Compartilhe

Dicas para voltar à rotina depois das férias

Saiba como recuperar o foco e voltar à rotina de trabalho ou à de casa após o período de férias

É muito bom aproveitar as férias em família e curtir a passagem de ano com alguns dias de descanso e menos tarefas, mas uma hora é preciso voltar à rotina e retomar as atividades no trabalho ou em casa.

Sabemos que não é tão fácil assim, pois o corpo e a mente precisam de estímulos e novos hábitos para se adaptarem a um novo dia a dia. 

 

Para quem tem filhos, por exemplo, é um processo diferente, pois não só você deve se adaptar à rotina imposta como, também, as crianças! Acordar cedo, fazer o lanche, levar à escola, aplicar o dever de casa, fazer o almoço e jantar, ter um tempo para cuidar de você mesmo(a)… ufa! Saudades das férias, não é mesmo?

 

Do mesmo jeito acontece com quem mora sozinho(a): voltar a ter disciplina com horários, cuidar da casa, organizar-se para o home office ou para trabalhar fora, retomar a prática de exercícios, cuidar melhor da alimentação…  isso tudo exige bastante esforço e disciplina.

Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar nessa mudança de comportamento e melhorar a sua volta à rotina sem atrapalhar a sua saúde física e mental. Confira!

 

1 - ANOTE AS TAREFAS

O primeiro passo para retomar a rotina após as férias é se organizar o máximo que puder. Vários compromissos e afazeres começam a aparecer e é importante anotar tudo para não se perder! Faça uma lista em papel ou no computador e anote, principalmente, os dias e os horários que você precisa seguir para não se esquecer. 

Uma agenda, planner, post-its ou bloco de notas são ótimos para ajudar nesse sentido!

 

2 - CUMPRA AS METAS DE FIM DE ANO

Lembra as metas e os objetivos que você traçou no final do ano passado e começo deste ano? É hora de colocá-los em prática!

Reveja a sua lista de planos para 2022 e comece a elencar as prioridades para os próximos dias e meses e, assim, construa a sua nova rotina para o novo ano.

 

3 - MONTE O CARDÁPIO DA SEMANA

Quem tem filhos, principalmente, sabe que é um desafio diário pensar em todas as refeições e ter tempo de preparar tudo a tempo! Por isso, a dica para que você tenha um dia a dia mais organizado e menos corrido quanto às refeições é pensar em um cardápio para a semana. 

No início da semana, você pode ver quais ingredientes há na geladeira e na despensa para começar a desenhar os pratos que serão preparados e tentar deixar o máximo de coisas prontas para somente servir na hora certa. E, caso você precise repor algum alimento, fica mais fácil de organizar a lista de compras e ir em busca do que falta.

 

4 - ORGANIZE O AMBIENTE IDEAL

Trabalhar em casa ou cuidar do lar envolve pequenas distrações ao longo do dia – e é importante manter o ambiente o mais limpo, organizado e propício possível para ajudar na conclusão das tarefas.

 

  • Tenha um cantinho próprio para trabalho ou estudo.

  • Evite ambientes muito escuros e pouco arejados, barulhentos ou muito desarrumados. Isso atrapalha a volta à rotina.

  • Reorganize roupas e objetos pessoais para renovar os ares.

  • Adapte-se aos poucos para entrar no ritmo com mais facilidade.

  • Faça pausas frequentes no trabalho ou na limpeza da casa para que não seja uma retomada estressante.

 

5 - RESERVE UM HORÁRIO PARA O LAZER

Ter uma rotina mais “certinha” e regrada também requer momentos de descanso e lazer – e isso é essencial para que você consiga manter o ritmo e não se cansar ou se frustrar com facilidade.

Manter hábitos regulares exige bastante esforço e frequência, por isso, é necessário ter uma válvula de escape e fazer algo de que você goste nos momentos de descontração.

 

Cultivar um hobbie, praticar exercícios, levar as crianças para tomar sorvete, brincar com o pet, assistir a algo na TV, jogar videogame, fazer uma receita nova ou divertir-se 

com os amigos são opções excelentes e que vão ajudá-lo(a) a se relacionar melhor com as obrigações. Pode apostar!

 

No mais, é arregaçar as mangas e seguir em frente para mais um dia produtivo! A volta à rotina é fundamental para que mais dias de férias venham pela frente, não é mesmo?

Esperamos que você possa aproveitar as dicas e esteja pronto(a) para retomar as atividades e cumprir as suas metas de vida neste ano. Boa sorte e bora fazer acontecer!

 

Você também pode
gostar de:

fundo vermelho com fita métrica relógio e prato de comida - receitas rápidas - Assaí Atacadista

4 receitas rápidas e saudáveis para comer no dia a dia

Economize tempo preparando estas receitas rápidas para comer!  

pessoas diversas conversando sobre gestão de restaurante com papeis na mesa - Assaí Atacadista

Gestão de restaurante: 8 mandamentos para o sucesso

Os conhecimentos básicos sobre gestão de restaurante estão aqui

Chá com Água Gelada: entre nessa tendência deliciosa com Leão!

Inove no consumo de bebidas, com o Chá com Água Gelada da Leão!  

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!