Descubra como a IA pode ajudar seu negócio alimentício a crescer
26/05/2025 - 16h
É possível usar IA para negócios alimentícios? Sim! Saiba como lendo a matéria que o Blog Assaí preparou para você.
Seja na internet ou fora dela, o assunto do momento é a inteligência artificial.
Mesmo que essa área da ciência da computação exista desde 1956, foi apenas entre 2022 e 2023 que a inteligência artificial se tornou uma pauta relevante para as pessoas fora da bolha de tecnologia.
O motivo foi o lançamento do Chat GPT, criado pela empresa OpenAI, que possibilitou a criação de textos, imagens e vídeos em questão de segundos, seguindo o comando (também conhecido como “prompt”) das pessoas.
Desde então, o Brasil se tornou um dos 4 países que mais utilizam essa IA, tendo cerca de 128,7 mil usuários!
Essa nova tecnologia se tornou uma ferramenta quase que essencial para muitas áreas, além de ajudar a impulsionar o crescimento de vários tipos de negócios.
Quer saber como usar a IA para negócios alimentícios? Então esta é a matéria certa!
Mostraremos a você como utilizar a inteligência artificial é mais simples do que parece e pode ter um impacto positivo no desenvolvimento do seu comércio.
Confira os principais assuntos que abordaremos na lista a seguir:
• Inteligência Artificial (IA): uma aliada do seu negócio
• Análise de dados e previsibilidade
• Ideias para novas campanhas
• Otimização de processos
• Atendimento ao cliente
• Assaí Atacadista: economia e atualidades para você!
Esperamos que este conteúdo seja útil para você.
Se gostar, não se esqueça de compartilhar com outras pessoas! Aproveite a leitura.
Inteligência Artificial (IA): uma aliada do seu negócio
Como falamos na introdução, não foram apenas os segmentos diretamente relacionados com tecnologia que foram afetados pela inteligência artificial, mas, também, o setor alimentício!
O uso de IA proporcionou muitas transformações na indústria de alimentos, ajudando na automação de processos, entre outras tarefas operacionais.
Aqui vão alguns exemplos de empresas que aplicaram IA e tiveram bons resultados:
• A Nestlé desenvolveu uma plataforma que usa IA para prever rupturas de estoque e otimizar a reposição de mercadorias. Com ela, a empresa conseguiu reduzir 35% das rupturas de estoques.
• A Coca-Cola FEMSA usa uma plataforma para digitalizar o relacionamento com lojistas via WhatsApp, conseguindo atender mais de 1,5 milhões de lojas.
• A NotCo, graças a um software que usa IA, conseguiu criar fórmulas de alimentos à base de plantas que replicam o sabor e a textura de produtos tradicionais.
• A Mercado Diferente criou uma IA que sugere receitas em tempo real com base nos alimentos recebidos pelos consumidores.
Viu só? A inteligência artificial pode ser usada estrategicamente para modernizar seu negócio, tornando-o mais competitivo no mercado e eficiente para a clientela!
Salve para ler depois: Descubra como fazer uma redução de custos no seu comércio.
Continue lendo para aprender 4 formas de usar a IA para negócios alimentícios.
Análise de dados e previsibilidade
Está cansado de analisar planilhas por horas?
Conte com ferramentas com inteligência artificial para simplificar essa tarefa!
Uma das várias vantagens de usar ferramentas desse tipo é que você pode analisar grandes volumes de dados e ainda identificar padrões de consumo, prever demandas e otimizar o gerenciamento de estoque.
Dessa maneira, a operação do seu negócio pode se tornar mais eficiente e econômica, sem mencionar que o risco de excesso ou falta de produtos também é reduzido.
Aqui estão algumas sugestões de ferramentas úteis para ajudar nessas atividades:
• Tableau - visualização de dados e geração de relatórios dinâmicos
• Power BI (Microsoft) - ideal para relatórios gerenciais e integração com Excel
• Looker (Google Cloud) - análise avançada de dados com dashboards inteligentes
• Google Analytics 4 - análise de comportamento dos clientes no digital
• Qlik Sense - plataforma intuitiva para analisar vendas, estoques e operações
Ideias para novas campanhas
Para se destacar da concorrência e inovar, são necessárias muitas ideias e, posteriormente, um bom plano de ação.
Se a equipe precisa de uma ajudinha na hora de propor novas ideias nas reuniões, sugerir uma inteligência artificial pode facilitar o trabalho.
Com ela, é possível conseguir novas ideias de produtos, campanhas de marketing, publicações no site ou nas redes sociais e muito mais!
Não conhece nenhuma IA para isso? Sem problemas, com a lista abaixo, você saberá qual usar conforme suas necessidades:
• Canva com IA - geração de criativos personalizados com texto e imagem
• Predis.ai - gera posts e legendas para redes sociais com base em tendências
• Brand24 - monitora menções à marca e analisa o que está em alta no mercado
• Ocoya - planejamento de postagens com IA + insights de performance
• Copy.ai - cria textos para anúncios, e-mails e campanhas com foco em conversão
Otimização de processos
Conforme mencionamos anteriormente, a inteligência artificial é um excelente aliado para realizar a otimização de processos, ajudando a tornar seu negócio mais eficiente e, consequentemente, mais lucrativo.
Seu uso pode trazer novas soluções para controle de estoque, logística e até mesmo para a produção, como a NotCo fez!
Para essas tarefas, recomendamos as seguintes ferramentas:
• Ifood para Parceiros - gestão de pedidos, cardápio, estoque e promoções
• MarketUP - ERP gratuito com controle de vendas, estoque e finanças
• Tiny ERP - controle de estoque, pedidos e integração com e-commerce
• Looqbox - análise operacional com IA para controle de produção e vendas
• ClickUp com IA - planejamento, organização de tarefas e automações inteligentes
Atendimento ao cliente
Por último, mas fundamental para o rendimento do seu comércio, está o atendimento ao cliente.
O atendimento ágil e personalizado é um dos principais benefícios de usar uma IA para o atendimento, especialmente se você vende online por meio das redes sociais ou de e-commerce.
Você provavelmente já viu um chatbot ou assistente virtual em algum site - ou até mesmo em um aplicativo. Normalmente, eles ficam responsáveis por responder a perguntas frequentes, além de orientar os clientes e facilitar transações.
Claro que, para que o cliente tenha a melhor experiência possível, é preciso ter um funcionário acompanhando o funcionamento da IA, preparado para conversar com o cliente caso a ferramenta não consiga resolver sua questão.
Mas, para orientar a clientela fora do horário comercial, por exemplo, ter uma IA desse tipo é uma ótima opção!
Veja algumas ferramentas com IA especializadas em suporte automatizado e relacionamento com os consumidores na lista abaixo:
• ManyChat - chatbots para WhatsApp, Instagram e Facebook
• Zendesk AI - atendimento com automação e sugestões de resposta
• Tawk.to com IA - chat gratuito com recurso de respostas automáticas
• Intercom - chat com IA integrada e suporte multicanal
• Freshchat (Freshworks) - plataforma de atendimento com bots e personalização
É importante ressaltar que a inteligência artificial não substitui um profissional especializado, até porque ela pode oferecer respostas incorretas ou confusas e, por isso, precisa passar por uma espécie de triagem, filtrando o que é útil.
Combinando bons funcionários com uma ferramenta dessas, seu negócio alimentício tem tudo para prosperar e continuar crescendo!
Estaremos na torcida, oferecendo mais conteúdos educativos como este para você.
Também indicamos a leitura da matéria: 5 dicas para usar a I.A. no marketing do seu negócio.
Assaí Atacadista: economia e atualidades para você!
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