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Pão quentinho todo o dia

Padarias e confeitarias se reinventam para oferecer ao consumidor variedade, qualidade e preço competitivo, em espaços cada vez mais versáteis e atrativos

Logo de manhã, quando a Padoka Panneteria abre as portas, não é preciso esperar muito para que os primeiros clientes apareçam. Se o consumidor estiver à procura de pão, certamente ele encontrará “o melhor pão francês da região” (como anuncia o slogan), mas não deixará de reparar nas inúmeras outras opções de lanches, doces e refeições oferecidas pela padaria.

O pão é, sem dúvida, o carro chefe do estabelecimento – são vendidas, diariamente, 10 mil unidades desse que é um dos itens considerados indispensáveis à mesa dos brasileiros. Mas, para surpresa de quem visita o espaço pela primeira vez, não é essa a única especialidade da casa. Todos os dias, a Padoka serve também cerca de 280 refeições – e não se engane: o prato de comida é digno dos melhores restaurantes.

Olhar atento ao mercado

Quando decidiu adquirir uma antiga padaria, o empreendedor Cláudio Fernandes sabia que seria um desafio tornar aquele espaço referência em sua região, o bairro da Mooca, em São Paulo. O que o atraiu nesse setor, entretanto, valia o esforço: “a padaria é um ramo para o ano todo”, explica ele. Realmente é – especialmente se o mix de produtos oferecidos for além do café da manhã. No caso da Padoka, a padaria do Cláudio, a aposta foi nas refeições rápidas e no buffet. Ele conta que, no bairro onde atua, havia um público muito grande para as refeições, vindo de empresas e do comércio. Ao mesmo tempo, muitas padarias – o que tornava a concorrência difícil. Por isso, ele resolveu unir os dois serviços e oferecer um diferencial.

“Antigamente, existia o cliente fiel, mas hoje as coisas mudaram. Aqui onde estamos, existem muitas padarias. Consequentemente, o publico é mais diversificado e se ele não encontra o que quer, simplesmente vai até a próxima padaria. Por isso, temos que segurar o cliente de todas as formas. Principalmente, ouvi-lo para poder satisfazer suas necessidades. Pão e leite você já sabe que ele quer. Então, tem que atender tudo o mais que ele precisa”, diz Cláudio. Esta visão trouxe resultados positivos para o empresário: hoje, a Padoka recebe de 1.100 a 1.300 clientes por dia.

“É preciso unir qualidade e preço atrativo, e dedicar tempo a uma seleção adequada é  o primeiro passo. Por isso eu considero a parceria com o Assaí fundamental, pois lá encontro o preço diferenciado e a variedade que procuro, especialmente em frios e hortifruti”, destaca.

Atento ao mercado

Dados mais recentes mostram que o faturamento do setor de panificação brasileira cresceu 8,7% em 2013 (em comparação com o ano anterior), movimentando R$ 76,405 bilhões, segundo a Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (Abip).

De acordo com o presidente da Abip, José Batista de Oliveira, os avanços são reflexo, principalmente, de um processo de modernização que a indústria de panificação atravessa, avançando não somente no mix de produtos, mas também nos processos de gestão. “A padaria soube se reinventar, transformando-se num autêntico centro de conveniência para o consumidor”, afirma.

Segundo o presidente do Sindicato das Industrias de Alimentação e Panificação da Baixada Fluminense, Henrique Balbino Seita, a constante busca por capacitação é primordial nesse processo, para que se possa entender bem o mercado e, acima de tudo, o cliente. “É fundamental conhecer bem o consumidor. Principalmente o nível de renda, para que o empresário possa oferecer um produto de boa qualidade e com preço competitivo”, explica ele. Estima-se que no ano passado 43 milhões de pessoas frequentaram, diariamente, os mais de 63 mil estabelecimentos do setor.

Conquistando mercado

Conforme Seita, além de ficar de olho nas tendências, existem algumas práticas que podem auxiliar na busca pelo sucesso. Para atrair o cliente e garantir que ele volte, Seita indica que é importante oferecer um “bom atendimento, executado com excelência por colaboradores treinados e que mantêm o sorriso no rosto, cativando e fidelizando por meio de bons serviços”. Outros pontos fundamentais são: assumir riscos, identificar oportunidades e obter conhecimento no setor.

Cláudio destaca, ainda, que “o empreendedor é só um administrador, um coadjuvante. Quem realmente faz é o funcionário. Por isso, é preciso valorizar a equipe”. Para finalizar, ele afirma que trabalhar duro e ter fé são sempre fundamentais para alcançar o sucesso.

Saiba mais:

Padoka Panneteria
Endereço: Rua Canuto Saraiva, 505, Mooca – São Paulo / SP
Telefone: (11) 2604-2979 / 2606-9140
Site: www.padokapanneteria.com

Clique aqui e confira a matéria completa na primeira edição da Revista Assaí Bons Negócios.

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