4 atividades para fazer antes das resoluções de Ano-Novo
05/01/2026 - 18h
Sumário
Perdido com as resoluções de Ano-Novo? Confira estas dicas do Blog Assaí e saiba como criar metas que façam sentido para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Com a organização das festas de Natal e Réveillon, tarefas do trabalho antes do recesso, férias e várias outras responsabilidades, o último mês do ano se torna uma correria, não é mesmo? Em meio a tudo isso, é muito comum que as pessoas só pensem nas resoluções de Ano-Novo entre os meses de janeiro e fevereiro, podendo pensar com calma no que querem fazer e conquistar.
Mas sabia que estudos de psicologia comportamental mostram que 80% das pessoas abandonam suas resoluções de Ano-Novo na segunda semana de fevereiro? Isso já aconteceu com você?
Para evitar que isso aconteça e você acabe se sentindo frustrado ao longo do ano, respire fundo, pois a resposta é: planejamento com autoconhecimento. E é justamente sobre isso que falaremos na matéria de hoje!
Esperamos que você goste do conteúdo. Aproveite a leitura.
Como criar as resoluções de Ano-Novo com leveza?
Para que seu ano seja diferente, tudo começa com o planejamento, mas calma que essa não precisa ser uma obrigação chata e, sim, um momento de conexão com você mesmo.
O segredo é olhar para o passado e o que aconteceu no ano anterior com carinho e empatia, assim, fica muito mais fácil entender o que passou e aonde você quer chegar.
Sobre esse assunto, você também pode gostar da matéria: Ano Novo: 4 rituais para renovar as energias.
Não sabe por onde começar? Então as atividades que iremos sugerir a seguir podem servir como um mapa para te guiar nesse caminho!
Lista de “dentro” e “fora”
Nascida no TikTok e no Pinterest e depois indo para o Instagram de criadores de conteúdos dos Estados Unidos focados em bem-estar e “journaling” (também conhecido como um diário para escrita terapêutica), esta lista logo se popularizou em diversas partes do mundo, incluindo o Brasil.
Com um nome autoexplicativo, essa lista nada mais é do que uma forma de entender o que você deseja manter ou descartar no próximo ano, tendo mais clareza nos hábitos, comportamentos e atitudes que podem estar prejudicando ou melhorando sua rotina.
Para facilitar a compreensão, aqui vai um exemplo de uma lista de “ins and outs”:
DENTRO | FORA |
Tempo de qualidade com a família | Delivery toda semana |
Desenvolver uma nova habilidade | Procrastinar tarefas domésticas |
Comer mais vegetais diariamente | Comparação com outras pessoas |
Com essa lista, o foco não fica em “fazer mais” e, sim, em fazer o que te fará bem em curto e longo prazo, principalmente se lembrada ao longo do ano.
Diário da gratidão
Já reparou como é mais fácil reclamar do que agradecer?
Nessa atividade, o desafio é olhar de outra maneira para o ano passado, relembrando os bons momentos, acontecimentos e conquistas de todos os “tamanhos”, como:
• Ter um trabalho
• Voltar a estudar
• Estar com a saúde boa
• Conseguir manter ou começar 1 (ou mais) hábito bom
• Não ter pulado refeições
Assim como na lista anterior, você pode escrever no bom e velho caderno com papel e caneta ou no bloco de notas do celular para conseguir ver diariamente.
Separe pelo menos 5 minutos do seu dia para listar o máximo de coisas possíveis pelas quais você é grato e tente criar um hábito de fazer isso todos os dias ou pelo menos 1 vez por semana.
Dessa forma, você estará treinando seu cérebro para focar as soluções e as coisas boas, criando uma mentalidade positiva para enfrentar os novos desafios.
Revisão do ano
Olhe para o seu calendário e galeria de fotos para te ajudar a lembrar como foi o ano anterior. Quais foram seus aprendizados?
Se você pensar bem, a maioria dos acontecimentos tem lições valiosas, mesmo as que soam negativas, como erros no trabalho ou nos relacionamentos. A chave é ver tudo como uma oportunidade de melhorar!
Lembrando que celebrar as pequenas vitórias é o que te dá o “combustível” necessário para acreditar que você é capaz de realizar suas resoluções de Ano-Novo.
Carta para seu “eu do futuro”
Se você pudesse falar com sua versão do futuro, o que você diria?
Com essa atividade, é possível deixar registrado suas expectativas para o futuro, com o que você espera ter superado ou ganhado daqui a um ano, visualizando seu futuro e criando um compromisso com você mesmo para se tornar sua melhor versão.
O contrário também funciona, afinal, você pode escrever como se estivesse falando com sua versão do passado, contando o que aprendeu e entendeu com o que passou.
Fazendo isso, você pode criar resoluções de Ano-Novo realistas, entendendo quem você é e quem você deseja se tornar, alcançando seu potencial dia após dia.
FAQ: como não desistir das metas de Ano-Novo logo no início?
Nada de metas absurdas, como “ir para a academia todo dia”, sendo que você não tem esse hábito. Comece pequeno, tenha consistência e vá aumentando aos poucos!
O método SMART é uma ótima forma de fazer isso, pois suas metas e objetivos precisam ser específicas e mensuráveis, ou seja, em vez de colocar “emagrecer” nas suas resoluções, substitua por “caminhar 30 minutos 3 vezes por semana”.
E, se o seu objetivo é economizar mais, você já sabe que a resposta é fazer suas compras no Assaí Atacadista!
Comece o ano com economia, qualidade e variedade no Assaí!
Seja para se alimentar melhor ou poupar dinheiro no dia a dia, o Assaí pode te ajudar.
Torne o momento das compras mais leve e barato com as ofertas do Assaí Atacadista. Clique AQUI e encontre a loja mais próxima de você.
Gostou desta matéria? Então continue navegando pelo Blog Assaí para mais dicas de bem-estar.




