Conteúdo principal

BISCOITO OU BOLACHA?

Se tem um assunto que ainda divide opiniões Brasil afora é a diferença entre os nomes “biscoito” e “bolacha”.

10

Quando entendemos a origem das palavras, fica fácil distinguir se é biscoito ou bolacha. O que nem todo mundo sabe é que esse alimento tão popular foi criado nos tempos das cavernas, quando alguém teve a brilhante ideia de moer grãos com uma pedra, adicionar água e depois cozinhá-los duas vezes para que durassem mais tempo. Nascia, então, o biscoito, cujo nome tem origem no latim – “bis” significa “duas vezes” e “coctus” é “cozido”.

Já a bolacha vem de “bulla”, que em latim significa “objeto esférico”, e do termo diminutivo “acha”. Ou seja: bolacha vem de “pequena bola”. Dá pra pensar que a diferença entre biscoito e bolacha é, basicamente, o formato. Mas não é!

Isso porque, segundo a lei brasileira, biscoito e bolacha são a mesma coisa: produtos obtidos pela mistura de farinhas, amidos ou féculas com outros ingredientes. O fato é que a discussão parece que não vai acabar tão cedo, já que, dependendo do lugar, o mesmo produto pode ter nomes diferentes.

10

Norte

No Norte do País, a questão divide opiniões. No Acre, por exemplo, existe biscoito e existe bolacha, assim como no Pará. Já no Amapá, o termo mais usado é biscoito. Amazonas, Rondônia, Roraima e Tocantins preferem falar "bolacha". Segundo pesquisa divulgada pelo Google, no entanto, biscoito é o termo mais buscado em toda a região Norte. Enquanto no Amazonas um dos produtos mais populares de todos os tempos é a bolacha de motor, há quem diga que o biscoito Monteiro Lopes só existe no Pará.

 

Receita

Bolacha de motor (água e sal)

 

Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 3 colheres (sopa) de óleo
  • 3 colheres (sopa) de vinagre
  • 1 colher (chá) de sal
  • Água até dar o ponto da massa (aproximadamente uma xícara e meia (chá))

 

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes, com exceção da água, em uma tigela. Vá adicionando a água aos poucos, mexendo com uma colher, até obter uma massa resistente e lisa. Abra a massa com um rolo ou garrafa e corte no formato que desejar. Com um garfo, faça pequenos furos nas bolachas. Coloque em uma assadeira untada ou forrada com papel-manteiga e leve ao forno preaquecido a 180 graus por cerca de 15 minutos.

10

Centro-Oeste

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias, Pães e Bolos Industrializados (Abimapi), o Centro-Oeste é responsável por consumir cerca de 158 mil toneladas do produto por ano. É por isso que, na região, existem muitas fábricas de bolacha. Sim, com exceção do Distrito Federal, esse é o termo mais usado no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e em Goiás. A curiosidade fica por conta de quem defende que o biscoito de queijo (primo do mineiríssimo pão de queijo) foi criado pelos goianos.

 

Receita

Biscoito de queijo goiano

 

Ingredientes:

  • 4 xícaras (chá) de polvilho doce
  • 3 xícaras (chá) de queijo ralado
  • 1 xícara (chá) de leite gelado
  • 3 ovos
  • 3/4 de xícara (chá) de óleo
  • 1 pitada de sal

 

Modo de preparo:

Misture o polvilho com o leite gelado e amasse com as mãos até ficar soltinho. Adicione o óleo levemente aquecido, depois inclua os ovos, o queijo e o sal, amassando até formar uma massa firme, porém macia, e que grude levemente nos dedos. Enrole pequenas porções e leve ao forno preaquecido a 200 graus até os biscoitos ficarem levemente dourados.

10

Nordeste

Na região Nordeste, o biscoito é mais popular. Apesar disso, nos estados do Ceará, da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte, o termo bolacha também é usado com muita frequência. No Maranhão, o biscoito mais famoso leva o nome de Zé Pereira, uma receita tradicional de família que ganhou o Brasil e hoje é vendida (e adorada) em vários estados. Por outro lado, a bolacha 7 Capas, criada em Maragogi (AL), é famosa em toda a região. O termo pode mudar, mas a tradição parece ser a preferência dos nordestinos.

 

Receita

Biscoito Zé Pereira

 

Ingredientes:

  • 3/4 de xícara (chá) de leite
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) bem cheias de manteiga ou margarina
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 1/2 colher (chá) de canela
  • 1 pitada de sal

 

Modo de preparo:

Em uma tigela, misture todos os ingredientes até formar uma massa homogênea. Envolva com um plástico-filme e leve à geladeira para descansar por 30 minutos. Abra a massa com a ajuda de um rolo ou garrafa, corte pequenos quadrados e distribua em uma assadeira untada com manteiga. Asse em forno preaquecido a 180 graus por cerca de 10 minutos.

10

Sul

Já quem vive no sul do Brasil não precisa se preocupar com a discussão entre biscoito ou bolacha. Isso porque, na região, a bolacha é praticamente uma unanimidade. Maria, maisena e água e sal são muito consumidas nos estados do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul e representam, juntas, quase 65% do mercado, segundo a pesquisa da Abimapi. Mas vale deixar claro que os catarinenses também adoram as “plätzchens”, tradicionais bolachas alemãs que são lindamente decoradas e coloridas e não podem faltar na ceia de Natal.

 

Receita

Plätzchens

 

Ingredientes:

Massa

  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 300 g de manteiga ou margarina sem sal
  • 2 gemas
  • 1 colher (sopa) de essência de baunilha
  • 1 pitada de sal
  • 1 xícara (chá) de amido de milho
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo

 

Glacê

  • 70 g de açúcar de confeiteiro
  • 1 colher (sopa) de água
  • 1 colher (sopa) de essência de baunilha
  • Confeitos coloridos

 

Modo de preparo:

Massa: Em uma tigela, misture todos os ingredientes da massa até que fique lisa e não grude na mão. Com a ajuda de um rolo ou garrafa, abra a massa. Atenção: não pode ficar muito fininha. Corte as bolachas com cortadores variados e leve ao forno preaquecido a 180 graus até que fiquem levemente douradas.

Glacê: Misture todos os ingredientes até obter um líquido viscoso. Cubra os biscoitos (frios) e decore com confeitos coloridos.

10

Sudeste

Definitivamente, o Sudeste não consegue tomar partido nessa briga. Em Minas Gerais, tem biscoito e tem bolacha. Já quem é do Espírito Santo e do Rio de Janeiro é adepto do termo biscoito. O mesmo não acontece em São Paulo, onde a bolacha comanda as prateleiras dos supermercados – que paulista nunca comeu uma bolacha recheada? Já nas areias cariocas, não tem alimento mais popular que o tradicional Biscoito Globo. O fato é que o Sudeste é uma das regiões mais divididas do país quando o assunto é “biscoito ou bolacha?".

 

Receita

Biscoito Globo (polvilho)

 

Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de polvilho azedo
  • 1/2 xícara (chá) de leite integral
  • 1/2 xícara (chá) de óleo
  • 1/2 xícara (chá) de água
  • 1 ovo
  • 2 colheres (chá) de sal

 

Modo de preparo:

Leve o leite e o óleo ao fogo até ferver. Em uma tigela, misture o polvilho e o sal e depois acrescente os líquidos quentes. Bata o ovo com um garfo e acrescente à mistura. Aos poucos, vá adicionando a água até formar uma massa mole, mas que não seja líquida. Coloque em um saco e corte a ponta para fazer pequenos círculos e leve para assar em forno preaquecido a 200 graus por 30 minutos.

TUDO SOBRE O PRÊMIO ACADEMIA ASSAÍ 2022

Acompanhe a reta final do Prêmio Academia Assaí 2022!
Leia mais +

EMPREENDEDOR TAMBÉM SAI DE FÉRIAS. VEJA COMO!

Planejar finanças, identificar o momento, saber organizar e delegar tarefas são alguns dos principais passos para tirar merecidos dias de folga.
Leia mais +

MANTENHA SUA VACINAÇÃO EM DIA!

O tema da vacinação tem sido destaque, mas o programa de imunização é antigo, eficiente e vai além da proteção contra a Covid-19.
Leia mais +

ENGENHARIA DE CARDÁPIO

Conheça essa técnica e veja como otimizar seus lucros alterando a exposição dos pratos e das bebidas no cardápio do seu estabelecimento.
Leia mais +

CONHECER O CLIENTE COMO SE FOSSE VOCÊ – VEJA COMO!

Não basta enxergar oportunidades em um nicho de mercado para abrir e manter um negócio de sucesso. É preciso ir além e conhecer muito bem todas as variantes envolvidas.
Leia mais +

CONHEÇA A HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO DA EMPADAS DA FÊ!

Fernanda Fraga Castricini é hoje a proprietária da Empadas da Fê. Conheça a história de luta e conquista dessa empreendedora de sucesso.
Leia mais +

A PIZZARIA QUE NASCEU COM A CAPITAL FEDERAL

Em 1960, Enildo Veríssimo criou uma fatia de pizza simples para quem tinha pressa de fazer a vida na recém-criada Brasília; hoje a Pizzaria Dom Bosco é um ícone br
Leia mais +

O MENU DE SUCESSO DA EMPREENDEDORA QUE É UM DOCE!

A pernambucana que conquistou e mantém uma clientela fiel e apaixonada pelos seus quitutes em Recife.
Leia mais +

O CLIENTE SEMPRE TEM RAZÃO?

A frase é famosa, mas nem sempre é assim.
Leia mais +

ENTENDA O POTENCIAL DO CADASTRO DE CLIENTES

Entenda o potencial do cadastro de clientes e melhore ainda mais a interação com seu consumidor.
Leia mais +

INSPIRE-SE NESTE PROJETO INOVADOR

Com doação de apenas R$ 140, nasceu o Favela Orgânica, projeto que tem como objetivo modificar a relação das pessoas com a comida e, assim, evitar o desperdício de alimento
Leia mais +

SAIBA COMO TORNAR ATRAENTE UM CARDÁPIO SEM CARNE!

Opções vegetarianas e veganas conquistam espaço no mercado e atraem clientela versátil.
Leia mais +

FRANÇA: BERÇO DA BOA MESA

Celebrar a vida sempre que possível é um costume dos franceses, e eles fazem isso da maneira mais gostosa: comendo e bebendo bem.
Leia mais +

EXPANSÃO DO ASSAÍ GARANTE APROXIMAÇÃO COM CLIENTES

O Assaí Atacadista continua gerando mais empregos e levando modelo de negócio baseado em economia e preço baixo a mais pessoas, de norte a sul do Brasil.
Leia mais +

FINI É LÍDER NO SEGMENTO BALAS DE GELATINA

Conheça a história da empresa que está há mais de 20 anos no Brasil.
Leia mais +

GALLO: CONHEÇA O SABOR QUE NOS APROXIMA

Conheça diferentes formas de usar azeite Gallo e se surpreenda.
Leia mais +

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!