Compartilhe

Setor de panificação deve continuar crescendo em 2015

As padarias e demais empresas de alimentação estão entre os setores econômicos mais promissores no país em 2015. Isso é o que aponta um estudo do Sebrae, que revelou que atividades ligadas ao consumo básico possuem maiores perspectivas de expansão para 2015.

O faturamento das empresas de Panificação e Confeitaria cresceu aproximadamente 8% em 2014, de acordo com estimativas do Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC). O valor é menor que os 35% registrados entre 2010 e 2013, mas está bem acima da alta de 0,02% do acumulado de 12 meses até novembro do Produto Interno Bruto (PIB). Considerando a conjuntura atual, a estimativa do ITPC é que a panificação mantenha a taxa de 8% neste ano contra 0,5% do PIB.

“O mercado de panificação está vivendo uma retração no número de clientes, mas se encontra em crescimento. As empresas estão buscando possibilidades para aumentar seu faturamento e competir com outros tipos de empresas. As padarias diversificaram a variedade de produtos e sua atuação, incorporando conveniência e serviços de food service como almoço, happy hour, comida japonesa, pizzaria, rotisseria, entre vários outros. Essa ampliação dos serviços tem tornado o negócio mais lucrativo e competitivo”, explica o presidente do Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC), Márcio Rodrigues.

Ainda segundo a pesquisa, as atividades econômicas com maior potencial de crescimento estão relacionadas com o perfil de pequenos negócios. No setor de panificação, as pequenas e microempresas correspondem a 96,3% do mercado. Em 2014, 66% destas tiveram aumento ou estabilidade nas vendas, conforme dados do Sebrae. Para este ano, 44% delas pensam em ampliar a quantidade de produtos oferecidos, 39% planejam reduzir os custos e 32% pretendem investir na capacitação de seus funcionários.

Você também pode
gostar de:

produtos tecnologicos diversos - tecnologia para economizar - Assaí Atacadista

Tecnologia para economizar: 6 aliados da rotina familiar

Saiba como usar a tecnologia para economizar tempo e dinheiro no dia a dia!  

grupo diverso de pessoas empreendedoras - dia do comerciante - networking para comerciantes - Assaí Atacadista

Networking para comerciantes: a amizade que faz o seu negócio crescer

Vamos te contar como fazer conexões com outros empreendedores e fortalecer o networking para comerciantes!  

homem idoso branco e mulher negra empreendedores em um comércio sustentável de rua - Assaí Atacadista

Guia básico para criar um comércio sustentável

Veja o passo a passo essencial para ter um comércio sustentável e contribuir para a preservação do meio ambiente!  

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!