a cores, luminosos e letreiros, usando o espaço com criatividade para valorizar o significado da data e ainda comunicar um movimento especial para esse dia.
Ainda de acordo com a cartilha, o elemento mais importante para atrair consumidores é a vitrine, que tem 30 segundos para despertar o interesse deles. Portanto, sua composição deve ser ousada, mas sem excessos que gerem poluição visual.