mulher negra empreendedora em uma loja-Assaí Atacadista-Storytelling
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Storytelling: a estratégia de vendas de que seu comércio precisa!

Quer encantar o público e tornar seu negócio memorável? Então leia esta matéria e aprenda como trabalhar com storytelling na prática!

 

Já pensou como a humanidade vem contando histórias desde a Pré-História? 

O Homo sapiens desenhava nas paredes das cavernas, criando artes rupestres para contar e registrar acontecimentos para seus companheiros. 

 

Com a evolução, as formas de comunicação e, consequentemente, de contar histórias mudaram, pois, agora, temos diversos recursos, sejam físicos ou digitais, para tornar o processo mais interessante. 

 

No mundo dos negócios, esse ato foi nomeado “storytelling” em inglês, que, em tradução livre, significa “contar histórias”. 

Quer entender como qualquer negócio pode se beneficiar dessa estratégia, como construí-la e aplicá-la na rotina do seu comércio?

 

banner Dover Roll com embalagens do produto e fundo amarelo e vermelho com texto - Assaí Atacadista - storytelling

Então leia esta matéria e confira os seguintes tópicos:
 

  • • O que é storytelling e quais são suas vantagens?

  • • Essência do comércio: a base de tudo 

  • • Humanização e conexão

  • • Aprofunde-se no assunto

  • • Gaste pouco e ganhe muito comprando no Assaí Atacadista

 

Esperamos que você goste do conteúdo! Boa leitura.

 

banner com ícones vetoriais verdes com o símbolo de cifrão falando sobre as ofertas do Assaí Atacadista no WhatsApp - storytelling

 

O que é storytelling e quais são suas vantagens?

Como dissemos na introdução, storytelling nada mais é do que o ato de contar histórias, criando uma narrativa para vender ideias, produtos, sensações e até um estilo de vida. 

 

Desde o século XX, empresas dos mais variados segmentos têm utilizado essa estratégia para potencializar sua comunicação com o público, já que ela traz os seguintes benefícios: 

  • • estabelece uma ponte entre o negócio e os consumidores

  • • ajuda na construção de uma percepção de valor, independentemente do preço

  • • gera identificação com o público-alvo 

  • • colabora para a lembrança e a valorização da marca

 

Segundo Chip Heath, professor na Universidade de Stanford, 63% dos seus alunos lembraram-se das histórias contadas durante as palestras, enquanto apenas 5% recordou-se das estatísticas. 

Isso significa que, ao contar uma história, você aumenta as chances do seu negócio ser lembrado e considerado na hora das compras! 

 

Mas, para construir um bom storytelling, é necessário criar uma estrutura coerente - e é sobre isso que falaremos nos próximos tópicos, portanto, continue a leitura para ver.

 

Salve para ler depois: Comércio de bairro: ações estratégias para potencializar suas vendas.

 

Essência do comércio: a base de tudo 

Quais são os valores e objetivos que servem como combustível para sua atuação? 

Saber qual é a “alma” e a personalidade do seu negócio é um dos principais fatores na hora de fazer um storytelling autêntico e original.

 

O propósito do Assaí, por exemplo, é “fazer com que a prosperidade seja uma realidade para todos”, portanto, todas as campanhas da marca se baseiam nele para trazer elementos que conversem com o público. 

 

Com o propósito do seu negócio definido, o próximo passo é alinhar com o público-alvo. 

Quem são as pessoas que compram do seu negócio?

O que elas gostam de fazer? Como é a rotina delas? 

 

Quanto mais informações você tiver sobre seus consumidores, mais assertivo será o storytelling!

 

Um tom de voz acolhedor, sério e descontraído faz toda a diferença na comunicação do seu negócio e na opinião das pessoas a respeito dele!

Além disso, cores, formatos e até as pessoas nas fotos formam a personalidade do seu negócio e, por isso, devem estar alinhados com a história que você deseja contar. 

 

Humanização e conexão

jovem negra posando para foto sorrindo e segurando uma xícara - Assaí Atacadista - storytelling

Normalmente, as propagandas mais lembradas são aquelas em que o fator humano é muito bem trabalhado, explorando sentimentos e situações com as quais as pessoas podem se relacionar. 

Uma história comovente ou cômica tem um impacto maior do que uma simples apresentação dos produtos e/ou serviços oferecidos por um comércio! 

 

Pense em datas comemorativas familiares, como, por exemplo, o Dia das Mães ou o Dia dos Pais. 

É muito comum que a comunicação dessas datas reforce o afeto, mostrando como o produto/serviço da marca pode ser oferecido como uma demonstração de carinho e cuidado. 

 

As possibilidades de abordagem são praticamente ilimitadas, tudo depende da sua criatividade! Explore o storytelling em diversos formatos, como:

  • • texto por meio de mensagens no WhatsApp, publicações nas redes sociais, e-mail marketing, bilhetinhos na encomenda do cliente, etc.

  • • imagens usando a psicologia das cores para transmitir sentimentos, além de fotos do produto/serviço que tenham a “cara” da clientela.

  • • vídeos mostrando o processo de produção, entrega, opiniões de outros clientes, sua utilização no dia a dia, etc.

 

Use e abuse das ferramentas do audiovisual para criar um material bonito que conecte as pessoas ao seu negócio! 

Não sabe como fazer isso na prática? Então veja os exemplos que preparamos para você!

 

Supondo que seu negócio seja uma pequena mercearia: 

Mostre sua trajetória, contando como tudo começou. 

Mostre os bastidores para o público, contando sobre a sua rotina, abrindo o estabelecimento, organizando-o, coordenando a equipe, etc. 

Traga o fator humano, mostrando como o lugar faz parte da comunidade, com outros comércios locais, com pessoas que acompanharam o crescimento do negócio, etc. 

 

Para quem possui um negócio alimentício, como o de marmitas caseiras: 

Conte sua motivação para cozinhar, seja pelo amor à culinária, necessidade de uma renda extra ou autonomia. 

Fale sobre o preparo, como as receitas são escolhidas, os ingredientes, curiosidades sobre os pratos, entre outros detalhes que podem ser interessantes para o público.

Compartilhe depoimentos positivos (com permissão) dos clientes em relação aos pratos, ou até mesmo negativos, mostrando quais atitudes foram tomadas para melhorar a entrega. 

 

Aprofunde-se no assunto

Existem milhares de profissionais especializados nesse assunto que podem ajudar você a estudar e aprender sobre storytelling. 

Preparamos uma lista com sugestões de conteúdos em diferentes formatos que irão facilitar seu aprendizado, confira abaixo!

 

FORMATO

TÍTULO

AUTOR/ORIGEM

LIVRO

Roube Como um Artista

Austin Kleon

LIVRO

O Herói e o Fora da Lei

Margaret Mark e Carol S. Pearson

VÍDEO

Andrew Stanton: as Pistas Para Uma Excelente História

Ted Talk

VÍDEO

Me Dê 9 MINUTOS e Você APRENDERÁ TUDO Sobre STORYTELLING 

Ícaro de Carvalho - YouTube

DOCUMENTÁRIO

Abstract: The Art of Design

Netflix - Episódio sobre Paula Scher (6º da 1ªtemporada)

FILME

Walt nos Bastidores de Mary Poppins

Disney+

 

Também existem cursos específicos sobre storytelling caso você queira se aprofundar ainda mais com a ajuda de um professor ou mentor. 

 

Viu só como essa estratégia não é limitada a grandes empresas?

Teste no seu negócio, analise e refaça se necessário até conseguir encontrar a história que faz sentido para o seu público!

 

Se você gostou desta matéria, também pode gostar de:

Descubra como a IA pode ajudar seu negócio alimentício a crescer.

 

Gaste pouco e ganhe muito comprando no Assaí Atacadista

Aproveite as ofertas do Festival do Comerciante no Assaí! 

Confira no site assai.com.br/ofertas e venha correndo para comprar e economizar. 

 

Para pagar ainda mais barato, faça um Cartão Passaí e parcele em até 3x, além de pagar o valor de atacado a partir de uma unidade, entre outros benefícios. 

 

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Descubra mais estratégias para seu negócio e sua casa navegando pelos conteúdos do Blog Assaí! Até a próxima.

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