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Eventos pop-up: descubra como atrair clientes e gerar conexão

Entenda como os eventos pop-up podem impulsionar o crescimento do seu negócio com as dicas que o Blog Assaí preparou para você!

 

Já pensou no que torna um comércio inesquecível? 

Para alguns, pode ser o bom atendimento, para outros, o sabor do alimento ou até mesmo uma junção desses e outros fatores, afinal, as preferências pessoais influenciam essa percepção.

 

O que todos esses elementos têm em comum é que eles geram uma experiência de compra positiva de uma forma diferente, como a gentileza do funcionário, o tempero utilizado na comida ou até mesmo o ambiente aconchegante. 

 

Mas e as lojas online, que têm um processo diferente? 

banner com uma mulher sorrindo fazendo simbolo de coração com as mãos e embalagens da Bem Brasil no canto - fornecedores do Assaí

Nesse caso, os eventos pop-up são uma excelente ação para complementar a experiência de compra pela internet presencialmente. 

Contaremos o que são os eventos pop-up e como seu negócio pode aplicar na prática, ao longo dessa matéria, abordando os seguintes tópicos: 

 

  • • O que é um evento pop-up?

  • • Passo a passo do planejamento

  • • Experiências exclusivas

  • • Divulgação de baixo custo

  • • Abasteça seu negócio pagando barato no Assaí

 

Aproveite a leitura e não se esqueça de compartilhar se gostar do conteúdo!

banner com a capa da Revista Assaí Bons Negócios - Assaí Atacadista - eventos pop-up

 

O que é um evento pop-up?

Talvez você já tenha visto ou participado de eventos pop-up sem saber, como, por exemplo, o Tour da Taça do Brasileirão, que aconteceu em diversas lojas do Assaí em 2023.

Esses eventos são ações de marketing em ambientes físicos que acontecem por tempo limitado, oferecendo uma experiência completamente diferente para o público. 

 

Outro exemplo é a loja pop-up que a Adidas abriu em 2024 em São Paulo, por pouco mais de 15 dias. Nela, foram exibidos os calçados da linha Originals, além de uma oficina de personalização, música e alimentação, com marcas parceiras. 

 

Eventos assim não se limitam a lojas online, afinal, eles funcionam perfeitamente como um ponto de contato significativo com a clientela, seja ela acostumada com a loja física ou não. 

 

Mas é claro que os fatores exclusividade e surpresa aumentam quando e-commerces expandem seu alcance para fora das telas, incentivando o engajamento do público pessoalmente. 

 

Leia também: Clube de assinatura: o modelo de negócios do momento!

 

Quer saber como organizar um evento pop-up? Então continue lendo para saber mais!

 

Passo a passo do planejamento

Organizar eventos pop-up é um processo trabalhoso que pode valer a pena, se bem estruturado. 

Para facilitar sua compreensão, preparamos 10 passos que vão te ajudar a criar um planejamento completo para esse tipo de evento. Confira a seguir.

 

1. Defina o objetivo do evento

Antes de tudo, é importante saber por que o evento vai acontecer.

Vai lançar um produto? Gerar engajamento com a marca? Testar um novo mercado?

Sabendo disso, criar um direcionamento para a campanha será mais simples.

 

2. Escolha o local ideal

Busque um espaço com boa circulação de pessoas e fácil acesso.

Pode ser uma praça, galeria, shopping ou até um ponto de venda parceiro, o importante é que ele se conecte com o público-alvo de alguma forma. 

Com o local certo, basta analisar qual é o melhor formato para o seu negócio, como um quiosque, um food truck, uma sala comercial, etc.

 

3. Determine o tempo de duração

Eventos pop-up são, por natureza, temporários.

Avalie se será por algumas horas, um dia ou uma semana.

Lembre: quanto mais curto e bem divulgado, mais sensação de urgência ele cria.

 

4. Conheça seu público-alvo

Entenda quem você quer atrair. Isso vai ajudar a criar uma experiência mais personalizada, com comunicação, produtos e ações voltados para aquele perfil de consumidor.

 

5. Planeje a experiência no detalhe

Tudo deve causar impacto e encantar: a decoração, a abordagem da equipe no local, etc. 

Aposte em experiências sensoriais, brindes ou ativações interativas para gerar lembrança de marca.

 

6. Faça um orçamento realista

Liste todos os custos envolvidos, desde a locação do espaço até os materiais gráficos. 

Priorize ações que ofereçam maior retorno e, se possível, reserve uma parte para resolver possíveis imprevistos.

 

7. Cuide das autorizações legais

Verifique a necessidade de licenças na prefeitura ou administradora do espaço.

Isso evita problemas no dia do evento e garante que tudo ocorra dentro da lei.

 

8. Treine a equipe com antecedência

A equipe deve estar alinhada com os objetivos do evento e pronta para oferecer uma experiência positiva. Isso inclui saber responder a perguntas, promover o produto e interagir com o público com simpatia.

 

9. Defina métricas

Para entender se o evento alcançou o resultado esperado, é necessário mensurá-los de alguma forma, seja por número de visitantes, ganho de novos seguidores, faturamento das vendas, etc. 

Converse com sua equipe de marketing e vendas para criar as métricas importantes para o evento.

 

10. Colete feedback

Para saber se o evento foi um sucesso e qual é a perspectiva do público em relação à marca, é fundamental coletar essas opiniões. Algumas formas de fazer isso são: 

  • • Oferecendo uma minificha impressa para o cliente preencher e devolver

  • • Enviar uma mensagem no WhatsApp ou e-mail com formulário para resposta

 

Experiências exclusivas

Como mencionamos brevemente no tópico 5, os detalhes são o que tornam os eventos pop-up tão especiais e memoráveis para o público. 

Isso significa que seu negócio não pode apenas exibir os produtos em prateleiras, mas, também, ter atividades atrativas para os consumidores, como, por exemplo: 

 

  • • Degustações e/ou amostras grátis

  • • Brindes pela visita

  • • Espaço para tirar fotos

  • • Mimos como recompensa pelas compras

  • • Aulas ensinando como usar/preparar e/ou personalizar o produto

  • • Roleta de prêmios ou outras brincadeiras com recompensas

 

Se o orçamento permitir, utilizar ferramentas tecnológicas (realidade aumentada, por exemplo), como a Ikea fez em 2023, também é uma excelente oportunidade de integrar o mundo online com o presencial.

 

Contar com a presença de influenciadores ou celebridades relevantes para o nicho do seu comércio também é uma forma de atrair as pessoas e gerar uma lembrança de marca ainda maior. 

 

Divulgação de baixo custo

Para pequenos e médios negócios que possuem apenas lojas online, criar um evento pop-up com uma loja temporária sai muito mais em conta do que manter uma loja permanentemente. 

Sem falar que a divulgação pode acontecer de maneira mais simples e humanizada por meio das redes sociais, como TikTok, Instagram ou outras redes utilizadas pelo seu público-alvo.

 

Contar com a parceria de comércios locais também é uma boa opção para reduzir os custos de divulgação e alcançar mais pessoas. 

É importante ressaltar que esses eventos precisam gerar curiosidade e expectativa, então, quanto melhor a divulgação e a organização, melhores são as chances deles serem um sucesso! 

 

Esperamos que você tenha gostado das dicas. 

Também indicamos a leitura da seguinte matéria: 6 dicas para economizar dinheiro no seu negócio.

 

Abasteça seu negócio pagando barato no Assaí

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Obrigado por ler até o fim. Até a próxima matéria do Blog Assaí!

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