Como "adoçar" um cliente insatisfeito
27/07/2015 - 19h
Faltou produto na loja, um funcionário “pisou na bola”, acabou a energia e você não conseguiu passar o cartão do cliente? Por mais dedicação para que um negócio caminhe bem, ninguém está livre de eventuais problemas ou imprevistos.
Nessas situações, invista na reconquista. Nunca deixe um consumidor insatisfeito, pois ele pode nunca mais aparecer e ainda fazer uma péssima propaganda do seu comércio.
Confira três dicas básicas para voltar a fazer seu cliente sorrir:
- Ouça com atenção
Quando perceber um cliente descontente, tente entender o que ele realmente deseja. Não seja rude e mostre que sua atenção está totalmente voltada para ele. Esteja disposto para lidar com a crítica e também com a agressividade. - Transmita segurança
Seja passivo e mostre que está disposto a resolver qualquer questão. Quando seu cliente perceber isso, irá sentir-se acolhido e pronto para confiar em você novamente. - Seja a garantia
Quando você se compromete a encontrar uma solução e mostra para o seu cliente que, a partir daquele momento, o problema é seu, reestabelece a confiança, mas atenção: assuma a responsabilidade, desdobre-se em busca de uma saída e cumpra o que foi acordado, respeitando a vontade do consumidor e o seu negócio. Ambos devem ficar satisfeitos com o desfecho.