Conteúdo principal
Compartilhe

Os benefícios da atividade física para o corpo e para a mente

Fortalecimento das articulações e dos ossos, melhora da autoestima e redução do estresse são algumas das melhorias que os exercícios trazem para o organismo

Seja qual for a sua idade, profissão ou rotina, a dica é a mesma: mexa-se! As atividades físicas regulares são fundamentais em todas as épocas da vida e é essencial que cada pessoa tire alguns momentos do seu dia para dedicar-se a isso.

Assim como há a atenção constante com os outros aspectos da vida, como o trabalho e os afazeres domésticos, também é importante preocupar-se com a saúde. E a maneira mais prática de fazer isso é dedicar um pouco do seu tempo para voltar a atenção a si mesmo, mexendo o corpo, colocando os pensamentos em ordem e aumentando a sensação de bem-estar.

Ainda não está convencido da importância de praticar atividades físicas? Separamos para você algumas informações que vão ajudá-lo a mudar de ideia. Acompanhe!

PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES

Ao fazer exercícios rotineiros, você “obriga” o seu coração a trabalhar de maneira mais eficiente, ajudando a deixar os vasos sanguíneos mais fortes e saudáveis. Ainda, as atividades físicas são importantes para auxiliar a prevenir doenças graves, como a diabetes, o infarto, a arritmia cardíaca e o aumento do colesterol ruim.

SENSAÇÃO DE BEM-ESTAR

Durante a prática de atividade física, o organismo libera endorfina, uma substância que também é conhecida como o hormônio do bem-estar. Isso porque, entre suas ações no organismo, a endorfina, ao ser liberada, causa conforto e alegria e melhora o estado de humor.

E essa sensação é potencializada ainda mais quando você encontra uma atividade física que gosta de fazer. Pode ser uma caminhada, corrida, ir à academia, luta, dança, futebol... basta encontrar o seu esporte preferido e caprichar nele!

NOITES DE SONO MELHORES

Além da melhora no bem-estar, a atividade física também ajuda a proporcionar uma boa noite de sono. Isso porque pessoas que fazem exercícios constantes gastam mais energia durante o dia e, assim, adormecem de maneira mais rápida. Também, o sono costuma ser mais profundo, restaurador e relaxante, garantindo que o dia seguinte seja mais produtivo.

MANUTENÇÃO E MELHORA DA AUTOESTIMA

A prática de exercícios físicos constantes também ajuda a regular possíveis sintomas de ansiedade, estresse e de depressão, tirando o foco desses problemas durante a atividade.

Ainda, serve como um incentivo para se preocupar mais consigo, sendo um ponto de início importante para quem está em busca de uma alimentação mais saudável, uma vida mais equilibrada, emagrecer ou manter o peso, entre outros.

Viu só como é importante dedicar uns minutos do seu dia para fazer atividade física? Experimente começar com 20 minutos à meia hora de exercícios e já será possível observar pequenas mudanças positivas na sua rotina.

Por fim, esse hábito pode ajudá-lo a conquistar um sono mais tranquilo, um organismo mais equilibrado e, de quebra, uma maior facilidade para manter o seu peso estabilizado. Ah, e lembre-se de fazer exames de rotina para garantir que a sua saúde esteja sempre em dia, viu?

Gostou das nossas dicas? Então continue acompanhando o Blog Assaí para conferir muitas outras informações legais para o seu dia a dia!

Você também pode
gostar de:

Conheça alguns cuidados ao trabalhar em casa

Adotar alguns hábitos ao fazer home office é essencial para manter uma boa saúde.

Juntos vamos fazer o nosso melhor!

Os recentes casos de COVID-19 têm mudado a rotina de todos os brasileiros, principalmente em questões de hábitos de c

Conheça 5 aplicativos úteis para o dia a dia e facilite a sua rotina

Veja a nossa seleção de aplicativos úteis para o dia a dia e tenha mais conhecimento, organização e saúde na palma...