Aprenda a fazer fermento natural em casa
26/09/2022 - 17h
Confira o passo a passo deste processo artesanal para a fabricação de pães!
É só falar em pão caseiro que, automaticamente, parece que sentimos aquele cheirinho vindo do forno, concorda?
Seja lá qual for a receita, o segredo para um pão bem-sucedido está normalmente na fermentação. Não à toa, o fermento natural, também conhecido como levain, tem ganhado cada vez mais protagonismo entre os entusiastas da cozinha.
Isso porque ele garante um sabor diferenciado, deixando os pães leves e fofinhos por dentro e mantendo a casca crocante e saborosa.
Se você quer entender melhor o que é o levain e quais são os seus benefícios, nós explicamos aqui.
Passo a passo do fermento natural
O fermento natural é resultado de uma mistura simples de farinha e água. Entretanto, o processo como um todo pode ser trabalhoso. Por isso, preparamos um passo a passo para ajudar você. Confira!
INGREDIENTES
Dia 1
- 50 g de farinha de trigo tipo 1 (6 colheres de sopa)
- 100 ml de água filtrada ou mineral (6 colheres de sopa)
Dia 2
- 100 g de farinha de trigo tipo 1 (10 colheres de sopa)
- 100 ml de água filtrada ou mineral (6 colheres de sopa)
Dia 3
- 90 g de farinha de trigo tipo 1 (8 colheres de sopa)
- 50 ml de água filtrada ou mineral (3 colheres de sopa)
Dia 4
- 90 g de farinha de trigo tipo 1 (8 colheres de sopa)
- 90 ml de água filtrada ou mineral (6 colheres de sopa)
Obs.: você pode usar também a farinha integral.
MODO DE PREPARO
Como a sua mistura vai crescer e se desenvolver ao longo dos dias, utilize um pote de vidro com capacidade média de 2 litros. Agora, é só começar:
DIA 1
- Adicione 100 ml de água no pote com os 50 g de farinha e misture bem. A textura será rala e líquida, com aroma de farinha fresca. Anote o horário e a data para servir como referência.
- Cubra o pote com um pano, sem entrar em contato com a mistura. Deixe descansar por 24 horas em temperatura ambiente (entre 20 e 30°C).
- Para o primeiro dia, pode-se usar cerveja no lugar da água. A medida é a mesma: 100 ml. Para a farinha, pode-se usar a totalmente integral, a totalmente branca ou metade de cada uma. A integral demora um pouco mais para desenvolver o fermento.
DIA 2
- Após 24 horas, misture levemente pela manhã e depois à noite. Deixe descansar. Você vai notar pequenas bolhas e sentir um aroma ácido de início, característico do fermento natural.
DIA 3
- Após 48h, alimente o levain pela primeira vez: junte à massa inicial 100ml (6 colheres de sopa) de água filtrada e 100 g (10 colheres de sopa) de farinha de trigo tipo 1.
- Misture e obtenha uma massa lisa, sempre dentro do pote. Misture outras vezes ao longo do dia e mantenha o pote tampado com o pano.
- À noite, dê uma última mexida e mantenha em temperatura ambiente.
DIA 4
- Pela manhã, alimente o fermento com 50 ml (3 colheres de sopa) de água filtrada ou mineral e 90 g (8 colheres de sopa) de farinha de trigo.
- Misture bem até obter uma massa lisa e misture mais 3 vezes ao longo do dia.
DIA 5
- Alimente o fermento com 90 ml (6 colheres de sopa) de água e 90 g (8 colheres de sopa) de farinha tipo 1.
- Mexa ao longo do dia.
- Mexa e tampe o vidro. Faça isso sempre que a fermentação estiver muito ativa.
- Dica: é interessante alimentar pela segunda vez durante o dia se a atividade estiver muito presente, com forte fermentação. Você pode repetir a mesma medida do início do dia.
DIA 6
- Características: presença ativa de fermentação e uma massa com boa textura. Nesse momento, é importante observar que, se a massa apresenta boa atividade, o fermento está pronto e pode ser usado ou ir à geladeira “dormir”. A partir daí, alimente no dia seguinte conforme medidas do dia 5.
- Caso a atividade de fermentação e a textura estejam “fracas”, alimente o fermento e aguarde mais um dia.
- Do dia 6 em diante, caso você repita o processo de fermentação do seu levain, utilize as mesmas quantidades de água e farinha do dia 5.
BÔNUS: receita de pão caseiro
Fermento pronto? Então anote esta receita de pão também!
INGREDIENTES
- 800 g de farinha de trigo
- 160 g de água morna
- 200 g de fermento natural
- 20 g de açúcar
- 20 g de sal
MODO DE PREPARO
- Primeiramente, deixe o fermento natural ativo. Faça isso um dia antes.
- Coloque em uma bacia grande o trigo e o açúcar e misture bem.
- Em outro recipiente, misture o fermento com água, dissolva bem e vá acrescentando aos pouco a farinha de trigo com o açúcar até desgrudar das mãos.
- Após isso, passe a massa para uma bancada, adicione o sal, misture e comece a sovar por no mínimo 15 minutos ou até a massa ficar macia e elástica.
- Deixe descansar por 3 horas na mesma vasilha untada com trigo.
- Após o descanso, deite a massa novamente na bancada untada com trigo e abra ela delicadamente com as mãos, formando um retângulo.
- Depois disso, faça duas dobras no sentido do comprimento do retângulo, uma do lado esquerdo e outra do lado direito, e enrole no outro sentido (como cilindrar o pão, mas fazendo com a mão).
- Agora, polvilhe um pouco de trigo por cima e deixe descansar novamente por mais 3 horas em cima de um papel-manteiga untado com azeite e trigo e coberto com um pano.
- Após 3 horas de descanso, leve a massa para um forno preaquecido (por 30 minutos) a 230°C. Deixe assar por 15 minutos.
- Em seguida, abaixe o fogo para 180°C e deixe 40 minutos ou até dourar.
Gostou das dicas? Esperamos que você coloque em prática aí na sua casa! Continue no Blog Assaí para mais notícias e assuntos interessantes para o seu dia a dia.
Você também vai gostar de ler:
https://assai.com.br/blog/receitas-massas/5-tipos-de-paes-para-fazer-em-casa
https://assai.com.br/blog/conteudos-de-negocios/10-dicas-para-fazer-um-bom-pao