Conteúdo principal

Cardápio via QR Code

Cardápio via QR Code, adotado pela maioria dos estabelecimentos de gastronomia durante a pandemia da Covid-19, não satisfaz clientes, mas deve permanecer

Quem não gosta de pegar um cardápio e apreciar, olhar tudo para depois fazer o pedido em um restaurante? Pois é, mas com a pandemia do coronavírus e a necessidade de evitar contato físico entre pessoas e também com objetos, foi adotado pela maioria dos estabelecimentos comerciais o cardápio via QR Code.

O QR Code, ou código de resposta rápida, permite que os clientes acessem as opções oferecidas pelo restaurante por meio do próprio celular a partir da leitura do código com a câmera, e é uma alternativa aos menus impressos. Foi necessário, mas agora não é mais. Fica a questão: vai permanecer?

O que dizem os especialistas

“Como consumidor, eu particularmente não gosto. Porém, como especialista em gestão, creio que pode haver benefícios no uso dessa ferramenta. Contudo, é preciso muita atenção na adoção (ou não) para não perder competitividade e, principalmente, clientes”, alerta o especialista em marketing e estratégia de negócios, Frederico Burlamaqui.

Para ele, o cardápio via QR Code vai permanecer, mais por falha de gestão do que por benefícios gerados pela ferramenta. “Ou por corte de custos em empresas com marcas muito fortes, que conseguem levar seus consumidores - ao menos por hora - a tolerar esse item que é quase unânime em ser visto de forma negativa por eles”, esclarece.

 

Vantagens e desvantagens

Como vantagem, o especialista vê a facilidade de atualização, de alterações nos itens ofertados e de melhoria do processo produtivo e de atendimento, se for integrado a softwares de automação que enviam o pedido direto para a cozinha ou produção. Permitem também que os preços sejam atualizados rapidamente e sem custos adicionais. 

Além disso, com o QR Code, os garçons não precisam perder tempo entregando cardápios aos clientes. Isso pode aliviar o peso sobre um restaurante que já está com falta de pessoal.

“Já como desvantagem, há um forte potencial de prejudicar a experiência do consumidor, reduzindo a competitividade da empresa e dificultando a retenção de clientes. Além de forçar o cliente ao desconforto de manusear um item (celular) que não desejaria utilizar naquele momento para essa finalidade”, explica Burlamaqui. 

Ele acrescenta ainda o fato de que “a internet pode estar instável e o cliente desistir do consumo devido ao transtorno. Eu mesmo já vi situações em que a pessoa queria uma sobremesa ou mais uma bebida, mas preferiu ir a outro estabelecimento a ficar vendo o cardápio digital no celular”.

 

O QUE OS USUÁRIOS DIZEM SOBRE O CARDÁPIO VIA QR CODE?

Observando relatos de usuários dos dois tipos de cardápios, percebe-se também a preocupação pela segurança, por exemplo, em restaurantes com mesas nas ruas, em que o cliente fica focado prestando atenção no celular e pode ser vítima de assalto, já que estará desatento ao ambiente em geral.

O cardápio impresso faz parte também da experiência gastronômica e social, quando o cliente observa todos os itens, suas fotos, e decide com familiares ou colegas o pedido que será feito para aquele momento de lazer.

Os usuários poderiam simpatizar mais com o cardápio via QR Code se eles fossem mais responsivos e interativos e pudessem ser usados para fazer pedidos, somar itens ou ainda pagar as suas contas por ali. Não pode ser só um PDF que a pessoa tem dificuldade para visualizar maior ou menor. 

“Nenhuma interface digital é tão ágil e de tão fácil manuseio quanto um material impresso. Isso irá impactar sim – e para menos – o ticket médio por cliente no seu estabelecimento” – Frederico Burlamaqui, especialista em marketing e estratégia de negócios

 

COM IRONIA NAS REDES

No Twitter, uma postagem que pede ao presidente da República uma medida para acabar com o cardápio via QR Code tem mais de 50 mil curtidas, porém os comentários são tanto a favor como contra essa tecnologia.

No Instagram, o perfil de humor @coisasquesoucontra, que debate coisas aleatórias, como os canudos de plástico ou ainda o envio de áudios longos por WhatsApp, tem um post do perfil, com quase 38 mil curtidas citando o cardápio via QR Code, sendo um dos mais comentados do perfil.

Marmitas congeladas

Atividade requer capacitação nas áreas de compra, produção, congelamento, armazenamento, vendas e entregas
Leia mais +

Faça suas receitas do Dia das Mães com Cesibon

Venha conferir as sugestões de produtos para os pratos do dia das mães que o Assaí e a Rich’s Cesibon prepararam.
Leia mais +

Ekma e você: há 50 anos juntos nas melhores receitas

Confira receita super fácil com o tomate triturado da Ekma 
Leia mais +

Importância da Água Mineral Minalba nos exercícios

Veja dicas para se manter hidratado durante a prática de exercícios com Água Mineral Minalba
Leia mais +

Chocoleite-se com Nestlé na reta final do BBB 23

Saiba mais sobre os chocolates mais amados do Brasil
Leia mais +

Hoje é dia de Atum Gomes da Costa

Confira receita prática e facil com o toque especial de Gomes da Costa 
Leia mais +

O cuidado que se torna arte na cozinha

Detalhes e delicadeza são valorizados como forma de agregar valor a produtos e atender a um público exigente
Leia mais +

LIXO X ENCHENTES: QUAL A RELAÇÃO?

Os desastres naturais tendem a aumentar cada vez mais, por isso é tão importante que todos façam sua parte. Saiba como!
Leia mais +

MALTA: TALVEZ VOCÊ JÁ CONHEÇA E NEM SAIBA

Esse país no Mar Mediterrâneo parece desconhecido, mas muita gente já o viu mais de uma vez; o melhor é que sua história dá uma boa mesa muito bem temperad
Leia mais +

Campanha de posicionamento do Assaí Atacadista

O Assaí lançou, agora em março, uma campanha institucional para apresentar o seu posicionamento:  Assaí Atacadista.
Leia mais +

CANAPÉ = COMIDA, DIVERSÃO, ARTE E…CAPRICHO!

O personal chef carioca Ricardo Mesquita faz canapés que são verdadeiras obras de arte para comestíveis e deixa mais de 50 mil seguidores com água na boca
Leia mais +

Persistência é a base de qualquer negócio

A trajetória de Francislene Gomes, empreendedora cearense de apenas 28 anos, representa a resiliência, a força e a fé em si mesma.
Leia mais +

Supere a vergonha de vender

Ser extrovertido não é a única forma de vender seu produto. Aprenda técnicas para vencer o medo  
Leia mais +

DO INÍCIO AO FIM – O PROCESSO DE VENDA DO SEU NEGÓCIO

Qualquer que seja o seu ramo de atuação, para ter sucesso é fundamental conhecer e realizar  todas as etapas essenciais para o desenvolvimento do seu negócio.
Leia mais +

SANDO CAKE, OPÇÃO JAPONESA PARA O PALADAR BRASILEIRO

O sanduíche de frutas é uma febre no Japão, mas também é a cara do verão brasileiro e, além de fácil de fazer, é colorido e delicioso
Leia mais +

Casais que trabalham juntos – dá certo?

O que fazer para separar o relacionamento profissional do amoroso?
Leia mais +

ALÉM DO CHOCOLATE - AS TRADIÇÕES DA PÁSCOA NO BRASIL

As diferentes regiões do Brasil têm suas tradições de Páscoa e comidas que fazem parte da cultura regional para celebrar essa data
Leia mais +

De carrocinha a food truck famoso

Sem saber nada de cozinha industrial, Camila se juntou à família em 2016 e hoje o Pastel di Mainha vende quase 2 mil unidades por mês
Leia mais +

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!