
O trabalho dentro de uma cozinha, seja ela doméstica ou industrial, é bastante intenso. Além da correria para preparar tudo a tempo, quem atua no segmento de alimentação está sempre exposto e em contato com calor, frio, água e objetos cortantes. Isso tudo pode favorecer acidentes de trabalho.
A melhor forma de evitar acidentes é manter, no dia a dia, atenção redobrada com a segurança na cozinha. Situações como queimaduras, cortes e quedas acontecem e prejudicam tanto a saúde do trabalhador como geram gastos extras, desgastes físicos e emocionais.
Segurança na cozinha é essencial
Em uma cozinha profissional ou doméstica, há sempre pessoas trabalhando num espaço limitado. “Nesse local, há uma movimentação intensa. Por isso, a organização do espaço é fundamental para que o funcionário possa exercer suas atividades com o menor risco possível”, afirma a técnica em Segurança do Trabalho, Nagila Melissa Teixeira de Freitas, de Itabira (MG).
Confira orientações da especialista para manter a segurança na cozinha:
- Organização: disponha de maneira prática e acessível os utensílios mais usados nos preparos.
- Armazenagem: tenha locais específicos para armazenar facas, panelas, refratários e alimentos perecíveis. Isso ajuda no acesso e evita contaminações.
- EPI: use equipamentos de proteção individual, como calçados fechados antiderrapantes, máscaras de proteção, toucas, luvas e aventais.
Treinamento: treine e capacite todos no uso correto dos EPI e na atenção às normas de higienização, manipulação dos alimentos, segurança e primeiros socorros.

Kit primeiros socorros
É indispensável nas empresas e também para quem trabalha em casa. Tenha um sempre à mão com:
Pinça, tesoura, luvas cirúrgicas, máscara facial, óculos de proteção, bolsas térmicas (quentes/frias), gaze, esparadrapo, curativo adesivo, atadura de crepe, hastes flexíveis (cotonete), soro fisiológico ou solução iodada, antisséptico, saco plástico vedante.
Lembre-se: Os primeiros cuidados não substituem o tratamento recomendado por um profissional de saúde.
Acidentes, como evitar?
Desatenção, distração, falha em seguir as normas de segurança e brincadeiras inadequadas são as maiores causas que podem ser evitadas. Veja como:
- Não corra, caminhe. Mantenha o chão limpo e seco.
- Preste atenção na atividade que está realizando. Esteja atento aos colegas.
- Não carregue objetos que possam obstruir a sua visão.
- Nunca coloque líquidos quentes acima do nível dos olhos.
- Sempre considere que as alças e os cabos de fôrmas e panelas estão quentes. Use protetores, luvas ou panos secos para pegar utensílios aquecidos.
Mantenha os cabos das panelas virados para dentro do fogão, fora da área de passagem.