Compartilhe

COMO HARMONIZAR A CASA E OS AMBIENTES

Sentir-se bem em casa tem a ver com organizar móveis e objetos, além de pensar na iluminação e ornamentação e colocar plantas para trazer conforto ao ambiente.

Chegou a hora de deixar tudo no lugar e harmonizar a casa para que o seu espaço fique ainda mais aconchegante!

Colocar objetos de arte e decoração e pensar nas cores, na disposição dos móveis e na personalidade que se quer imprimir são ações que podem deixar um ambiente convidativo de verdade. E, ao se usar alguns elementos e algumas técnicas, é possível  deixar o espaço mais amplo com um ar mais leve.

No entanto, isso vai muito do que você gosta e de qual é o propósito do seu ambiente: se é para receber pessoas, tirar um momento para você e relaxar, concentrar-se e estudar - e por aí vai.

Existem diversos jeitos de mudar a cara de um lugar e deixá-lo renovado e, com cores, fica muito mais fácil!

AS CORES NO AMBIENTE

As cores têm o poder de mudar o clima do ambiente, já que os nossos olhos enxergam milhões de tonalidades e isso pode despertar no nosso inconsciente sensações diversas.

O vermelho, por exemplo, é intenso e pode representar paixão. O azul, serenidade. O verde, esperança e calmaria. O laranja, fome, agitação e rapidez. O amarelo, inspiração e criatividade. O branco, paz.

Portanto, se você quer dar um significado novo ao seu espaço, comece pelas cores!

A ILUMINAÇÃO

Outra maneira simples e essencial de harmonizar a casa é cuidar da iluminação. As luzes em ambientes estratégicos podem ajudar a dar aquela sensação de conforto e mudar a aparência para: mais moderna, rústica, aconchegante, vibrante, natural, entre outras.

As luminárias grandes são uma tendência e funcionam tanto como objeto de decoração quanto de harmonização. Coloque-as ao lado do sofá para dar um ar bem caseiro ou ao lado de um quadro para chamar atenção à obra.

Luzes nos cantos do teto “fecham” mais o ambiente, como uma moldura de luz, e trazem mais conforto e intimidade. Luzes sobre a mesa dão um ar mais romântico e focos de luz atrás dos objetos (como racks, TVs e espelhos) criam uma realidade mais imersiva e com profundidade.

OS ESPELHOS MÁGICOS

Os espelhos são grandes curingas na decoração. Podem ser usados na parede da sala de estar, no teto, nos móveis ou em qualquer lugar que você queira ampliar. As imagens duplicadas enganam o olhar e essa técnica é superindicada para quem mora em apartamentos ou tem um espaço pequeno em que não dá para colocar muitos objetos.

Dos mais clássicos aos mais modernos, há diversos tipos e formatos de espelhos no mercado e tudo vai depender da sua decoração e do seu estilo.

AS PLANTAS DO BEM

A energia das plantas é capaz de mudar completamente a alma do seu espaço. Suculentas delicadas, samambaias extravagantes, espadas-de-são-jorge longas ou cactus: o verde na casa traz mais vida e oxigena melhor o clima do seu espaço.

Colocar plantas em banheiros e na cozinha (com uma pequena horta) também dá uma sensação de liberdade e leveza a espaços estreitos como esses, de forma que eles ganham mais organicidade e fluidez.

ORNAMENTOS PRINCIPAIS

Uma outra possibilidade é desviar a atenção. Isso mesmo! Sabe aquele móvel mais antigo e menos valorizado que você ganhou ou que faz parte da casa alugada, por exemplo?

Se você tem vontade de deixá-lo menos evidente e acha que ele não combina muito bem com a sua decoração, abuse de adereços, como capas personalizadas ou almofadas coloridas e texturizadas.

Em paredes ou cantos meio “sem graça”, quadros e espelhos também dão uma cara nova! Peças de arte em cantos estratégicos despertam curiosidade e deixam tudo mais cult, não é mesmo?

Passadeiras e tapetes no chão também são ótimos para trazer conforto e esconder pequenas avarias no piso.

LIBERE O FLUXO

Ao entrar em casa ou em um cômodo, é muito importante sentir fluidez e equilíbrio. Evite objetos que fiquem barrando a passagem, como guarda-roupas próximos de janelas e portas ou mesas de centro em espaços apertados. Isso diminui ainda mais o conforto e limita sua movimentação.

Deixar as portas dos banheiros fechadas também dá uma sensação de organização e limpeza. Evite, ainda, objetos quebrados e desapegue do que for antigo ou daquilo que você não usa mais.

Ah... os aromas também funcionam como ativadores de sensações na sua casa! Incensos, velas e essências liberam fragrâncias no ambiente e a ideia de cuidado fica ainda mais evidente.

E não se esqueça da limpeza e da organização do dia a dia, ok? Sabemos que uma casa limpa e em ordem faz toda a diferença. Assim, você não precisa de muito para tornar o seu espaço mais atrativo e confortável.

Gostou das dicas? Tem sempre muita informação e assunto legal para compartilhar com você aqui no Blog Assaí.

 

Fique de olho e navegue pelas matérias para ler sobre receitas, atualidades, bem-estar, alimentação, cuidados com a casa e muito mais!

Você também pode
gostar de:

Receitas com Nescau perfeitas para começar bem o dia

Vamos encher o dia com doçura e energia? Confira essas duas receitas perfeitas com Nescau

grelha com carnes de churrasco no espeto - assaí atacadista

Carnes para churrasco: 5 cortes para impressionar na grelha

Economize nas carnes para churrasco sem abrir mão da qualidade com o Assaí!

bolo de laranja com creme - cardápio de outono - Assaí Atacadista

Cardápio de outono: 4 delícias da confeitaria para desfrutar

Conheça doces maravilhosos para incluir no cardápio de outono do seu negócio!  

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!